Resenha: Feita de Letra e Música - #OlharNosNacionais

Vou te dizer uma coisa: se eu fosse princesa, nunca iria usar vestido. E, se fosse usar, iria ser daqueles que nem chamam atenção. O resto do tempo seria jeans e as camisetas das minhas séries favoritas, porque esse negócio de vestido repolhudo é de dar medo. E agonia. E uma fúria irracional."

O outro livro de Junho para o nosso desafio Olhar Nos Nacionais, foi "Feita de Letra e Música", Editora Matrix, da Adrielli Almeida, e acabei me lembrando que tinha um marcador do livro autografado por ela quando estava escolhendo qual eu iria usar durante a leitura.

A história é bem simples, sem nada muito inovador, mas a escrita da Adrielli, junto com a construção dos personagens, deixa a leitura muito gostosa e fluída.

Aqui, iremos acompanhar o dia-a-dia de Lívia Bonjardim, uma jovem normal, como eu e você. Ela tem um blog chamado Believe, onde ela escreve seus problemas de garotas, como namoro, colégio, bem-estar, família, etc.

A única diferença maior é que ela escreve anonimadamente para milhares de jovens, que lêem o blog para discutirem seus problemas.

Além de escrever para o blog, no mesmo caderno que estão todos os textos rascunhados há também letras de música, que ninguém sabe que ela escreve.

Durante uma festa de aniversário da sua meia-irmã, Lívia perde o seu caderno e espera que alguém encontre, torcendo para que não seja ninguém do colégio.

Vão passando os dias, até que ela esquece do caderno. Sua nova preocupação se torna Zach, o irmão da sua melhor amiga que acabou de voltar dos EUA. Entre discussões e risadas, eles começam a se aproximar e começar um relacionamento. Junto com o namoro, Lívia começa a escrever letras de música para a banda de indie rock de Zach para um festival de música.
Além do mais, existe um segundo lado meu: o da música. Como se eu fosse feita de letra e música. Meio a meio, metade-metade, 50% e 50%. Todas as letras de música que escrevi estavam lá; todos os meus textos; todas as informações do Believe; as minhas informações. Engoli aquela maravilhosa sensação de desespero."
No entanto, no melhor momento da sua vida, a pessoa que acha o caderno começa a chantageá-la. Essa pessoa é o vocalista de outra banda que também está participando desse mesmo festival, e que tem letras horríveis. Ele só aceita não entregá-la desde que ela comece a escrever também para eles e a partir disso, Lívia fica entre a cruz e a espada. Trair o namorado ou ter sua identidade descoberta?

Entre namoros, brigas, discussões, músicas e indecisões, Lívia no final terá que decidir o que é melhor para ela e tenho que dizer que o final me surpreendeu demais. Não esperava a atitude dela e fiquei muito feliz com a sua escolha.

Livia, apesar de muitas vezes ser insegura, é uma personagem bem construída e gostei demais de acompanhar o seu dia-a-dia. Vivi, sua melhor amiga, é uma personagem muito engraçada e sempre que ela aparecia, acabava dando gargalhadas e gargalhadas.

Desde o começo não sabia se gostava do Zach. Apesar de muitas vezes ele ser amoroso e tudo o mais, ainda tinha alguma coisa me incomodando nele e o final foi a fagulha para a minha incerteza.

A história como um todo é bem jovem, mas também bem real em vários momentos. A gente sabe como é ser adolescente e como conseguimos arranjar problemas com tudo, rsrs.

Gostei bastante da leitura e o final se concretizou perfeitamente. A relação da Lívia com o seu blog é bem interessante, até porque muitas de nós hoje também temos um e independentemente do assunto, o nosso sentimento com ele é sempre muito parecido.

A Adrielli publicou o segundo livro em 2016, intitulado "Feita de Melodia e Sonho" (adoro esses títulos). A edição está boa, com poucos erros gramáticos e de revisão - o que me deixa muito feliz! As capas dos dois livros não são das mais bonitas, mas são aceitáveis.

Recomendo para quem quiser uma leitura mais leve, rápida e gostosa de se fazer!

Até a próxima e boa leitura!

Carol!!!

36 comentários

  1. Oiiii,

    Preciso dizer que adorei esta proposta de dar uma chance para os nacionais, porque é um mercado com obras incríveis e que infelizmente nós não damos a importância que merece. Gostei muito da premissa do livro e fiquei curiosa para saber qual escolha ela vai fazer e porque te surpreendeu positivamente, é sempre bom quando o desfecho do livro agrada. Já anotei a dica aqui e espero poder ler em breve.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha!
      Foi exatamente esse o nosso objetivo ao criar o desafio.
      Talvez muitos leitores não gostem do final, mas eu adorei, rsrs.
      Bjss

      Excluir
  2. Amei e preciso ler mais nacionais.
    Adorei a proposta da história e estou aqui me perguntando pelo desfecho e qual escolha que ela irá fazer hauha

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clayci!
      Todos nós precisamos ler mais nacionais e esse é o objetivo do nosso projeto.
      Bjss

      Excluir
  3. Oi, Carol!
    Já tem um tempo que quero ler esse livro, ainda mais desde que o segundo saiu, e sua resenha me fez perceber que posso gostar muito da leitura também! Trama leve e clichê, envolvendo músicas e ainda uma protagonista que tem blog é muito a minha cara, então fiquei ainda mais animada para lê-lo, ainda mais que eu conheci a escrita da autora na antologia Blogueiras.com e gostei muito do conto dela! Eu particularmente gosto das capas dos livros, são fofas, hehe. Valeu a dica!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ Sonhando aos Vinte ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sâmella!
      Depois que acabei o primeiro, agora também estou bem ansiosa pelo segundo. A trama é bem levinha e clichê, mas vai trazer uma discussão interessante no final.
      Já eu, não curti muito as capas. Mas são gostos diferentes!
      Muito obrigada por comentar!
      Bjss

      Excluir
  4. Não conhecia o livro ou mesmo a autora, mas mesmo que a trama não tenha nada de inovadora eu gostei da premissa, ainda mais por saber que o desfecho te surpreendeu demais. Histórias jovens são ótimas para curar ressacas literárias, então anoto a recomendação.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      O enredo é bem simples e não tem uma grande inovação, mas o final consegue trazer uma discussão muito interessante e até importante.
      Concordo! Histórias desses tipos ajudam muito a sair de ressacas literárias.
      Bjss

      Excluir
  5. Olá! Achei bem infanto juvenil a história, e não se pegaria pra ler assim, por se tratar de ser uma história bem pequena, e meio que fora da minha zona de leitura. Entretanto gostei da pegada jovem, da garota que escreve e compõe.. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Apesar da trama ser bem jovem, ela traz algumas reflexões bem interessantes sobre alguns assuntos.
      Bjss

      Excluir
  6. Olá!
    Ainda não conhecia essa história, mas já anotei a dica. O título é ótimo e gostei bastante do que li sobre a trama. Já faz um tempo que não leio livros para essa faixa etária, mas sempre procuro boas indicações para comprar para meus sobrinhos!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Também gosto bastante do título.
      Acho que é um livro para todos os tipos de leitores.
      Bjss

      Excluir
  7. Ola!
    Confesso que já tinha ouvido falar desse livro, mas não tinha parado para prestar atenção ou ler uma resenha por ter achado a capa bem infantil e isso infelizmente não é o meu estilo. Entretanto, a sua resenha me surpreendeu positivamente e eu achei a premissa bem interessante e acredito que leria a obra pra fugir das ressacas literarias que vem me assombrando regularmente por esses tempos.

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara!
      A capa pode mesmo passar uma impressão de ser uma história mais infantil. Fico realmente feliz que tenha gostado da premissa e concordo que é uma ótima escolha para sair de ressacas literárias.
      Bjss

      Excluir
  8. Olá, Carol!

    Você quase sempre me apresenta livros dos quais nem tinha ouvido falar antes e que acabo desejando ler.rs Sua resenha de Feita de Letra e Música me instigou muito e se tivesse uma oportunidade leria. Parando para pensar aqui... quase não tenho lido livros de adolescentes, sabe? O máximo que li este ano foi Harry Potter, se não estou enganada, que é mais infantojuvenil. Sinto saudades de livros assim.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luna!
      Fico muito feliz que goste das minhas sugestões! É uma leitura super rápida e bem juvenil, mas muito bem escrito e com um final, que eu particularmente, gostei demais!
      Bjss

      Excluir
  9. Oie Carol!

    Não conhecia esse livro e adorei essa "tag" de olhar nos nacionais, confesso que tenho dado muito mais chances para livros nacionais agora do que quando era adolescente.

    Adorei conhecer mais desse livro, que parece ser bem legal, mas que não me interessou no momento, e concordo com você que os títulos são bem legais!

    Beijos
    Carol
    www.thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      É mais um desafio mesmo, de lermos mais nacionais durante o ano. E vou dizer que não tenho nenhum arrependimento em criar ele. Pelo contrário!
      Fio feliz que tenha gostado da iniciativa!
      Bjss

      Excluir
  10. Oiii tudo bem???

    Não conhecia esse livro, e confesso que não me atraiu muito, a história parece ser bem simples mesmo, e fofinha, acho que não seria uma leitura pra mim agora.
    Adorei conhecer a história e sua resenha está otima,
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!
      É uma bem simples e fofinha, mas a leitura é super gostosa de se fazer e o final pode surpreender.
      Bjss

      Excluir
  11. Olá!
    Ainda não conhecia a história, mas o título chama bastante a atenção. Parece uma história sobre dia-a-dia, mas contado de uma forma bem gostosa de se ler, com aquela típica tensão da época da adolescência. rs
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucy!
      Resumiu bem o livro. Tem um pouco daquele dia-a-dia do adolescente, com uma escrita leve e divertida. E um final muito interessante!
      Bjss

      Excluir
  12. Parece ser uma leitura bem leve, e eu gosto bastante de livros assim. Achei a trama bem cativante, e essa capa está muito fofa, foi algo a mais que me fez querer ler a obra. Gostei da resenha!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Exatamente. É um livro leve e divertido.
      Muito obrigada e fico feliz que tenha gostado da dica!
      Bjss

      Excluir
  13. Olá!
    Adorei essa capa e a premissa. Confesso que as vezes deixamos passar algumas indicações por não darmos conta de ler e conhecer tantos autores, mas sempre que posso gosto de me aventurar em novas propostas.
    Parece ser uma leitura bem interessante e um bom entretenimento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Acontece muito isso. Temos tantos livros para ler, que esquecemos alguns livros que temos ou indicações que recebemos.
      Bjss

      Excluir
  14. Oi Carol,
    Estou um pouco cansada desse tipo de história, principalmente, porque envolve chantagem e um romance que parece ser bem melosinho. Achei sua resenha, no entanto, bastante instigante e fiquei com vontade de anotar essa dica, porque esses livros são bons para intercalar entre leituras densas.
    Vou anotar a dica, você me convenceu.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      O romance é um pouco meloso, mas não está presente em todo o livro. A autora soube dividir bem, para não ficar só no romance.
      Fico feliz que tenha conseguido te convencer, rsrs.
      Bjss

      Excluir
  15. Oi, Carol

    É uma história bem jovenzinha mesmo, por isso não é muito meu estilo.
    Você muda de marcador conforme muda de livro? Menina, eu leio com o mesmo marcador há uns três anos, ele está caquético! hahahahah
    Apesar de não ser muito minha praia, achei esse lance dela perder o caderno e começar a ser chantageada legalzinho, daria um bom filme do Disney Channel, por exemplo!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tami!
      Mudo sim, rsrs. Para cada novo livro que estou lendo, escolho um marcador diferente. Se tiver o marcador do livro, vou com ele, se não, tenho uma ordem que sigo, rsrs.
      Bjss

      Excluir
  16. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro, parece ser uma leitura rápida e envolvente, apesar de eu não curtir muito romance, acho que pegaria isso livro. De qualquer forma vou indicar para as meninas do blog.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      A leitura é bem rápida mesmo e acho que a história consegue agradar diversos tipos de leitores.
      Bjss

      Excluir
  17. Não conhecia a autora e também achei os seus títulos muito instigantes. Gostei das capas e entendo os erros de revisão que as vezes passam em obras independentes. Fiquei curiosa e anotei a dica aqui para quando eu quiser uma leitura mais leve.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!
      Acho os títulos muito legais! É uma ótima sugestão para lermos depois de um livro mais pesado.
      Bjss

      Excluir
  18. Oie, tudo bom?
    Que história fofa! Parece ideal para leitores mais jovens, pois trata de um assunto bem bacana como a musica e essa coisa de fazer o certo ou se arriscar. Adorei seu post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!
      É uma história bem fofa mesmo. Essa questão da música é sempre muito divertida e o final é bem interessante!
      Bjss

      Excluir