Decepções do Olhar 2017














Como uma lei natural da vida, temos os nossos melhores momentos e nossos piores; nossos altos e nossos baixos. Em relação às nossas leituras. não poderia ser diferente também. Optamos por não 'rotulá-los' de piores, afinal, uma leitura ruim para nós, não necessariamente será para vocês.
Vamos classifica-los como uma 'decepção', pois toda vez que vamos ler  um livro, sempre criamos um certo nível de expectativas, e quando não atingimos esse ápice, vira uma decepção mesmo, não tem jeito.
Então, vamos à lista!
CAROL



Li "Orgulho e Preconceito" (Ed. Landmark) no começo de 2017 e por seu um clássico muito bem falado, que tem uma grande quantidade de apaixonados, eu esperava muito dele (até porque gosto do filme que estampa essa edição). Infelizmente não gostei tanto da história. Não achei os personagens carismáticos - e nem o Mrs. Darcy tão romântico e encantador como alguns leitores dizem - e se eu não tivesse assistido o filme e não fosse uma história tão conhecida, com certeza esse seria um livro esquecível.
Já com "Clube da Luta 2" (Ed. Leya) foi diferente. Já tinha lido o primeiro e eu adoro tudo que tem nele - a história, as reviravoltas, a ideia, os personagens.... enfim, tudo! Então queria saber como o Chuck Palahniuk iria construir uma segunda história (mas com um pé atrás, pois não gostava muito da ideia de ter uma continuação). E meu receio foi comprovado. Essa segunda história é bem fraca e bastante confusa - e os traços da HQ também achei um pouco confuso, apesar de serem bonitos.


Teve uma época em que eu lia vários livros sobre a Segunda Guerra Mundial, principalmente diários e relatos, então eu acabei comprando esse livro, "Os Colegas de Anne Frank" (Ed. Objetiva). Depois de muito tempo parado na estante, ano passado decidi tirá-lo e lê-lo. Que erro... O livro é mal escrito e o objetivo do autor parece mais ser atacar a Anne Frank e se dar bem em cima do nome dela, do que relatar a época da II Grande Guerra.
Já com a "Redoma" (Ed. GloboAlt) foi diferente. Quando eu vi essa capa pela primeira, fiquei doida para ter o livro. Quando fui ler a sinopse, ai o interesse aumentou de verdade. Uma história em que a protagonista lerá "A Redoma de Vidro", da Sylvia Plath, e como isso seria importante para ela, pois seu namorado acabava de morrer, me pareceu muito interessante. Mas quando fui ler o livro, que decepção... As explicações não fazem muito sentido, a protagonista é muito egoísta e sem uma boa construção de personagem, e a autora ainda criou uma coisa meio fantasiosa ali no meio que não curti. Talvez a maior decepção do ano!


Eu ganhei de presente esse livro, "A Aposta" (Ed. Suma de Letras) e não tinha nenhum interesse nele. Mas pensei: porque não dar uma chance para ele... Depois de lido, a única conclusão que tirei foi que perdi tempo, muito tempo. Personagens muito mal construídos, os dois caras que fazem parte da história principal são muito babacas e a protagonista é uma chata de galocha. História horrível! Com certeza, nunca mais lerei nada da autora. Obs.: a resenha deve sair em breve...
Com "Por Lugares Incríveis" (Ed. Seguinte) a questão foi outra. Eu estava esperando muito da história, pois na época em que ele foi lançado, todo mundo estava comentando e falando bem. Não lembro de ter lido uma crítica negativa. E como gosto de livros que tratam de suicídio, escolhi ele para ler no Setembro Amarelo. E como disse nos Melhores do Ano, no mês anterior, tinha lido "Eu Estive Aqui" que também trata de suicídio e que foi MUITO melhor do que esse. Não consegui gostar dos personagens e achei a história bem fraquinha. Desculpem leitores que adoram esse livro, mas achei bem decepcionante. Obs.: a resenha deve sair em breve.


"Pelos Olhos de Maise" (Ed. Penguin), de Henry James, foi a minha maior frustração em 2017. Como sempre, fui com muita sede ao pote e cai do cavalo! A história é fraca. a pequena Maise é uma personagem chata e sem nenhum carisma. Resumindo: não rolou química nenhuma!
"O Guardião de Memórias(Ed. Sextante), foi um chute no escuro. Amei a capa, li algumas resenhas e a história me pareceu boa, mas pelo número de exemplares vendidos, na boa, foi subestimado! A história é simplesmente ok! Nada mais.


"As Horas" (Ed. Cia. das Letras), de Michael Cunningham, é uma adaptação com três histórias de Mrs Dalloway adaptada para o cinema. Como não gostei do livro da nossa querida Virginia Woolf - adoro a escritora e sou fã de outras histórias - mas Mrs Dalloway, infelizmente não rolou para mim, a adaptação desse livro também não digeri. O filme é idêntico ao livro, mas o livro também não rolou...
E a nossa grande escritora de suspense também entrou nessa lista! "Um Corpo na Biblioteca" (Ed. HarperCollins), de Agatha Christie passou a fazer parte da minha lista de livros "superestimados"! Pode até ser que para a época, o livro era uma joia da literatura de suspense. Mas nos dias atuais, tem tanto autor bom no mercado fazendo a gente perder o sono que as histórias da rainha do suspense já ficaram desatualizadas. Mas quem é rei nunca perde a majestade, não é mesmo? Obs.: resenha em breve...


Meu Deus, o que foi esse livro, "Os 13 Porquês" (Ed. Ática), de Jay Asher? Tanto barulho por um livro muito, mas muito mediano. A história é chata! O autor enrola a gente o livro todo numa história que cabia num livro de 50 páginas tranquilamente. Uma protagonista chata, egoísta. O autor não deve saber muito bem o que é bulling e como funciona uma mente perturbada. As justificativas da garota é superficial, e suas justificativas se tratam muito mais de uma vingança do que um ser deprimido em fase de suicídio. E como se precisava de 13 situações, o autor jogou na história uns personagens nada à ver. Não fazia sentido nenhum suas presenças na histórias. Foi mais uma maneira de encher linguiça. Portanto, não deu certo! Obs.: resenha em breve.
E, como menção honrosa, "Mrs Dalloway" (Ed. Folha de São Paulo), de Virginia Woolf. Vejam só: não é que a história é ruim, não! O problema meu com esse livro é que já tinha lido outras histórias da autora, como "Rumo ao Farol", e tinha amado, um livro que faz parte da minha lista de livros da vida. Então, acabei achando que ia amar esse também, e elevei minhas expectativas lá em cima. E, infelizmente, esse clássico tão aclamado não rolou para mim. Achei a história lenta demais com uma personagem que não encanta.

Essas foram as nossas decepções de 2017. Vocês tiveram alguma? Qual (is) foram? Por quê?

Até a próxima e boa leitura!
Carol e Cláu!!!

36 comentários

  1. Entendo bem de decepção literária porque ano passado para mim foi o ano das decepções, tanto que ando meio na marcha lenta pra leitura esse ano. Alguns dos títulos citados, concordo com você, muito barulho em volta de um enredo que não é tudo aquilo. E realmente, gosto literário não se discuti!

    @segredosdetinta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tay!
      É muito ruim quando colamos muita expectativa num livro, pois a chance de se decepcionar é muito grande. E foi isso que aconteceu ano passado com alguns livros e acho que todo mundo acaba passando por isso. A questão, acredito eu, é não esperar tanto do livro...
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Foram várias decepções literárias para você nesse último ano então, eu também tive algumas decepções, isso é normal, até pelo fato de estarmos lendo constantemente. Dos livros que você acima citou eu só li Mrs. Dolloway e achei razoável.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Concordo com você. Por sempre estarmos lendo, é normal não gostarmos de todos os livros e histórias, principalmente naquelas que colocamos muitas expectativas...
      Obrigada pelo comentário!
      Abraço

      Excluir
  3. Oiii,

    Nossa quantas decepções em 2017 em? Preciso concordar com Os Colegas de Anne Frank, as pessoas começaram a escrever coisas para aproveitar o sucesso do Diário e acabou dando muito ruim. Acho que é a primeira vez que vejo alguém falando assim de Os 13 porquês, não li o livro só assisti a série e gostei muito, mas pelo visto não vou dar nem uma chance para o livros rs.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha!
      Algumas pessoas acabaram se aproveitando do nome dela para se dar bem e isso resulta em histórias não muito boas. Rsrsrs, sempre acredito que o livro muda de pessoa para pessoa, e cada um tira algo diferente dele, mas tem alguns que são difíceis de defender, rsrs.
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  4. Tenho contade de ler Orgulho e Preconceito e tenho pra mim que adio tanto isso por medo de me decepcionar, justamente pelas expecativas criadas, aconteceu isso quando li O Apanhador No Campo de Centeio.
    Deprimente este livro que fala da Anne. O Guardião de Memórias, abandonei nas primeiras páginas, muito arrastado. Agora para tudo! Você não curtiu Os 13 Porquês?! Eu também não kkk e concordo com cada uma das suas palavras, não diria melhor. Um saco de livro e tentei ver a série, mas no segundo capítulo mandei tudo pelos ares, ridículo.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      O problema com os clássicos é esse. Por terem muitos fãs, acabamos criando uma expectativa muito grande e quando vamos ler, nos decepcionamos. Foi isso que aconteceu comigo em relação ao Orgulho e Preconceito.
      Olha quantas semelhanças! Fico mais aliviada de conhecer gente que também não gostou dos livros, pois ai não fica parecendo que eu que sou chata, rsrs.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  5. Você se decepcionei com livros que amei ): O final de Redoma me deixou de boca aberta, achei a sacada da autora sensacional mas de fato os personagens não foram bem construidos, já em Por lugares incríveis meu coração foi destroçado, uma das melhores leituras do ano! Uma pena você nao ter gostado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayhara!
      É o que eu digo, livro muda muito de uma pessoa para outra. Não gostei da construção do enredo da Redoma e achei os personagens de Por Lugares Incríveis chatos... Mas acontece. O importante é ele funcionar pelo menos para uma pessoa.
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  6. Sobre o livro da Anne Frank muita gente fez por pensar que daria dinheiro, mas não gostei do livro e achei a Anne bem mimada, mesmo passando pela situação que ela passou. Aposta eu li e amei a saga, mas é um livro para ler rapidinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice!
      Eu adoro o diário dela, mas esse que eu li é muito ruim. E a Aposta foi um dos piores que já li. Acredito que isso se deva por eu não gostar tanto do gênero.
      Obrigada pela visita!
      Bjss

      Excluir
  7. Quando criamos muita expectativa é realmente complicado descobrir que o enredo não faz jus a tudo que imaginávamos, mas sabemos como é difícil não criá-las. Sua lista tem livros que eu adoraria ler, principalmente o clube da luta 2. Gostei muito do post e a forma sensata como emitiu suas opiniões.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Pois é, o difícil é não criarmos expectativas. Eu AMO o Clube da Luta e acredito que foi por causa disso que não gostei tanto do segundo.
      Fico muito feliz que gostou do formato e achou sensata as nossas opiniões.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  8. Oiii tudo bem??

    Nossa que tanto de decepção, acaba que eu concordo com você na maioria. Menos Jane Austin que amo. Fora isso, a maioria ai eu abandonei, não prossegui.
    E teve os q eu não conhecia tbm.
    Adorei a sinceridade.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella!
      Como Orgulho e Preconceito é o principal livro da Jane Austen e o que mais tem fãs, acho que esperava demais e acabei me decepcionando um pouco.
      Fico feliz que tenha gostado do post!
      Bjss

      Excluir
  9. Olá!!
    Eu super te entendo, ano passado eu li tantos livros ruins, que seria uma boa colocá-Los nas decepções do ano. Eu não li nenhum desses livros, mas tenho muita vontade de ler a maioria deles. Os 13 Porquês eu tenho muito receio de ler. Achei a série beeeeem ok e dizem que ela é bem melhor que o livro, então se eu achei a série ok, imagina o livro? Nem sei se arrisco.
    Beijos,
    Não
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayara!
      Muito triste isso, né? Mas, para nós, leitores, isso é bem normal. A série dividiu bem as opiniões de quem assistiu, então acho normal o livro também dividir.
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  10. Alguns desses títulos confesso que não leria só pela capa kkkkk
    Minhas leituras de 2017 foram todas boas e excelente, não cheguei a ler um livro que não gostasse. Ainda bem rsrsrs

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelane!
      Que bom que você não leu nada que te decepcionou ou que você não gostou. Foi um ano bom então!
      Bjss

      Excluir
  11. Bom, ano passo também tentei ler Orgulho e preconceito mais nao rolou, meu primo disse que clube de luta é um livro maravilhoso ainda não li pretendo ler, muita gente fala bem desse livro por lugares incríveis tenho vontade de ler.

    Beijos
    Biblioteca Desajeitada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Pois é, também não gostei de Orgulho e Preconceito. Eu adoro o Clube da Luta, mas o 2 não rolou... O Por Lugares Incríveis talvez tenha sido a maior decepção do ano, mas acredito que muda muito de uma pessoa para outra.
      Bjss

      Excluir
  12. Olá!!
    Infelizmente não estamos imunes as decepções literárias,dos livros que vc mencionou só li Os 13 porques,achei bom mas não esse bafafa todo que fizeram,adoro livros com a temática sobre a segunda guerra mundial e tava louca pra ler esse livro mas fiquei meio desanimada em saber que ele não é tão bom assim...

    https://livroaoavesso.blogspot.com.br/2018/01/resenha-maldicao-de-hollow-2-sina-dos.html?showComment=1516749120995#c2376422197844455480

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne!
      Exatamente! Não podemos escapar delas. Na minha opinião, pelo contrário, achei ele bem ruim. Mas fazer o quê...
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  13. Realmente, você coloca expectativa demais nos livros para acha-los assim tão ruins.
    Não concordo com o que você falou sobre Orgulho e Preconceito, mas gosto é de cada um, né? Única coisa que recomendo é você não ler mais clássicos então, já que comentou que o "estilo" da Agatha Christie não convence mais diante dos autores atuais.
    Ano passado li alguns livros que não curti muito, mas nada que fosse tanta decepção. Não costumo colocar tantas expectativas, pois assim consigo aproveitar melhor as leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Coloco mesmo, mas com alguns livros, não consigo não esperar muito deles. Acho que depende muito do clássico - têm os que funcionaram na época em que foi escrito e os que ainda continuam atuais.

      Excluir
  14. Oi!

    É uma pena que Por lugares incríveis te decepcionou, é um dos meus livros favoritos. Eu também não gostei de Orgulho e Preconceito, eu esperava mais quando li e me decepcionei. Enfim, é uma pena, mas acontece. Espero que se decepcione menos, rs.

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anelise!
      Acredito que foi o que mais me decepcionei pois foi o que mais esperava desses que listei. Fico melhor em saber que não fui só eu que não gostei de Orgulho e Preconceito, rsrs. A gente sempre tenta não se decepcionar, mas algumas vezes fica difícil. Torcemos para que esse ano seja melhor!
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  15. Olá!

    Que pena que não gostou tanto de Orgulho e preconceito, pois ele é um do meus livros e filme favorito no mundo. Os treze porquês devo admitir que gostei a história, foi bem construída, mas não é aquele tipo de livro que eu saio derramando amores para os outros. Enfim ♥

    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Eu até gosto do filme, mas o livro não rolou... Os Treze Porquês é aquele livro que dividi bastante as opiniões dos leitores.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  16. Eu tive algumas decepções em 2017, mas foram poucas. Acho que a maior foi Sorrisos Quebrados, estava esperando demais e me decepcionei forte.
    Ao contrário de você, não curto livros cuja temática é suicídio, por isso nunca me interessei por Os 13 Porquês e Por Lugares Incríveis.
    Orgulho & Preconceito pretendo ler esse ano, tentei há muitos anos, mas eu era muito novinha e não rolou.


    Beijocas
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tami!
      Acho difícil a gente nunca se decepcionar, pois existem leituras que esperamos demais. Já li algumas resenhas sobre esse livro, mas nunca me interessei muito.
      Eu gosto bastante da temática, mas o autor tem que saber retratar muito bem, e vários não conseguem.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  17. Oie, tudo bom?
    MENINA, senti a mesma coisa com Agatha e com o livro "Orgulho e Preconceito". Já abandonei 2x a obra, achei beem massante. Escolhi ler Morro dos Ventos Uivantes e tô achando bem mais legal 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!
      Fico mais aliviada de saber que não sou só eu que não gostei do clássico.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  18. Oie
    Infelizmente sempre existem aquelas decepções né? Da sua lista, só li Orgulho e Preconceito (que amei demais, apesar de ter visto a série e também o filme antes) e Os 13 porquês (esse já não gostei tanto kk concordo com sua opinião, mas amei a série)
    Quero muito ler Um corpo na biblioteca, pois amo os livros da Agatha, espero não me decepcionar com esse. Amei o post.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bya!
      Não temos como fugir delas... Esse é o meu medo quando leio um clássico, pois são sempre muito falados e a chance de eu não gostar é bem grande.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir