Resenha - Vidas Muito Boas


"A pobreza acarreta medo, estresse e às vezes depressão; significa mil humilhações e pequenas dificuldades. Sair da pobreza por seus próprios esforços - isto é motivo de orgulho, mas a pobreza em si só é romantizada pelos tolos."

Tinha assistido ano passado no Youtube, o discurso que a J. K. Rowling deu para os formandos de Harvard, em 2008. Tinha achado interessante, mas nunca tinha me marcado. Porém, ano passado, a Ed. Rocco lançou esse discurso em formato de livro com o título "Vidas Muito Boas", e agora em Janeiro decidi ler. E por incrível que pareça, ao ler, achei muito mais forte as falas dela. E é sobre isso que falarei hoje!
O livro é bem fininho, tem 80 páginas, e dá para ler numa sentada - que foi o que eu fiz. E também faz parte daquelas listas de livros de cabeceira, ou que o leitor sempre volta a ler, pois dependendo da época, as lições tiradas serão diferentes.
Nesse discurso, J. K. vai falar sobre o fracasso e a imaginação. Ela mostra tudo que ela passou, mas que no final, ou ela teve retorno, ou ela aprendeu com os seus erros e acertos. Ela diz para os formandos que você fracassar não é o fim do mundo, e que mesmo fracassando existem milhares de pessoas em situações piores que a nossa (e nem por isso elas desistiram), que precisamos saber utilizar a nossa imaginação para nos colocarmos na situação do outro.
Ela irá utilizar como exemplo, principalmente, os anos em que ela estava na faculdade, quando ela trabalhou como pesquisadora na Anistia Internacional em Londres, - onde viu dezenas de pessoas fugindo de seus países, sem saber se seus familiares estavam vivos ou não, sem saber como sobreviveriam num país totalmente diferente - e o depois, quando ela se mudou para Portugal para dar aulas de inglês. Lá ela se casou com um português, tiveram um filha, e por sofrer de violência doméstica, terminou o seu casamento e voltou para a Inglaterra. Nessa volta, ela passou os piores anos de sua vida -  estava desempregada, com uma filha pequena e vivendo de benefícios do Estado. Ali, ela se viu no seu maior fracasso. Mas também foi naquele momento que ela voltou a escrever as histórias de Harry Potter, e por incentivo de sua irmã, foi atrás de editoras que quisessem publicar o primeiro livro da série.
E para quem está se perguntando como fracassar pode ser algo bom, ela mesma vai responder isso. Ela irá dizer que fracassar nunca é bom, nunca é divertido, mas que ao fracassar, nos libertamos daquilo que em nós não é essencial. Ao fracassar, paramos de ser aquilo que não somos, nos libertamos!
Esse pequeno livro é daqueles que temos que deixar na nossa cabeceira e, de tempo em tempo, temos que reler, pois a cada releitura, tiramos algo diferente, ou uma lição que naquele momento que estamos vivendo melhor se adapta (ou faz sentido...).
Super recomendo, mesmo para aqueles que nunca leram nada dela, ou até que não gostam de suas histórias de ficção! Para quem quiser saber um pouco mais da vida dela, recomendo assistirem o filme "Magia Além das Palavras" - até um tempo atrás, ele estava na Netflix, mas tem no Youtube, inteiro e legendado!

"E muitos preferem não utilizar de forma alguma sua imaginação. Preferem se manter confortavelmente dentro dos limites da própria experiência, sem jamais se dar ao trabalho de imaginar como seria ter nascido outra pessoa. Eles podem se recusar a ouvir gritos ou espiar dentro das celas; podem fechar a mente e o coração a qualquer sofrimento que não os afete pessoalmente; eles podem se recusar a tomar conhecimento."

Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

22 comentários

  1. Oi Carol, tudo bem? Já tem um tempo que eu ouvi falarem do discurso e achei bacana transformarem em livro. A história da J.K é fantástica e com certeza podem aprender com nosso fracassos! Gostei da dica de leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Sim, achei também muito legal terem transformado em livro.
      Bjss

      Excluir
  2. Olá Carol,
    Eu ainda não assisti nem li o discurso da JK, mas, por conhecer sua vida e tudo o que ela já sofreu, é impossível não querer ler esse livro. Fiquei muito contente pelo que você disse sobre o livro ser bacana para manter na cabeceira da cama. Eu acho muito positivo ela mostrar que, ou ganhou algo, ou aprendeu algo com o que lhe aconteceu.
    Claro que vou anotar a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Com certeza ela tem muitas coisas para dizer, e temos bastante coisas para aprender.
      Bjss

      Excluir
  3. Eu sou doida para ler esse livro, pois ele trás uma motivação para gente muito boa. Querendo ou não o fracasso e o "não" quer a gente leva na vida nos motiva a querer melhorar e conseguir conquistar os objetivos.
    Veja só, ela uma grande escritora, também já passou por fracassos e teve a coragem de nos falar isso ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helana!
      Exatamente. Ele nos mostra, que mesmo nos momentos ruins ou fracassando, ainda podemos tirar coisas boas dali.
      Perfeita essa sua última frase! <3
      Muito obrigada por comentar!
      Bjss

      Excluir
  4. Olha que lega! Eu já ouvi falar desse discuso, e achei muito interessante transformarem em livro pois mais pessoas terão acesso ás palavras dela. Obrigado pela dica. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Com certeza. Tendo ele no Youtube e escrito, mais pessoas terão acesso e isso é maravilhoso!
      Bjss

      Excluir
  5. Olá, tudo bem? Esse livro parece ser incrível para os fãs da autora. Nunca li nada dela, mas esse livro me chamou bastante a atenção. Ótima resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!
      Acho que ele merece ser lido não só por quem gosta deles ou dos outros livros dela, mas por todos.
      Muito obrigada!
      Bjss

      Excluir
  6. Tomei conhecimento deste discurso por conta do livro, e mesmo tendo ficado interessada, confesso que não li ainda, ou mesmo vi no YouTube.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose!
      Muita gente teve conhecimento dele a partir do lançamento do livro. Podendo ler ou assistir, dê uma chance pois vale muito.
      Bjss

      Excluir
  7. Oi
    Já ouvi falar do livro. Apesar de não me interessar em comprar no momento, vou procurar os vídeos no youtube para assistir.
    Beijo
    Raquel Machado
    Leitura kriativa
    Http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel!
      O bom de ter dos dois modos é esse: se quiser lê, é bem fácil e rápido; e também pode assistir, que vale também muito pois vemos as reações dos alunos, rsrs.
      Bjss

      Excluir
  8. Olá, muito boa a sua resenha. Esse livro com o discurso parece ser uma leitura inspiradora, para trazer um novo ânimo ao leitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Com certeza traz um novo ânimo. Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  9. Nossa! Que legal!
    Eu lembro de ter visto parte desse discurso e achei incrível a época.
    Dica mais que anotada! Preciso ler na integra esse discurso!
    Obrigado pela dica!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Leia sim, pois vale bastante. Assistir também é uma boa.
      Bjss

      Excluir
  10. Oie
    eu li apenas uma obra da autora mas fiquei bem curiosa por esse livro, os fãs falaram super bem, vou deixar na minha lista e adorei a sua resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina!
      O livro realmente é muito bom. Recomendo!
      Obrigada por comentar.
      Bjss

      Excluir
  11. Olá!
    Já tinha visto esse livro pela blogsfera, e esse discurso lindo e motivador. É uma discurso que te faz refletir sobre escolhas, sempre quando as coisas não dão certo pra nós, nos fazemos de vítima e já queremos desistir de tudo. É um ótimo livro para ficar na cabeceira como você falou. ótima resenha!

    beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tahis!
      Com certeza é um discurso muito bonito e que merece ser lido.
      Que bom que gostou da resenha.
      Bjss

      Excluir