Resenha Dupla: Inverso + Reverso - #OlharNosNacionais


"É isso que os médicos fazem com você: eles te deixam preocupado, confuso, com medo. São profissionais do medo. Não existe temor maior que que descobrir que alguém que você ama está doente e pode ir embora: sem volta, sem adeus. Porque não existe adeus de verdade na morte. Ela é a interrupção seca, abrupta e cruel na vida de uma pessoa. Na verdade, na vida de várias pessoas."

É bem difícil eu dizer que fiquei triste com um livro, mas essa duologia conseguiu me deixar assim. Estou falando de "Inverso" e "Reverso", da Karen Alvares, Editora Draco. Um drama com uma forte influência de "Coraline" e uma interessante interpretação sobre os espelhos - além, é claro, do nosso famoso e adorado suspense.
Preciso primeiro dizer que decidi fazer uma resenha dupla, pois ai é mais fácil falar do geral sem ter que separar os textos. No finalzinho também farei um breve comentário sobre o conto "O Pressente", que se passa entre os dois livros.
O enredo é bem simples: acompanhamos a vida da adolescente Megan, que perdeu a mãe já faz alguns anos e está prestes a se mudar de apartamento. Mas o problema é que depois da morte da mãe, ela não quer mais ser quem ela é e nem viver a vida que ela leva hoje. Ela ama o pai e faz de tudo para a sua irmã mais nova não sentir a falta da mãe como ela sente. Porém, no dia em que ela está arrumando as coisas da mãe para ver o que eles vão levar e o que vão deixar para trás, ela descobre um novo mundo, uma nova vida na qual a sua mãe está viva e tudo parece perfeito. Um reflexo, ou melhor, o inverso da sua vida.
Do outro lado do espelho Megan não é Megan, e sim Megami, uma garota popular, que vive brigando com os pais e não tem como melhor amigo Daniel - tudo o contrário da vida real de Megan. E quando Megami percebe que do outro lado ela não tem a mãe, ela irá fazer de tudo para trocar de realidades e deixar a Megan no espelho, tomando a sua vida.
No primeiro livro, temos basicamente a Megan indo para o outro lado e descobrindo essa nova "realidade", que a deixa indecisa se vale a pena viver uma vida no qual a sua mãe está viva, mas que ela não tem a amizade do seu melhor amigo e nem se dá bem com os pais e a irmã; ou continuar a viver a sua vida, na qual ela vai ter que lidar com a perda, mas também terá o apoio e principalmente o amor do seu pai, da sua irmã e de Daniel.
Já no segundo livro, "Reverso", Megan terá que tentar combater a Megami de um jeito que ela não tenha que voltar ao espelho, pois toda vez que ela volta, ela volta mais fraca e a Megami mais forte, além de ter que lidar com uma doença recém descoberta muito séria. E quando eu disse que essa história me atingiu profundamente, estou dizendo em relação a esse segundo volume. Que livro triste e de certa forma, pesado.
Gostei demais da personagem, pois muitas vezes me vi nela - o estilo das roupas, a personalidade. Mas também gostei do Daniel e das suas inúmeras referências, principalmente às relacionadas a Harry Potter. O pai de Megan é super fofo e um pai extremamente atencioso com suas filhas, tomando todo o cuidado para ser o melhor pai possível. A irmã da Megan é engraçadíssima. Já Megami é insuportável, mas enquanto vamos lendo, vamos entendo porque ela é assim, porque ela ficou assim e que no fundo, ela tem seus motivos - e que são aceitáveis.
A leitura é muito rápida e a história pega o leitor de um jeito, que para o autor conseguir, tem que ser no mínimo bom. E a Karen vai construindo de um jeito que no começo achamos que vai ser mais uma historinha bonitinha, para no final, destruir todos os nossos sentimentos.
Antes de passar para um breve comentário sobre o conto, preciso dizer duas coisas: primeiro que as capas estão lindíssima e merecem um comentário! Segundo, que os autores nacionais que já sabemos, não tem uma vida fácil para ser escritor no Brasil e ter suas obras lidas e reconhecidas, precisam aprender um pouco com a Karen num sentido: em estar sempre em contato com os seus leitores, respondendo comentários, recebendo muito bem os leitores em eventos e várias outras atitudes que não vou citar para não deixar o texto maior do que já está. Mas se fosse fazer ima lista dos melhores autores nacionais em relação a ser atencioso e etc, com certeza a Karen estaria facilmente no topo.
E por último, o conto "O Presente". Ele é bem curtinho, tem 10 páginas, e vai ser narrado pelo Daniel, a única vez que temos ele como narrador. O conto não vai acrescentar nada muito importante, mas é bem fofo.
Espero que vocês não tenham ficado cansados com essa resenha grande, mas é que valia muito a pena ressaltar algumas passagens. Quando o livro é bom, merece uma resenha à altura.
E para vocês já ficarem esperando, enquanto escrevo essa resenha já estou lendo outro livro da Karen, "Alameda dos Pesadelos", então em breve terá resenha aqui no blog também.
Me digam ai nos comentários se vocês já leram algo da Karen e se gostaram, se já leram essa duologia ou se ficaram interessados em ler.

Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

42 comentários

  1. Amei a resenha, ainda não conhecia!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!
      Muito obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Tudo que ressaltou no inicio da resenha é do meu agrado, amo suspense, amo Coraline e tenho pavor de espelhos rsrs. Adorei a premissa reflexo inverso do livro e saber que é uma leitura rápida que destrói os sentimentos do leitor só me fazem querer ler o livro. Nunca i nada dessa Karen, mas fiquei curiosa agora.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Se você gosta de tudo isso, acho que pode gostar dos livros. Muito obrigada por comentar!
      Bjss

      Excluir
  3. Eu particularmente gosto de resenhas grandes, então adorei o apanhado geral que voê deu aos livros. Ainda não conhecia as obras e fiquei curiosa com o suspense.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!
      Fico feliz que tenha gostado e que a resenha não tenha te deixado cansada.
      Bjss

      Excluir
  4. Oi! Achei interessante a influência de Coraline, que é um livro que adoro de todo coração. Gostei de todo suspense e da identificação que você teve com a personagem. Fiquei curiosa com essa outra realidade que ela descobre, e sobre como são as coisas neste outro lugar, As capas são mesmo diferentes, achei super legal!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Fico feliz que tenha se interessado pelos livros.
      Bjss

      Excluir
  5. Oie!

    Nunca senti interesse em ler as obras dessa autora, as histórias nunca despertaram meu interesse, mas tenho uma amiga que já leu um conto dela e gostou bastante...

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nay!
      Gosto muito da escrita da Karen, e ela tem livros de vários gêneros. Vai que algum te interessa?
      Bjss

      Excluir
  6. Confesso que eu não gostei da capa (sei, eu sou meio chata com capas mesmo!kkkkkkkkk...), mas você fez eu me interessar pelos livros! Sua resenha ficou maravilhosa, despertando nosso interesse e simpatia pela protagonista. Já quero ler, ainda mais considerando que a autora é tão atenciosa como você falou. Nunca li nada dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luna!
      Sem problema. Capas sempre dividem opiniões.
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha. E vale muito conhecer a Karen, pois ela é extremamente atenciosa!

      Excluir
  7. Olá! Tudo bom?

    Ainda não tinha ouvido falar do livro, confesso que a capa não me atraiu em nada. Achei interessante o enredo do livro e fiquei bem curiosa sobre essa de Megami querer a vida da Megan, é algo que ainda não tinha visto. Não sei ao certo se gostei de saber que a história é rápida, mas só lendo para eu poder confirmar se gostei ou não ❤️🙏🏻

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Quando disse que a leitura é rápida, é porque a gente entra tanto na história, que nem vê as páginas passando.
      Bjss

      Excluir
  8. Olá, eu não li nada da autora ainda, mas sua ótima resenha me lembrou que quero muito ler essa duologia com uma premissa tão bacana, vi que um dos livros está disponível no kindle unlimited e já vou correndo ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha!
      Verdade, acabei esquecendo de falar que o primeiro está disponível no Kindle Unlimited. Obrigada por me lembrar, rsrs. Espero que goste tanto quanto eu gostei.
      Bjss

      Excluir
  9. Olá!
    Se eu olhasse só a capa, certamente passaria batido. Mas ao ler sua resenha fiquei interessada com a premissa e por ter elementos tão interessantes. Sou fã de suspense e histórias com personagens que tem química, nos fazendo entrar na trama e devorar a leitura.
    Vou procurar pra conhecer mais a fundo!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      A Karen consegue misturar muito bem o suspense e o drama, e se você gosta de histórias assim, tem chance de curtir o livro.
      Bjss

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu já vi a capa desses livros e conhecia a sinopse só por alto. Confesso que não é o tipo de enredo que me atraia e, por isso, não tenho muita curiosidade de ler.
    No entanto, lendo sua resenha fiquei mais inclinada a dar uma chance. Parece que a autora desenvolveu bem a história e os personagens, e que a leitura é muito envolvente. Além disso, gostei de saber que tem referências a Harry Potter.
    Fico feliz de saber que você gostou tanto dos dois livros e vou anotar a dica para ler futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Os personagens da Karen são sempre muito bem construídos e isso ajuda muito o leitor a gostar das histórias.
      Bjss

      Excluir
  11. Olá
    Até hoje só tive a oportunidade de ler e resenhar Inverso que confesso ter gostado e adorado a premissa bem diferente que ela contém. Espero poder conferir a continuação dessa história.
    Beijuh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      Se você gostou do primeiro, acredito que vai adorar o segundo, pois é muito melhor.
      Bjss

      Excluir
  12. Olá,

    Já vi muita essa duologia por aí e sei que recebe muitos elogios, porque li alguns comentários sobre. Fiquei curiosa para saber como Megan mudará, pois não é um processo fácil e acredito que ela terá alguns obstáculos a enfrentar, o que só torna a trama mais interessante.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayenne!
      Disse tudo. Problemas atrás de problemas.
      Bjss

      Excluir
  13. Oiie!
    Menina deixa eu confessar que as capas me afastariam desse livro em um galope kkkk.
    Sem contar que se trata de um suspense , né?
    Porém essa resenha maravilhosa me deixou bem interessada pela leitura.
    Dica anotada.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Estou me surpreendendo com os comentários sobre a capa, rsrs. A maioria não gostou... Devo ser estranha, rsrs.
      Fico contente que tenha gostado da resenha!
      Bjss

      Excluir
  14. Olá,
    não tinha lido nenhuma resenha a respeito desses livros ainda. Achei a premissa bem singular, e o fato dele ter mexido tanto contigo também é um ponto positivo ao ver. Gosto de livros que despertam sentimentos, emoções e que até incomodam de alguma forma, sabe? Gosto de sentir durante a leitura e estes parecem ser livros com essa característica.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Delmara!
      Também adoro livros que mexem com a gente de algum jeito. Acredito que esse deva ser o principal objetivo dos autores, não?
      Bjss

      Excluir
  15. Oi, Carol

    Acho a proposta desses livros bem bacanas. É uma escolha difícil a dela, eu honestamente não me imagino sem minha mãe, então seria uma encruzilhada.
    As capas estão realmente lindas. E você gostou mesmo da escrita da autora, leu um livro atrás do outro, o conto e já está em outro livro! Hahhaa

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires!
      Exatamente, essa é a questão do livro: o que você escolheria? Porque, qualquer escolha vão ter perdas...
      Sim, adorei, rsrs.
      Bjss

      Excluir
  16. Olá, tudo bom?

    Ainda não conhecia essa obra, mas fiquei encantada com a premissa. É realmente diferente e fiquei imaginando qual seria a minha escolha (e curiosa sobre como a Megan lidou com isso). Por outro lado, é legal ver que a autora dá atenção aos seus fãs e realmente é uma pena que os autores nacionais não tem tanto destaque ou espaço. Já coloquei na lista de desejados e espero conseguir ler logo <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Olá, como vai?
    Realmente vida de escritor nacional não é fácil, começando pelo preconceito de muitos leitores que temos no Brasil. Adorei sua indicação de Karem justamente por ter personagens que me chamaram bastante atenção no enredo, anotei a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Sim, é extremamente difícil.
      Que bom que curtiu a dica.
      Bjss

      Excluir
  18. Olá!
    Nossa fiquei impressionada com a sua resenha e confesso que eu não conhecia nem a autora e nem as obras. Achei a capa bem chamativa para falar a verdade, mas a história em si e a resenha me chamou bem a atenção. Gosto muito de Coraline e atualmente o que tem mais me atraido são livros com um certo suspense.

    Dica anotada!

    beijos
    http://www.livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha! <3 Pelo menos, alguém gostou da capa como eu, rsrs.
      Bjss

      Excluir
  19. Oi, tudo bom?
    Já li um outro livro da Karen e gostei bastante, Alameda dos Pesadelos, já leu?
    Já vi as capas desses dois livros por aí algumas vezes e elas não me atraem muito, mas a premissa é muito boa, pretendo ler qualquer dia. Adorei a resenha dupla.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe!
      Já li sim. Li em seguida desses e inclusive é a próxima resenha do blog. Mas ainda gosto mais desses dois.
      Bjss

      Excluir
  20. Oii Carolina, tudo bem? Gostei muito da sua resenha, bem completa! Me deixou realmente instigada com esses livros, e a dica foi certamente anotada, pois amo um bom suspense, principalmente com uma premissa mais "maluquinha" assim. :)


    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabrielly!
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha. <3
      Bjss

      Excluir
  21. Olá,
    Que bom que esses livros te agradaram e que são rápidos de ler. Eu não achei muito legal a capa, achei bem feia para ser sincera. Eu achei muito muito legal você ter se prolongado na sua resenha e ter apresentado melhor esses personagens, pois eles pareceram muito interessantes.
    Vou anotar a dica, mas vou colocar uma capa nessas capas haha
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Vim descobrir com essa resenha, que a maioria não gostou, então o meu gosto que deve ser estranho, rsrs.
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha mais longa.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir