Resenha - A Desconstrução de Mara Dyer (Série: Mara Dyer - Livro 1)


"Meu nome não é Mara Dyer, mas meu advogado disse que eu precisava escolher alguma coisa. Como pseudônimo. [...] Sei que ter um nome falso é estranho, mas confie em mim: é a coisa mais normal a respeito da minha vida no momento."

A primeira vez que peguei esse livro na mão, foi a uns dois anos, enquanto estava andando na Fnac que tem aqui perto de casa, e comecei a ler ele ali mesmo. Li uns dois capítulos e depois disso não saiu mais da minha lista de desejados. Até que comprei ele depois de um tempo, porém ele ficou pelo menos um ano parado na estante. Então, esse ano decidi tirar o pó dele e venho hoje contar o que achei da história.
"A Desconstrução de Mara Dyer" , Editora Galera Record, da americana Michelle Hodkin, é uma fantasia dramática com uma pintada de suspense.
Aqui, acompanharemos Mara Dyer, uma jovem que acaba de sair de um acidente fatal ilesa. Porém, ela se culpa pela morte de sua melhor amiga, Rachel, de Jude, o seu namorado e de Claire, a irmã dele.
Só que ela não se lembra de nada do acidente, nem o porquê estavam naquele prédio abandonado e nem o que estavam fazendo. E depois de perder a única amiga que tinha, ela entra em uma depressão profunda e a solução que sua mãe acha é a família mudar de escola, de cidade, de tudo, inclusive de nome.
Mara Dyer, que estudava em uma colégio público, quando se muda para a Flórida, não consegue se adaptar muito numa escola particular, com vários filhinhos de papai. Para piorar, ela só faz um amigo e ainda se apaixona pelo maior bad boy da escola, que tem a fama de ficar com todas as garotas da escola.
Entre visões de seus amigos morrendo, alucinações (ou seriam premonições?) e sua profunda depressão, ela só quer conseguir lembrar de tudo e talvez conseguir fugir da loucura que vai tomando sua mente.
Primeiro, tenho que dizer, que só cheguei nesse livro a alguns anos atrás por causa dessa capa maravilhosa. Amo capas meio darks, e essa me chamou a atenção de um jeito que vocês não imaginam. Como li depois de um tempo do primeiro contato, o entusiamo já não estava tão alto e por isso o começo da leitura foi um pouco mais lento, mas depois... voou bonito!
A história vai ter uma pegada de fantasia com suspense, mas para mim o ponto forte foi o drama. Adoro livros que são repletos de drama, principalmente os pessoais e a Michelle Hodkin consegue construir isso muito bem nesse primeiro livro.
O drama da Mara Dyer é muitas vezes bem pesado, com ela se culpando muitas vezes das mortes dos amigos e com as visões, a saúde dela é afetada, com desmaios frequentes - tanto em casa, quanto na escola.
Os personagens são muito bem construídos, principalmente a protagonista. Mas como sempre acontece com livros desse livro, o bad boy, que no caso é o Noah, sempre tem uma personalidade que ninguém conhece, mas que a protagonista vai acabar conhecendo e isso também acontece aqui. Mas ele é um personagem que vai crescendo com o passar das páginas e acabamos gostando dele - e a aproximação repentina dele com Mara Dyer no final faz sentido.
Depois da Mara, o personagem que mais gostei foi o Daniel, o irmão mais velho dela. Mesmo com tudo que ela passou e que ainda está passando, ele é o melhor irmão que ela podia ter e é tão bonito ver a relação dos dois, e o cuidado que ele tem com ela... Melhor antagonista do livro!
O final é super frenético e descobertas atrás de descobertas são apresentados aos leitores, nos deixando super ansiosos em ler o próximo da série.
Um livro que quando peguei na mão, lá na livraria, já sabia que eu ia gostar. Recomendo para quem gosta de um bom drama, com um pouco de suspense e fantasia.

Ordem da série Mara Dyer:

      1. A Desconstrução de Mara Dyer;
      2. A Evolução de Mara Dyer;
      3. A Vingança de Mara Dyer

E esse ano, a Galera Record está lançando o primeiro volume da série do Noah Shaw, sendo que o segundo volume sai esse ano lá nos EUA (porém, não sei quantos livros serão, mas tem chance de também ser uma trilogia).

Ordem da série Confissões de Noah Shaw:

      1. A Construção de Noah Shaw;
      2. The Reckoning of Noah Shaw (ainda não tem título traduzido)

Já leram? Lembro que esse livro teve uma onda de hype bem grande. O que acharam? Gostaram como eu? Já leram os próximos? Continuam bons, melhores ou piores?

Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

10 comentários

  1. Gente, estou com este livro na minha lista de desejados e faz um tempão mesmo. Sempre olho lá nas minhas solicitações do Skoob sabe. Mas é que demora para achar os outros dois e agora que vi que tem mais ainda. Acho super interessante esta história. Obrigada por me atualizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greici!
      Ele também ficou bastante tempo parado na minha estante. Também só fui descobrir quando estava escrevendo a resenha dessa nova série.
      Espero que goste quando for ler.
      Bjss

      Excluir
  2. Oiiiii,

    Eu nunca tinha visto este livro e achei a capa dele bem chamativa também. É uma história que eu não conhecia mesmo, mas fiquei bem curiosa para saber um pouco mais sobre este drama que envolve a morte dos amigos, sobre o que realmente aconteceu e como as coisas vão se desenrolar para a personagem principal. Super anotei a dica aqui e espero poder conferir em breve.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      A capa realmente é linda! Espero que goste da leitura!
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  3. Olá, essa capa chama mesmo a atenção. Gostei muito da sua resenha e já deu aquela vontade de ler esse livro, especialmente por você ter mencionado essa relação entre os irmãos, e eu amo histórias que tenham irmãos.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É linda essa capa!
      Gostei muito da história e a relação dos irmãos é uma parte muito gostosa de se ler.
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha.
      Bjss

      Excluir
  4. Olá!
    Tenho uma colega que leu e simplesmente ficou fascinada com essa trilogia. Agora lendo sua resenha fiquei bem curiosa sobre a morte dos amigos e ter também essa relação já que envolve também um bom drama, mistérios.
    Vou procurar pra conhecer, principalmente que agora terá novos lançamentos sobre personagens da série.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Ainda não consegui ler os outros dois, mas realmente espero que sejam tão bons ou até melhores.
      Espero que curta a leitura!
      Bjss

      Excluir
  5. Esse livro não faz muito meu estilo, mas a história é tãooooo interessante! Esse cenario de suspense é assustador e instigante.
    Amei sua resenha!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Realmente o cenário é bem interessante.
      Muito obrigada!
      Bjss

      Excluir