Melhores do Olhar 2017

E o ano novo já chegou (e já tá no dia 7) ... E muitos livros bons construíram nossa caminhada em 2017. 
Então resolvemos colocá-los em nosso hall da 'fama' e eterniza-los em nossas vidas. 
Torcendo para que vocês também lhes deem uma chance, e possam conhecer essas extraordinárias histórias que enalteceram nosso ano!
Eis a nossa lista...

CAROL


Li "Sejamos Todos Feministas" (Ed. Cia. das Letras) no começo de 2017, em Janeiro, quando fizemos o nosso projeto "Um Livro Por Dia" durante uma semana. Fiquei apaixonada pela escrita da Chimamanda, e como ela passa fácil a sua mensagem. Depois disso, quero ler seus outros livros, principalmente as suas ficções.
Já "A Lista Negra" (Ed. Gutenberg) me surpreendeu demais. Claro que só tinha ouvido comentários positivos à respeito dele, mas acabo sempre ficando com um pé atrás com livros que tiveram um hype muito grande. Mas ao contrário de um outro livro, que aparecerá na outra lista, a de decepções, esse me conquistou. A escrita da Jennifer Brown é excelente e a história, apesar de tratar de um assunto pesado, é muito bem construída. Além, de que achei o final lindo e muito coerente com a história. Esse é aquele livro que pretendo ler e reler várias vezes.


Eu adoro a escrita da Gayle Forman já fazem alguns anos, principalmente com "Se Eu Ficar". Por causa disso, estava bem ansiosa por esse livro, até por ser um pouco diferente dos livros que já tinha lido da autora. Em "Eu Estive Aqui" (Ed. Arqueiro), ela vai tratar de suicídio entre duas amigas, e como a historia é construída é muito interessante. Ela em nenhum tempo minimiza o suicídio (o que é de extrema importância), mas também mostra o outro lado - e quem fica, família, amigos, namorados, como eles ficam? Muito, muito bom! Recomendo para todos!
Antes de "Jogo Perigoso" (Ed. Suma de Letras), eu só tinha lido "Carrie, A Estranha", do rei Stephen King, e na verdade, não tinha gostado muito... Mas nesse, ele constrói tão bem o terror psicológico, que é tudo que esperamos de um livro dele. E recomendo o filme da Netflix também! Muito boa adaptação. Obs.: Terá resenha em breve, inclusive já está escrita, só falta publicar...


Já citei um não-ficção, dois dramas, um terror/suspense... Só faltava um dos meus gêneros favoritos: policial. E ainda é nacional! Em "Eu Vejo Kate" (Ed. Empíreo) da Cláudia Lemes, temos uma história policial inovadora e de alto nível. Para quem gosta do gênero, recomendo demais! Agora só falta eu conseguir um autógrafo para o meu exemplar, rsrs. E a resenha deve sair em breve (juro!).
E como em toda lista de preferidos, é difícil escolher só cinco livros, cada uma de nós escolhemos uma menção honrosa. E a minha foi "O Hobbit" (Ed. Martins Fontes) do Tolkien. O que ele faz aqui é extraordinário! Não é difícil entender o porquê ele inspirou tantos outros autores de fantasia. Quando comecei a ler, estava com um pouco de medo de acabar não gostando do livro, porque eu AMO os filmes (principalmente os da trilogia O Senhor dos Anéis), mas amei cada parte desse livro. Quero tentar ler pelo menos "A Sociedade do Anel". Vamos ver...

CLÁUDIA


Que livro tenso foi "Branca de Neve Tem Que Morrer" (Ed. Jangada). Um livro que mereceu cada página de aflição. Não tava muito inspirada na época, mas foi um livro que me levou a comprar sua continuação e colocá-lo na frente de outros preferidos...
Já em "A Confissão" (Ed. Rocco), de Flávio Carneiro foi o maior achado do ano. Um livro que faz você perder o sono e arrancar os cabelos! Obs.: Também terá a resenha em breve


"O Retrato de Dorian Gray" (Ed. Landmark) foi um livro que me deixou por vários dias questionando o que é vaidade e até onde chega um ego doente. Um livro que faria Freud perder o sono! Na certa terá várias releituras! Obs.: Resenha em breve.
"Anna Karerina" (Ed. Cosac Naify) já faz parte dos meus queridos da vida. Não há como não gostar desse livro. Amo para sempre. Obs.: Resenha em breve.


"Os Sofrimentos do Jovem Werther" (Ed. L&PM Pocket) foi mais um dos meus clássicos favoritos. Um livro de um jovem doente de amor que contagia seus envolvidos. Obs.: Resenha em breve.
E "Um, Dois e Já" (Ed. Cosac Naify), veio na menção honrosa porque não tinha como deixá-lo de fora. Narra a memória de uma garota em uma viagem de férias e não temos como não se identificar com ela. É uma história muito poética e memorável.

Esses foram os nossos favoritos desse 2017. Quais foram os de vocês?

Até a próxima e boa leitura!
Carol e Cláudia!!!

20 comentários

  1. Adorei conhecer sua lista, alguns quero muito ler.
    A lista negra faz tempo que está na minha lista de desejados, estou com expectativas altas nesse livro.
    Amei seu post,beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A Lista Negra" é um excelente livro. Espero que você goste tanto quanto eu.
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  2. Olá, meninas! Adorei conhecer a lista dos melhores de 2017 de vocês! Infelizmente nenhum dos listados acima estão na minha lista de possíveis leituras, mas quem sabe um dia eu acabe dando uma chance a algum deles.

    Um beijo,

    Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Muito obrigada pelo comentário e fico feliz que tenha gostado dos livros escolhidos.
      Bjss

      Excluir
  3. Que delícia encontrar o livro da Gayle na sua listinha, pois o tenho na minha estante e estou namorando ele pra começar a ler, mais um incentivo para mim começar o quanto antes!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana!
      Esse livro da Gayle Forman é muito bom. Desde a escrita até a história. Espero que quando você for ler, goste tanto quanto eu gostei.
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  4. Olá!
    Adorei os melhores de vocês. Eu já li o livro da Gayle e da Chimamanda e adorei a leitura dos dois. Estou louca para ler Anna Karerina e amei vê-lo aqui ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Fico feliz que tenha gostado! Espero que goste de Anna Karenina como nós gostamos.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  5. Da lista da Carol só li O Hobbit e, apesar de ter curtido, é o livro do Tolkien que menos gosto, sou louca mesmo é por O senhor dos anéis. Mas leria quase todos, menos Eu vejo Kate. Da lista da Cláudia, só li Anna Kariênina e amei. O retrato de Dorian Gray só conheço por conta de uma adaptação no teatro, mas quero muito ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!
      Eu pretendo ler O Senhor dos Anéis esse ano, mas como são três livros relativamente grossos, não sei se conseguirei.
      Não assistimos ainda a adaptação, mas quem já leu e assistiu, dizem que o livro é bem melhor. Se você gostou da peça, tem chance de gostar do livro também.
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  6. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia muitos dos livros mas fiquei curioso com alguns! :)

    Espero ler algo de Gayle Forman, por exemplo, mas não tive oportunidade ainda!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Esse livro da Gayle Forman é um bom livro para conhecer a escrita da autora e acredito que seja uma história que não divida tantas opiniões.
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  7. Tbm já li Chimamanda, esse livro dela é incrível... O hobbit é amor da vida... esse de King tá na lista <3
    Werther é pesado, adoro esse livro, preciso até reler... Anna eu tenho mas ainda não tive vibe pra ler...e olha que curto os russos...

    Dorian Gray é um dos preferidos da vida :D
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Esse livro da Chimamanda é bárbaro. Pretendo ler os outros livros dela. Gostei demais do Hobbit. Espero que você goste desse livro do Stephen King.
      Já que você está acostumada com os livros russos e gosta deles, acho que irá gostar de Anna Karenina.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  8. Destes, só li O Hobbit e Sejamos Todos Feministas. Mas conheço outras obras citadas, como os sofrimentos do jovem Werther e Dorian Gray.
    Que 2018 tbm nos traga boas leituras <3
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana!
      E gostou desses dois livros? Esperamos sim, que as nossas leituras, e a de vocês sejam muito boas!
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  9. Adorei suas escolhas. Amo a Chimamanda, a acho especial. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Fico muito feliz que tenha gostado. A Chimamanda é realmente ótima!
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  10. Olá Meninas!
    Sempre bom esses posts de melhores do ano, bom porque aqui conheço alguns livros, tenho vontade de ler "Sejamos todas feministas" sempre leio comentários bons sobre a obra, acho que nunca li nada negativo a respeito. Tenho um livro aqui da Gayle Forman, mas ainda não li, tenho muita vontade, mas sempre adio rs' A Lista Negra, comprei final do ano passado e ainda não peguei para ler, sempre leio resenhas falando o quão pesado ele é, e ultimamente ando meio triste, então estou evitando livros que sei que irão me deixar para baixo. Os demais eu não conhecia, tenho vontade de ler algo do King, já tentei, mas não fui adiante e acabei abandonando! O Hobbit, confesso que não me atrai rs' acho que irei dormir! Que 2018 seja repleto de ótimas leituras para todos nós!

    beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tahis!
      Também sempre gosto de ver as escolhas dos outros leitores. "Sejamos Todos Feministas" é realmente muito bom - com uma escrita fácil e uma mensagem bem clara. Eu sou suspeita para falar da Gayle Forman, pois gosto muito da escrita. Mas conheço algumas pessoas que não gostam, então depende do leitor. "A Lista Negra" é excelente, mas realmente não é um bom livro para se ler num momento em que você está para baixo.
      A minha primeira experiência com o Stephen King também não foi das melhores. Mas acredito que é achar o livro dele que mais combina com o seu estilo (até porque o que ele mais tem é livros, rsrs).
      Que suas leituras sejam ótimas nesse ano!
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir