Resenha - Algo Sinistro Vem Por Aí


"Pelo coçar de meus polegares
Algo sinistro vem por aí."

Esse foi o segundo livro que li do Ray Bradbury. O primeiro tinha sido "Fahrenheit 451", que é uma distopia que eu adorei! Então, depois que li ele, queria conhecer outras obras do autor, porém, ele escreve muita ficção científica, então fui procurar algum de um gênero que eu curto mais - e cheguei nesse: "Algo Sinistro Vem Por Aí", Editora Bertrand Brasil, um livro de terror diferente!
Após um parque de diversões chegar numa pequena cidade do Meio-Oeste americano, a população imaginava que seria apenas uma diversão a mais. Porém, essa surpresa ameaçadora envolve algumas pessoas sem aviso nenhum com as suas "atrações", levando-os a rumos inusitados e a vaidade humana, com sua procura incessante pela juventude e perfeição, transformará suas vidas para sempre.
As pessoas que serão atraídas, são os amigos Jim Nightshade e William Halloway, dois jovens que tem como objetivo correr pela cidade, fazer travessuras e visitar o pai de Will, Charles Halloway, na biblioteca local, onde ele é o zelador.
Nesse parque de diversões/circo, as atrações são o Labirinto de Espelhos, local que revela centenas de imagens assustadoras e o carrossel, que é capaz de voltar ou avançar no tempo, alternado a idade da pessoa que está nele. Dentre as aberrações que levam esse parque, estão Anão, o Esqueleto, o Senhor Elétrico, a Bruxa do Pó e a Cigana do Tarô - no entanto, nenhuma delas é tão assustadora quanto o dono, o Senhor Dark, o Homem Ilustrado -  um ser cujas tatuagens parecem ter vida.
Jim, que vive com a sua mãe, é um garoto mais travesso e que algumas vezes esquece de seu amigo. Porém, é o mais frágil dos dois e será o mais fácil de ser atraído pelos seres do circo. Já Will, vive com os pais, mas tem uma proximidade maior com o seu pai. É um menino mais contido e que tem uma visão diferente do seu amigo sobre as situações que aparecerão. E isso poderá colocar a amizade entre eles em xeque!
Quando eles descobrem o que o carrossel faz, tanto Jim quanto Charles, ficarão obcecados pelo "brinquedo". Enquanto Jim quer ser mais velho o mais rápido possível, a única coisa que deixaria Charles feliz seria voltar a ser jovem. E é disso que o livro vai tratar!
 Ray Bradbury vai trabalhar com isso: esses desejos mais profundos das pessoas, mas em nenhum momento dando isso para elas. Essas pessoas são iscas para o Senhor Dark, que ao alcançar elas, as transforma em aberrações.
É um livro interessante, com um terror diferente. Não é aquele que dá medo de assustar, mas sim um terror mais psicológico, com aqueles medos que toda pessoa tem de ver o presente passando ou muito devagar ou muito rápido.
A narrativa não é muito rápida, então emperrei em vários momentos. Não foi O livro, mas foi uma leitura única. Apesar de achar que pode agradar os leitores, não sei se todos irão gostar. Acho que é um livro muito especifico e para um número mais restrito de leitores.
Mas fica a dica! Um livro diferente, com uma narrativa lenta, mas única e que consegue usar o terror para criticar e apontar os nossos maiores medos, que muitas vezes são diminuídos ou esquecidos!

Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

14 comentários

  1. Enquanto lia a resenha me lembrei automaticamente de algo do Stephen King,eu amo ler livros desse tipo, mesmo que seja mais difícil de desenvolver a leitura. Sempre proporciona uma ótima leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nay!
      Sério? Acho os estilos um pouco diferentes. Esse é realmente um livro bem devagar, mas vale a pena!
      Bjss

      Excluir
  2. Pela resenha já noto que realmente é um terror diferente, gosto da trama e do gênero, mas me incomoda saber que a leitura enrosca. Tenho pavor de livros arrastados, dessa vez passo a dica.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não sou de ler terror, mas senti uma vibe bem diferente neste enredo e isso me deixou curiosa. Espero poder ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!
      Com certeza é um terror diferente. Só não sei se todos vão gostar como eu.
      Bjss

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Definitivamente não é meu gênero. rs Deu medinho só lendo sua resenha. rs Parabéns pela resenha... Quem sabe, né?
    Os Segredos dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Krizia!
      Consegui deixar você com medo? Que bom, rsrs.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Oi, parece que deu um boom nesse genero ultimamente. Só na resenha já fiquei mio tensa rs Mas dica anotada, bjs Tell me a Book

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helyssa!
      Sim, é um gênero que está em alta. Que bom que consegui passar um pouco do livro na resenha.
      Bjss

      Excluir
  6. Hey!

    Enquanto li a resenha, lembrei de um livro que li no início do ano, também falava sobre circo, mas não era terror. Particularmente não é muito o meu gênero de leitura, apesar da história parecer muito boa, vou passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Acredita que acho que é o primeiro livro que leio que se passa num circo? E esse não é um gênero que agrada tantas pessoas - é ou 8 ou 80.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  7. Oie, tudo bom?
    ADORO terror psicológico apesar de só ter lido Caixa de Pássaros, então estou atrás de outro igualmente bom! Essa capa não me chamou em nada a atenção, mas quero ler a história então irei procurar outra edição. Obrigada pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!
      Acredito que esse livro puxa mais para esse lado do terror psicológico. A capa realmente não é das melhores, mas acho que você vai achar dificuldade para encontrar outra edição. Acho que só existe ela...
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir