Resenha - Caixa de Pássaros


"É um blecaute, pensa Malorie. O mundo, o exterior, está sendo desligado. Ninguém tem respostas. Ninguém sabe o que está acontecendo. As pessoas estão vendo alguma coisa que as leva a machucar os outros. A machucar a si mesmas. As pessoas estão morrendo. Mas por quê?"

Quando peguei este livro, estava muito receosa pela leitura, pois é uma história que dividi muito a opinião dos leitores. Ele é daqueles livros 8 ou 80. Uns amam e outros odeiam. Não tem meio termo.
E preciso confessar: faço parte do grupo que amou o livro.
"Caixa de Pássaros", do americano Josh Malerman, Editora Intrínseca, é um suspense psicológico, que mesmo lendo a sinopse, é um pouco difícil de entender sobre o que se trata o livro.
Depois de quatro anos do começo de uma epidemia, restam poucos sobreviventes no Planeta Terra. A única coisa que sabe-se sobre essa epidemia é que não pode-se sair na rua com os olhos abertos, senão a pessoa enlouquece e acaba se matando e matando as pessoas que estão próximas a ela. As pessoas que sobreviveram têm que viver dentro de casa com cobertores tapando todas as janelas e não podem sair sem vendas.
Iremos acompanhar Malorie, uma dessas sobreviventes, junto com seus dois filhos de quatro anos, o Garoto e a Garota. Eles vivem numa casa abandonada próxima ao rio, e o seu maior desejo é sair desse local, fugir para um lugar seguro para ela e os filhos. Mas para fugir, ela terá que remar durante horas e horas, com os seus olhos e dos seus filhos vendados por 32 quilômetros, contando apenas com a sua experiência e os ouvidos treinados das crianças, que nunca viram a luz do sol. Enquanto eles estão fugindo, há algo os seguindo. Seria um homem, um animal ou uma criatura? Por maior que seja o medo, Malorie só sabe de uma coisa: ela não pode abrir os olhos!
Enquanto vamos lendo, a história vai alternando entre passado e presente. No passado, veremos aonde essa epidemia começou, como as pessoas, a princípio, não acreditavam, e como um medo inicial terminou em uma histeria coletiva, em que as pessoas chegavam a um ponto de fazerem loucuras por causa desse medo.
No presente vamos acompanhar a Malorie tomando a atitude de sair daquela casa, e todo o caminho enquanto eles estão no barco, sem conseguirem ver nada.
O livro é muito bem escrito e a trama é bem original. Não sabemos o porquê das pessoas ficarem loucas desse jeito, se é por causa de uma criatura que invadiu a terra e qual o seu formato. Ficamos o tempo todo naquele suspense, e toda vez que os personagens têm que sair de casa para pegar água, por exemplo, ou enquanto eles estão remando, é de um terror psicológico que paramos de ler com medo da gente olhar para fora.
O autor foi muito inteligente ao criar esse medo que não é possível ser visto, então tanto os personagens quanto nós, leitores, não sabemos do que ter medo. Só sabemos que eles não podem abrir os olhos fora de casa.
O final pode acabar decepcionando alguns, mas acredito que condiz com o que foi construído durante todo o livro. O título faz sentido, mas só lá para o meio da história e sinceramente, não é dos melhores títulos quando a gente termina de ler. A edição da Intrínseca está bem feita, com uma capa simples, mas bonita.
Já sabemos que a Netflix está produzindo uma adaptação, mas que ainda não temos uma data. No longa, quem irá protagonizar a Malorie será a Sandra Bullock. Fiquei muito feliz que o livro terá uma adaptação, mas não sei como eles irão fazer, e isso me dá um certo medo. Sobre a escolha da Sandra Bullock, não gostei nada, pois acho ela uma atriz bem fraca. Mas ficamos no aguardo e veremos o que sairá disso.
Enfim, recomendo DEMAIS o livro para todos os leitores que gostam de um bom suspense psicológico e diferente. Gostei muito e do gênero, com certeza, já é um dos meus preferidos no ano.

Já leram? E o que acharam? Gostaram como eu ou se decepcionaram? E lembrem-se: NUNCA ABRAM OS OLHOS!

Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

28 comentários

  1. Eu comprei esse livro porque estava louca para ler, e agora só preciso arrumar um tempo pra fazer isso. rsrs
    A trama me interessou bastante, adoro o gênero, e acho que vou ser dos 80 que gostou muito da leitura. rs
    Sua resenha está ótima, fiquei ainda mais empolgada para ler.
    beijo
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa!
      Espero mesmo que você seja uma dos 80% que gostaram, pois eu adorei o livro e preciso que todo mundo leia para poder conversar sobre ele, rsrs.
      Muito obrigada pelo comentário e pelo elogio!
      Bjss

      Excluir
  2. Oi Carol! Eu não costumo tanto ler livros desse gênero, mas ando saindo da minha zona de conforto nos últimos tempos. Já tinha lido outras resenhas falando do final, é bom pra alinhar as expectativas e quero ver a adaptação da Netflix!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É um livro interessante para você que pretende sair da zona de conforto, mas também acredito que é um livro que pode dividir opiniões.
      Bjss

      Excluir
  3. ah, eu gosto bastante da Sandra, acredito que ela vai fazer um bom papel. Quanto ao livro, se eu curtir mesmo a série, corro pra leitura...
    bj :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Então, não consigo gostar dela, então já fico meio receosa com a adaptação. Mas estou torcendo para ser bom, pois adorei o livro.
      Bjss

      Excluir
  4. Oi.
    Gosto muito de suspenses psicológicos, e esse livro até estava na minha lista, mas acabei recendo spoiler de um leitor revoltadinho em um desses grupos voltados para leitores.
    Por isso perdi um pouco o interesse na leitura, ainda pretendo ler mais para frente.
    Adorei a resenha.
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara!
      Putz, spoilers sempre são ruins e é muita maldade que acha normal dar para os leitores que não querem receber. Mas espero que isso impeça que você faça a leitura, pois a história é muito boa mesmo.
      Muito obrigada!
      Bjss

      Excluir
  5. Oi, Carol!
    Menina, quando anunciaram o lançamento desse livro, eu fiquei super interessada, mas o tempo foi passando e eu fui perdendo o interesse.
    Sobre a adaptação, estou bem ansiosa esperando.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      Te entendo, comprei vários livros por causa do meu hype momentâneo, mas que hoje eu olho para eles e me perguntou porque comprei, rsrs.
      Vamos torcer para que o filme seja bom!
      Bjss

      Excluir
  6. Oie!
    Eu presenteei meu irmão com esse livro (talvez com segundas intenções? Talvez com segundas intenções) e ele gostou, não amou nem odiou, só gostou msm. Eu estou louca para roubar dele e ler, pq adoro thrillers e gosto muito de estudar a construção deles (não me importo tanto com o final, gosto mais da tensão criada).
    Falaram que lembra mt a premissa de Um Lugar Silencioso que saiu por agora nos cinemas e bem... Não sei qual das duas coisas seria pior.
    Gostei muito da resenha :)
    Espero conseguir ler logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jasmin!
      Sempre existe segundas intenções quando damos livros, rsrs. Espero que você goste mais do que ele, pois eu adorei, rsrs.
      Lembra um pouco sim, o filme. A ideia é parecida, mas num, não se pode ver e o outro não se pode fazer barulho. Ambos são muito bons. Recomendo tanto o "Caixa de Pássaros" quanto "Um Lugar Silencioso".
      Muito obrigada pelo comentário!

      Excluir
  7. Oi! Este livro é uma grande dúvida na minha vida! Não sei se amo ou se odeio! A história no decorrer do livro é incrível, você fica se perguntando o tempo todo que criatura ou monstro ou que é isso que deixa as pessoas loucas a ponto de acabar com a própria vida, você fica tenso e prende o ar o tempo inteiro, e ai chega o fim e você fica, o que, cadê o resto, sério? Mas foi uma leitura muito boa pra mim, apesar do final..


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Rsrsrs, te entendo. Tenho vários livros que tenho essa relação também.
      O final é assim mesmo, talvez um pouco decepcionante. Quando terminei de ler, fiquei um tempão pensando e absorvendo o final. Mas o livro em si é ótimo.
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  8. Oi Carolina eu não conhecia o livro até participar da bienal do livro e ter essa capa estampada em um dos corredores. Eu fiquei encantada com o livro e bem curiosa para saber do que se tratava.

    Sua resenha me deixou bastante curiosa para ler esse livro. Espero poder comprar e ler ele em breve.

    Adorei a sua resenha, ficou ótima e me deixou super curiosa pra saber o porque deles não poderem abrir os olhos.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francine!
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha. Espero que quando ler, goste tanto quanto eu gostei.
      Bjss

      Excluir
  9. Olá!
    Eu adoro esse livro. Josh tem uma escrita interessante e os personagens nos deixam bem confusos ao longo da narrativa.
    Além da genialidade de deixar meio que o final a cargo da nossa imaginação.
    Estou bem curiosa com a adaptação cinematográfica.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Sim, a escrita dele é muito boa. O final pode ser decepcionante para alguns, mas quando terminei fique um bom tempo absorvendo o final, rsrs.
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  10. Olá, tudo bem?

    Não consigo ler livro de suspense. Não sei porque. Vi gente amando e outras tantas odiando e eu não me interessei em ler. Não tem nada que faça eu mudar de ideia. Então dessa vez, passo a dica!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Têm gêneros que é difícil mesmo a gente ler. Eu por exemplo, tento sempre ler estilos diferentes, mas romances de época não vai de jeito nenhum. Normal.
      Bjss

      Excluir
  11. Olá Carol,
    Tenho esse livro na estante e morro de medo de fazer essa leitura com medo de não gostar. Fico contente que isso não aconteceu contigo, que o livro te encantou e que você o recomenda bastante. Eu tenho curiosidade de entender como é esse medo que não podemos ver, sabe? Mas tenho medo de descobri como tudo foi trabalhado e me decepcionar.
    Como ando numa vibe muito suspense, vou tentar encaixar esse livro na lista de futuras leituras.
    Beijos,
    https://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Espero que você não se decepcione e que a minha resenha não te atrapalhe na hora da leitura, rsrs.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  12. Oi.

    Já li esse livro, mas confesso que nao achei tão assustado como alguns comentários sobre ele diziam. Achei um pouco fraco e o final foi decepcionante. Sempre que falam dele, eu acho que acabei lendo o livro em um momento errado, sei lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Sério que não gostou tanto? Que pena. Mas algumas vezes não estamos no momento para ler aquele tipo de livro e acabamos não gostando tanto da história.
      Bjss

      Excluir
  13. Oi Carol, como está?
    Acho a premissa desse livro extremamente interessante porque na minha cabeça parece uma mistura de "Os Pássaros" com "Alien - O Oitavo Passageiro". Ok, parece muito estranho comentar isso, mas juro que na minha cabeça é bem assim que isso acontece.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      Mesmo já lendo, não consigo fazer essa mistura, rsrs, mas espero que te ajude a gostar do livro.
      Bjss

      Excluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro porque estava muito a fim e bem no clima de deixar minha cabeça torturada com uma história assim. Não vou dizer que amei loucamente, mas eu curti a leitura de forma mediana; Se eu tivesse de tpm certamente teria arremessado o livro contra parede. Adorei a resenha, como que vai ter uma adaptação para filme, espero que fique bom. Tomara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Rsrsrs, te entendo, pois aquele final pode ser bem decepcionante.
      Estamos na torcida para que a adaptação seja boa, muito boa.
      Bjss

      Excluir