Resenha Atrasada - Coraline


"Coraline despertou com o sol do meio da manhã em cheio sobre o seu rosto.
Por alguns momentos, sentiu-se totalmente deslocada. Não sabia aonde se encontrava, nem estava totalmente certa de quem era. É surpreendente o quanto do que somos depende da cama onde acordamos pela manhã, e é surpreendente o quanto isso é frágil."

"Coraline", de Neil Gaiman, Ed. Rocco, é com certeza um dos melhores infanto-juvenis que já li. Juvenil nem tanto assim. É um livro para crianças, com muitas fantasias; e um livro adulto, com muitas referências entre linhas e aberta a uma bela discussão psicanalítica. Freud ia gostar.
Coraline é feita de magia, de inconsciente, de interrogações. Freud ia adorar conhecer essa menininha de imaginação fértil e de questionamentos para serem resolvidos.
Ela é uma criança curiosa que acaba de se mudar para uma casa cheia de janelas e portas, mas existe uma unica porta que abre para uma parede de tijolos ou para um corredor escuro e gelado, conforme a hora e a ocasião. Do lado de lá dessa porta, existe um outro pai e uma outra mãe, uma casa igual a sua e com pais bem mais legais que o dela. Do lado de lá a comida é mais gostosa do que ela sempre come e o seu quarto é bem mais bonito.
Mas como tudo que é bom, tem sempre um "se", a coisas acabam se complicando com o desenrolar da história.
Um mundo envolto em mistérios e fantasias lhe é apresentado, e só ela pode decidir o que é mais importante e prioridade para a sua vida. E uma decisão errada pode ser devastadora para uma menina que está à procura de aventurar e surpresas.
Li o livro e assisti o filme, e ambos são envolventes e nos prendem do início ao fim. É surpreendente como buscamos as coisas sem pensar nas suas consequências, e depois precisamos sair correndo atrás dos nossos erros para reverter situações inusitadas.
Recomendo para todas as idades. As crianças vão adorar se aventurar com Coraline, e os adultos vão se questionar diante da sedução de situações que podem encantar num primeiro momento, mas que teremos que lidar com suas consequência lá na frente.

Cláu Trigo!

15 comentários

  1. Oi Carol! Coraline é um dos meus livros favoritos da vida! Li esse livro muito nova, e lembro que fiquei morrendo de medo da história! Embora tenha amado e me encantado pela escrita, fiquei apavorada! Mas foi com ele que conheci Neil e a partir daí foi só amor! O filme também é maravilhoso! E como diz meu marido, não é pra criança não! Obrigada pela resenha!

    Bjoxx - Aline

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler esse livro, pois amo de paixão o filme. Acho a fantasia dele incrível e realmente envolvente. Quero o livro para ler junto com meu filho, a moral do livro é perfeita, para todas as idades mesmo.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Cláu!

    Tudo bem? Eu ganhei esse livro quando era bem novinha e quase morri com a leitura (tanto que nunca assisti a animação!) e não acho que vá reler em algum momento, não por continuar tendo mendo (mesmo esta sendo uma possibilidade real), mas porque não gosto desse tipo de narrativa.

    Fico feliz em saber que a adaptação é tão envolvente quanto a obra, isso é uma coisa realmente rara, mas como eu disse, vou passar a dica desta vez.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Assisti ao filme e adorei, realmente é uma obra que cabem muitas análises e que nos faz pensar e muito!

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi.

    Você acredita que eu nunca vi o filme? Eu tenho vontade, tem o filme na Netflix e até agora eu não vi. Também não li o livro, mas assim como o filme, também tenho curiosidade em conhecer.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Assistir o filme mas não li o livro. No final achei a história um pouco sóbria,talvez pela idade de quando assistir o filme, não sei. Na época não pensei nessa moral de história, mas como você disse para os mais "velhos" o jeito que a história trás essa reflexão é muito boa. Beijos'

    ResponderExcluir
  7. Eu li a HQ e gostei muito. Mas o favorito ainda é o filme nesse caso, olha só! hahaha
    A história é muito macabra, mas gosto bastante dessa coisa sombria e tal.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Cláu!
    Tenho muito amor por esse livro. Não faz tanto tempo que o li, mas fiquei completamente encantada com toda a percepção de Coraline. Ainda quero assistir o filme também.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Ainda não li esse livro, mas tenho muita vontade de ler, pois gosto muito de como esse livro parece ser atemporal e para todas as idades também. Eu fiquei muito contente por saber que é um dos melhores do gênero que você já leu. Outra coisa que me agradou também são as lições que esse livro parece trazer.
    Vou anotar a dica, sem dúvidas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar tanto de Coraline! E não entendo por que ainda não li. Sério. Sempre ouço as pessoas falando do quanto esse livro é bom, ele aparece direto em grupos de leitores sempre que a pessoa cita uma história preferida, mas nunca sequer coloquei na minha lista de futuras leituras. Está na hora de mudar isso.

    Será que causa um impacto semelhante ao de O Pequeno Príncipe? Estou curiosa sobre a história.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Cláu!
    Eu já devo ter visto o filme umas duas vezes na época em que tinha TV à cabo aqui em casa, mas não gostei em nenhum momento, rs. É fato que fujo de leituras e filmes do gênero de terror, mas mesmo as tramas apenas sombrias e um tanto macabras como Coraline me repelem do mesmo modo. É um livro que vejo mesmo muitos elogios, mas que não pretendo mesmo ler. Mas que bom que você gostou!
    Beijos,
    Sâmmy

    ResponderExcluir
  12. Olá, amei conferir sua resenha sobre Coraline, eu vi o filme e fiquei curiosíssima para ler a história, aliás, sou curiosa para ler todos os livros do autor.

    ResponderExcluir
  13. Oi Cláu,

    Perfeita a sua colocação de que Freud gostaria dessa história, rs. Eu já assisti ao filme, mas eu não tive a oportunidade de ler o livro ainda. Sua resenha me empolgou bastante, acho que pode ser caracterizada como infantil, mas com certeza traz muuuuuuita coisa para nós adultos refletirmos :)

    beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu li Coraline há muitos anos e realmente é uma leitura repleta de ensinamentos e bem reflexiva principalmente para nós que temos mais idade para absorver as narrativas.
    Ainda tenho curiosidade com o filme e vou buscar pra assistir.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Nunca li Coraline, assisti a uma adaptação e achei os elementos da obra interessantes e fantástico, porém o livro não tinha despertado minha atenção, até que li algo do Neil, fiquei fascinada e agora quero ler tudo desse autor, acho mágico o modo como ele transformar algo simples em extraordinário.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir