Resenha - A Seleção


" - Então você está escolhendo o príncipe? - ele perguntou com dor na voz.
  - Não. Não estou escolhendo Maxon ou você. Estou escolhendo a mim mesma. "

Esse livro, "A Seleção" da Kiera Cass (Ed. Seguinte) está parado na minha estante já fazem séculos e eu sempre me enrolava nas leituras e não conseguia pegar ele para ler, ou sempre ia adiando a leitura. Então finalmente esse ano decidi tirá-lo da estante e ler de uma vez.
Como já faz alguns anos que o livro saiu e pelo jeito todo mundo já leu, menos eu, acho difícil alguém não conhecer a sinopse do livro, mas farei um breve resumo para quem também não gosta de seguir o hype.
Numa sociedade em que a população é dividida em castas - em que a casta oito é onde estão as pessoas mais pobres e a casta um é a da família real -, a cada tantos anos, ocorre a "Seleção", uma competição que reúne moças de 16 a 20 anos de toda Illéa (o país onde se passa a história, que é os EUA com outro nome) para encontrar uma que será a esposa do atual príncipe, que nesse caso é Maxon. Quando os convites chegam para as garotas, todas ficam loucas, pois é a chance de mudar de vida, para melhor! Porém, para America Singer, uma garota da casta Cinco, esse não é um sonho, pois significa deixar para trás Aspen, o garoto que ela é apaixonada, mas que é de uma casta inferior; significa deixar a a sua família para trás e ir para um palácio que está sob ameaça constante de ataques rebeldes. No entanto, Aspen insiste para que ela pelo menos tente ser uma das selecionadas, pois ele odeia ver que ela pode está perdendo uma chance de melhorar de vida, mesmo que ele tenha que se separar dela. America não tinha uma boa impressão de Maxon, mas como o bom clichê sempre faz, ao chegar no palácio e conhecer Maxon, ela descobre um príncipe bondoso, educado, gentil, engraçado e charmoso - totalmente diferente do que imaginava. Eles começam a se aproximar e America a refletir se tudo o que ela tinha planejado era o melhor para ela.
Na verdade, não ficou tão pequena a sinopse, mas vida que segue, rsrs. 
Agora falando do livro, da história e do que achei. 
É uma leitura extremamente rápida. A escrita da Kiera Cass é muito gostosa e a história que ela constrói, apesar de não ser nada revolucionário nem muito diferente das distopias que vemos por aí, é bem feita, sem deixar muitos furos.
Os personagens são bem construídos. Gosto da personalidade da America, que mesmo vivendo nessa sociedade e sendo uma das selecionadas, muitas coisas ela não concorda, e sempre deixando bem clara as opiniões dela.
Agora vamos falar dos dois personagens mais discutidos quando se fala dos livros da Kiera Cass e que tem fãs dos dois lados: Aspen e Maxon. Lendo só esse primeiro livro, não gostei muito do Aspen - ele diz que ama a America, mas sempre que ela tenta ajudá-lo por ser de uma casta inferior, ele muda para uma personalidade que não curto muito. Achei ele um pouco machista e que só pensa em como é ruim ele ser ajudado por alguém que tem uma condição melhor do que a dele. Não rolou!
Já com o Maxon foi diferente. No começo, do mesmo modo que a America não sabe muito o que esperar dele, eu também não sabia. Mas ele vai se mostrando uma pessoa que se preocupa com os outros e não está querendo só a garota mais bonita... E apesar dele fazer parte da família real, ele não concorda com tudo que está rolando lá dentro. Então gostei muito mais dele!
Sobre o final, obviamente a autora constrói para o segundo volume, mas não foi algo que me deixou super ansiosa para ler o segundo, "A Elite".
Finalizando, não foi tão ruim quanto estava esperando, mas também não foi o melhor que já li. Tem seus pontos positivos - e acredito que os seus principais sejam os personagens e suas construções. Mas também não sei se lerei o segundo, pois não fiquei muito animada. Vamos dar tempo ao tempo e esperar para ver se me interesso um pouco mais, rsrs.

E quem vocês preferem, Aspen ou Maxon? Existe ainda alguém que não leu esses livros, como eu? Comentem ai embaixo!

Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

24 comentários

  1. Ainda não essa série mas quero muito ler pois sempre vejo os blogueiros falando, de uma forma geral, super bem da história!

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia!
      Que bom que não sou a única que leu depois de anos, rsrs. Acho sempre válido estarmos lendo tudo, mesmo que o livro tenha muitas críticas positivas ou negativas, para tirarmos a nossa própria conclusão.
      Bjss

      Excluir
  2. Oii tudo bem?
    Que demais a sua resenha menina, gostei muito de saber a sua opinião e essa série não sou muito chegada a ler, mas gostei muito de saber a sua opinião, parece de cara uma ótima pedida para quem aprecia esse gênero.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana!
      Fico muito feliz que tenha gostado da minha resenha. Acho que os leitores que mais vão gostar da leitura são os apreciadores de romance - até mais do que os de distopias.
      Bjss

      Excluir
  3. Olá,

    Sua resenha está muito boa, mas não gostei dessa série, porque os personagens são muito chatos e essa competição patética e que soa adolescente demais acabou me deixando frustrada e sem interesse de finalizar a leitura de todos os livros, mesmo a escrita da autora sendo maravilhosa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joanice!
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha.
      Concordo com você que a competição é meio chatinha, mas até acho a construção dos personagens bem feita. E como você, também não fiquei muito interessada em continuar a série.
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  4. Olá!
    Lembro que demorei um pouco para ler esse livro, mas quando peguei para ler, fui lendo desesperada e quando terminei fiquei louca pelo segundo livro. Gostei de como a autora foi desenvolvendo a história, e como conseguiu me prender, já que adoro romances.

    beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tahis!
      Acho que a autora construiu uma história de fácil e rápida leitura, e isso é sempre um ponto positivo nos livros. Mas como o foco é muito grande no romance, não fiquei tão animada para ler os próximos.
      Bjss

      Excluir
  5. Oii tudo bem ?
    Gostei bastante da resenha só li o primeiro volume e quero da continuidade espero q esse ano vai kkk
    Gostei bastante da escrita da autora.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara!
      Que bom que gostou da resenha. :)
      Já eu não sei se continuarei a ler a série - pelo menos, não por enquanto. Espero que goste dos próximos.
      Bjss

      Excluir
  6. Faz tempo que li, e me surpreendeu. Como você disse, não foi o melhor, nas foi uma boa leitura. Torci pelo príncipe desde o início ❤️
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose!
      SIM!!!! Ele é muito mais legal que o Aspen, rsrs. Esse livro (e acredito que a série também) é daqueles que serve para sair de uma ressaca literária, pois é uma leitura muito leve e fácil.
      Bjss

      Excluir
  7. Oie
    Quando li esse primeiro livro, confesso que também não fiquei muito animada para ler o segundo. Mas digo para você que só melhora e no terceiro livro, acontece coisas bombásticas. Ainda não li o quarto nem o quinto livro e nem sei se lerei, por mim podia ter acabado no terceiro livro porque foi o final perfeito.
    Ahh, e eu prefiro o Aspen (umas das únicas kkk)
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bya!
      Importante saber que os livros vão melhorando, mas por enquanto, não lerei as sequências. Conheço muitos leitores que adoram a série e são da sua opinião de que não precisava do quarto nem quinto. Quando o autor estende demais a série, começa a ficar cansativo...
      Sério que prefere o Aspen? Achei ele tão chato... rsrs.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Sempre ouvi falar a respeito desse livro, mas nunca me interessei o suficiente para ler a série :s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu também não, tanto que só fui ler agora e porque estava parado na estante.
      Bjss

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Infelizmente irei deixar essa dica passar. Mesmo com tantos leitores falando o quanto gostam da série, ela nunca chamou minha atenção e nem adianta eu pegar a leitura sem interesse porque ela irá ficar rolando na minha cabeceira e irei acabar abandonando a leitura, coisa que eu odeio fazer!

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Te entendo. Pegar livros para ler que não estamos no clima ou muito interessada pode ser um problema (como pode também ser uma grata surpresa). Mas também não é um livro que vai mudar a sua vida nem nada do tipo, rsrs, então não ler também não é um problema.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  10. Oiii!

    Esse é o famoso livro agua com açucar que serve para curar qualquer ressaca literaria, mas não agrega muito.
    Achei a escrita da autora muito envolvente, tanto que li a trilogia em um FDS. Mas só li os três primeiros, não vale a pena comprar os demais.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Exatamente! Ele é aquele livro para passar o tempo, que não acrescenta muito... Apesar de não ter achado tudo isso, gostei da escrita da autora.
      Conheço muitos leitores que são da mesma opinião: que só vale a leitura dos três primeiros.
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  11. Oie
    nossa, que saudades deu de ler essa série, eu adorei cada volume, principalmente esse primeiro sempre que é sempre o mais mágico, adorei ver sua resenha por aqui e relembrar um pouco do enredo, parabéns pela resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha. Sei que a série tem muitos fãs, mas comigo não funcionou totalmente. Não achei o livro ruim, mas também não amei ele.
      Bjss

      Excluir
  12. Oi tudo bem?
    Eu sou uma das únicas pessoas que não leu essa série eu acho.
    Mas confesso que não tenho vontade, acho que não faz parte do meu público alvo.
    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kris!
      Pelo menos não fui só eu que li depois de anos (ou que nem leu), rsrs.
      Bjss

      Excluir