Resenha Atrasada - A Espada do Verão (Magnus Chase e Os Deuses de Asgard - Livro 1)


" - Ninguém chegou a dizer o branco dos olhos deles - prosseguiu. - Isso foi uma lenda, inventada anos depois. Aqui nem sequer é Bunker Hill. É Breed's Hill. E, apesar de a batalha ter saído muito cara para os britânicos, os americanos não venceram. Foram derrotados. A memória humana é assim... esquece a verdade e acredita no que for mais conveniente. "

Eu me divirto com os livros do Rick Riordan, mas já fazia alguns anos que não lia nada dele. Mas, enfim, consegui pegar "A Espada do Verão", primeiro livro da série Magnus Chase e Os Deuses de Asgard (Ed. Intrínseca).
Nessa nova série do "tio" Rick, vamos entrar no mundo de mitologia nórdica. Aqui, o nosso protagonista vai ser Magnus Chase, um jovem que desde que perdeu a mãe num acidente misterioso, vive nas ruas de Boston, utilizando tudo que aprendeu, Magnus tenta sobreviver e ficar fora da vista dos policiais. Porém, quando Magnus acredita não ter mais problemas do que o frio e fome, ele reencontra seu tio Randolph - um tio que ele mal conhece e que sua mãe, antes de morrer, mandou manter distância. Randolph parece perigoso e revela um segredo improvável: Magnus é filho de um deus nórdico. Além de descobrir essa loucura, ele descobrirá que os deuses nórdicos, trolls, gigantes e outros monstros estão se preparando para o Ragnarök, o Juízo Final! Para impedir o fim do mundo, Magnus, junto com Hearth e Blitz (que serão muito mais que meros mendigos) e Samirah, uma valquíria, terão que recuperar uma poderosa arma, que está perdida há mais de mil anos.
Para quem já leu a série de mitologia grega ou romana (a egípcia eu nem irei citar, pois acho muito mais fraca), deve ter reparado no sobrenome de Magnus Chase - Annabeth Chase... isso porque eles são primos e logo quando soube disso, já fiquei bem surpresa e ansiosa para saber como e aonde essa relação iria aparecer e qual a sua importância. Porém, nesse volume, ainda não sabemos muito...
Como todo livro do Rick Riordan, essa é mais uma história que vai super rápido e que você vira e mexe percebe que está rindo. Apesar de adorar ler as histórias com o Percy e Annabeth, gostei de conhecer outros personagens e "mundos", com suas mitologias. O personagem do Magnus é bem divertido e não tão bobo quanto o Percy - ele tem um estilo um pouco diferente. É um personagem que nos agrada logo no começo.
É natural encontrar algumas semelhanças com os outros livros do autor, como ter uma profecia no meio, as pintadas de humor sempre muito presente em suas obras, monstros e aquele estilo que já conhecemos tão bem. No entanto, não acho que cansa. Pelo contrário, adoro ler os livros dele e sempre me divirto muito lendo.
As capas estão lindíssimas e algo que ele sempre coloca nos seus livros são os títulos dos capítulos, que são uma apreciação à parte. E para quem já leu a série dos "Instrumentos Mortais" da Cassandra Clare, irá reparar uma semelhança no nome do nosso protagonista com outro dela. Outra característica bem interessante e que só deixa o personagem mais intrigante e simpático.
Agora, além de comprar o segundo, preciso também ler a outra série dele, que por enquanto só saíram dois livros: "As Provações de Apolo".
Para os antigos leitores de Percy Jackson, uma quote à la Rick Riordan:


           "A espada pulsou, quase como se tivesse rindo. Imaginei-a dizendo: Uma caneta                
que vira uma espada. É a coisa mais idiota que já ouvi."

Ordem dos livros:

      1. A Espada do Verão;
      2. O Martelo de Thor;
      3. O Navio dos Mortos


Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!


14 comentários

  1. Oie, tudo bem?
    Vou ser sincera, não conhecia o livro (só o autor).
    Livros de fantasia não são meu forte, porém quando se trata de histórias gregas e romanas a gente sempre tem uma curiosidade já que a história é bem forte.
    Adorei que tem valquíria, sou fascinada por elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helana!
      Eu sempre recomendo os livro do Rick para quem gosta de fantasia, pois suas histórias são sempre muito divertidas, independente da mitologia tratada - nesse caso a nórdica.
      A personagem da valquíria é muito interessante!
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  2. Olá!
    Apesar de já ter ouvido muito falar sobre o autor, nunca li nada dele.
    Gosto muito de mitologia nórdica, porém Magnus Chase não me chamou muito a atenção. Dessa vez eu passo a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Sempre recomendo os livros dele para quem gosta de fantasia ou mitologia. Mas quem quer uma leitura mais aprofundada na mitologia, os livros dele não são os melhores, pois são histórias mais leves.
      Bjss

      Excluir
  3. Oi, tudo bom?
    Do Rick Riordan só li Percy Jackson e os Olimpianos e gosto bastante do estilo dele, por mais que seja algo mais simples e rápido. Tenho muita vontade de conferir essas outras séries, acho muito bacana explorar essas mitologias do jeito que ele faz. Magnus Chase é um dos que mais quero conferir e, aliás, peguei a referência desse trecho haha.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe!
      Das três séries que li dele, mais esse primeiro, ainda a minha preferida é o Percy Jackson e os Olimpianos. Mas gosto de todos (um pouco menos da trilogia sobre a mitologia egípcia).
      Esse último trecho é muito bom para quem já leu a série grega, rsrs.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  4. Oii tudo bem?
    Apesar de sempre ouvir ótimos comentários a respeito desse livro, eu não consigo me sentir motivada a ler esse livro, a resenha ficou ótima e a capa mais linda ainda, mas pularei a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana!
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha. E realmente a capa é lindíssima!
      Obrigada pela visita!
      Bjss

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Devo ser uma das poucas pessoas que nunca leram Percy Jackson, mesmo tendo até uma certa curiosidade com relação a história eu nunca inseri na lista de leituras prioritárias da vida. As críticas que leio são sempre positivas, destacando o bom humor dos livros do Rick.
    Eu também gosto quando os personagens possuem laços com outros personagens de outros livros do mesmo autor, deixa aquela vontade de saber mais sobre alguns personagens.
    Dica anotada!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna!
      Lendo alguns dos comentários aqui na minha resenha mesmo, pelo jeito, bastante gente ainda não leu nada do autor. Com certeza, esse é um dos principais pontos positivos das histórias dele - o humor.
      E é muito legal termos um personagem de outra série do autor e vice-versa.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  6. Olá
    Eu não li Percy Jackson e não gosto muito de livros com essa tematica de deuses e tals, talvez um dia eu dê uma chance para eles, mas infelizmente até o momento não.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É uma pena, pois acredito que o leitor que não gosta muito de mitologia não vão curtir muito os livros do Rick Riordan.
      Mas, se em algum momento você ler, espero que goste tanto quanto eu gosto.
      Bjss

      Excluir
  7. Oie
    eu li a coleção de percy jackson, a primeira de todas mas depois acabei não lendo as outras, falam extremamente bem, gostei da sua resenha, bateu uma saudade gigante de reler e da história em geral, foi ótimo essa nostalgia

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina!
      Todos os livros do Rick Riordan sobre mitologia tem o mesmo estilo, mas gosto bastante do estilo dele.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Bjss

      Excluir