Resenha: Querido Jaime - #OlharNosNacionais


Engoliu seu café fazendo força, enfiando tudo goela abaixo com bolacha de maisena. "Aqui tem tudo!". Como foram duros aqueles momentos que antecederam a sua necessária partida. A casa o oprimia, mas o pensamento de enfrentar o mundo o oprimia mais. Ele não gostava de sair."

Comprei esse livro dois anos atrás, enquanto estava passeando na Paulista. Para quem não sabe, o Eduardo vendia os seus livros na Avenida Paulista, junto com os camelôs e artesãos. Até recentemente ele vivia da venda dos exemplares de "Querido Jaime".

Já conhecia o trabalho do Eduardo por causa do Facebook e dos diversos grupos literários que participo, e aproveitei a oportunidade de encontrá-lo e, como uma boa leitora compulsiva, não me aguentei e tive que comprar. O Eduardo foi super simpático - além de que a sua assinatura é a melhor!

Aqui em "Querido Jaime", acompanhamos a rotina do solitário Jaime, um senhor de 72 anos que se sente oprimido dentro da sua própria casa. No dia em que vai pegar a sua aposentadoria, enquanto está voltando para casa, um grupo de jovens tenta roubá-lo e na ação, além de perder todo o dinheiro que ele tinha, ele bate a cabeça e desmaia.

Ao acordar, ele dá de cara com um morador de rua que está tentando ajudá-lo, mas como Jaime está um pouco confuso, ele tenta atacá-lo e acaba fugindo.

Enquanto tenta se lembrar, Jaime vai caminhando por São Paulo, principalmente na região central, em uma jornada de autoconhecimento. E, nas suas andanças, Jaime descobrirá uma cidade diferente, pois agora ele não estará observando por cima, mas sim por baixo, pois ele viverá com os moradores de rua e verá que pessoas que estão nas ruas não são tão ruins como muitas vezes imaginamos, e verá um lado ruim do ser humano.

Entre memórias da infância e da época em que era casado, Jaime nos mostrará que ele não é daqueles velhinhos dos filmes de Hollywood e ao tentar consertar os erros do passado, ele irá perceber que nossos atos têm consequências sérias e que não será tão fácil recuperar o que ele perdeu.

E o final... que final! Não esperava, mas que foi chocante e triste, foi!

A escrita do Eduardo é excelente e sua narrativa é uma delícia de se ler. Em alguns momentos, ele vai pedir licença ao leitor para apresentar algum momento do passado de Jaime e isso dá um diferencial para o enredo.

A história é muito realista e representa muito bem o dia-a-dia de uma cidade. Essa construção talvez tenha ficado tão boa pelo fato do próprio autor vivenciar isso em uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo, enquanto vendia o seu livro.

A edição, apesar de não ter nenhuma editora por trás, está maravilhosa, com ilustrações do próprio autor no começo dos capítulos. Provavelmente um dos melhores livros independente que já li no quesito edição e revisão.

O Eduardo, além de ter escrito essa excelente história, ainda fez a capa e todas as ilustrações. Detalhe: esse livro era para ter sido um quadrinho, por isso todas as ilustrações - que são belíssimas, por sinal! O livro que eu tenho é a segunda edição, no qual ele acrescentou os primeiros quadrinhos e desenhos, além de algumas fotografias que imagino que ele que tirou de moradores de rua, que devem ter inspirado bastante a sua história.

Um livro que é bem rapidinho de ser lido por causa das suas 110 páginas (e como vocês já sabem, novamente demorei mais do que devia - mas podem colocar a culpa no final de semestre da faculdade, rsrs) e que tem uma história muito realista e sincera, e que por causa disso, deveria ser lido por todos.

Novamente me surpreendo com os nossos autores, que muitas vezes são menos conhecidos e lidos do que deveriam. E ainda não tive nenhuma decepção com o desafio! Estou escolhendo bem!

Até a próxima e boa leitura!

Carol!!!

30 comentários

  1. Oi Carol!

    Acredito que nunca li nada desse livro, ou se li não prestei muita prestei atenção.

    Fico feliz que o livro tenha se mostrado proveitoso, é sempre muito bom descobrir novos talentos nacionais e confesso que sua resenha muito curiosa, especialmente sobre esse final tão surpreendente. Já está na minha wishlist!

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessie!
      Teve uma época que ele estava até bem famoso na internet.
      Adoro quando descubro um novo livro nacional, principalmente quando são tão bons quanto esse.
      Espero que goste da leitura!
      Bjss

      Excluir
  2. Enfim, que bacana ver um livro nacional tão diferente dos que já estamos acostumados a ver pelos blogs.
    Adoro indicações diferentes! Também gostei bastante do seu blog!
    Gostei de sua observação sobre a questão de autores nacionais não serem tão lidos quanto deveriam.
    Enfim, adorei a resenha! Grata pela sugestão!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliziane!
      Realmente este é um livro mais diferenciado, principalmente na literatura nacional.
      Muito obrigada pelo elogio e pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  3. Oiee ^^
    Acho que ainda não conhecia esse livro, e confesso que pela capa eu não o leria...haha' e também não sou muito fã de histórias com personagens bem mais velhas que eu, acho que fica um pouco difícil me identificar - dãã - e me envolver. Mas saber que o protagonista acaba "mergulhando num outro mundo", que ele até então não conhecia, me deixou curiosa. A gente só vê o que está ao nosso redor quando é obrigado, né?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh!
      Eu já não tenho muito problema com a idade dos personagens.
      Disse tudo! Só começamos a reparar nas coisas à nossa volta quando precisamos e isso é até um pouco triste, e o autor, indiretamente, vai mostrar um pouco disso.
      Bjss

      Excluir
  4. Olá!
    A capa já me deixou angustiada por demonstrar tanta tristeza.
    Não conhecia essa trama, mas achei bem interessante a forma como o autor nos mostra sob outros olhares uma realidade que as vezes não nos damos contas que está bem aí.
    Adorei a dica!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Reparei nisso depois que li os comentários e realmente ela consegue passar uma tristeza, que existe no livro também.
      Bjss

      Excluir
  5. Olá, Carol!

    Você me deixou muito interessada nesse livro! Por mais que eu tenha ficado também com medo do final, que você disse ser chocante e triste. Já me dá uma angústia antes de ler.rs

    A capa é bonita, embora muito triste. A imagem do protagonista nos aperta o coração, pois parece que ele guarda muita dor dentro de si mesmo. O que mais me interessou na história foi o fato de mostrar a realidade e tratar de assuntos comuns. Se tiver a oportunidade lerei o livro.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luna!
      O final é bem triste, mas também bem realístico e acredito que ele termina a história do melhor jeito possível.
      Lendo os comentários que percebi reparei nessa tristeza que há na capa e é uma tristeza que vai permear durante a história toda.
      Bjss

      Excluir
  6. Oie, tudo bom?
    Que bacana! Adorei a história, e parece mesmo trazer muita reflexão a quem lê. Me apaixonei pela simplicidade do leitor, e da narrativa. Belo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!
      Traz várias reflexões bem interessante de um jeito simples.
      Bjss

      Excluir
  7. Ooi,
    Achei muito legal que o autor ilustrou e produziu o livro sozinho! Parece realmente uma jornada de autoconhecimento. Mas apesar de seus comentários positivos não me senti muito atraída para ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória!
      Acho isso, do autor, além de escrever, fazer todo o projeto gráficos, com ilustrações e tudo o mais, espetacular!
      Bjss

      Excluir
  8. Olá!
    Não conhecia a história e fiquei de coração na mão quando você falou que o final é triste e chocante. Já sofro por Jaime ♥
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucy!
      É bem por esse lado. Mas apesar do final triste, recomendo demais a leitura e dá para ler em algumas poucas horas.
      Bjss

      Excluir
  9. Eu conheci o autor pelas redes sociais e até tenho o ebook do livro dele no kindle. Sua resenha (ótima) me lembrou do quanto preciso ler esse livro logo e conhecer a história do Jaime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Exatamente. Tanto o autor, quanto o livro são bem conhecidos na internet. Foi assim que também conheci.
      Leia sim. Além de ser um livro que dá para ler em poucas horas, a história é muito sincera!
      Bjss

      Excluir
  10. Olá,

    Imagino como deve ter sido interessante fazer essa leitura, pois com essa premissa é notável que foi uma excelente leitura. Não conhecia o trabalho do autor, mas, fico feliz que ele possa fazer do ama sua profissão. Espero poder conhecer essa obra e quem sabe outras obras dele.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayenne!
      Com certeza foi uma leitura interessantíssima!
      Esse é daqueles livros que conseguimos enxergar toda a paixão que o autor colocou nele.
      Bjss

      Excluir
  11. Olá! Tudo bom?

    Ainda não tinha ouvido falar dessa obra, mas ele não faz muito o meu estilo. Apesar de tudo achei o enredo da história incrível, por ser um livro curto acredito que se eu me deparasse com a obra eu a leria, mesmo não sendo o que estou habituada a ler. Parece ser apaixonante, adorei a sua resenha ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Muito obrigada pelo comentário e espero, que se for ler, goste da leitura!
      Bjss

      Excluir
  12. Eu não conhecia o livro e fiquei master curiosa com esse final chocante e triste que você pontuou na resenha. Adorei a dica e já quero ler imediatamente. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!
      O final é bem triste, mas te afirmo com toda certeza que é totalmente real.
      Bjss

      Excluir
  13. Olá!!!

    Nossa que livro interessante. Gostei bastante da sua resenha e do enredo, mesmo, quero ler esse livro sim!!! Muita curiosa eu fiquei!!! Adorei a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      É um livro diferente do que encontramos por aí. Recomendo demais!
      Bjss

      Excluir
  14. Oi Carol!
    Ainda não conhecia essa obra e nem o Eduardo. Vou procurar saber mais sobre esse autor. Adorei a história e o enredo, com certeza a leitura deve ser rica e gostosa de apreciar justamente pela vivência do autor. Adorei a dica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tammy!
      Tem muito do autor no livro e acho isso muito legal! Fico feliz que tenha gostado da dica.
      Bjss

      Excluir
  15. Olá,
    Amo quando nossa literatura tem o seu espaço merecido, assim como seus autores. Bem interessante um autor que vende seu livro por conta própria, e que livro especial esse dele. Quero saber mais ainda da história, e claro mais desse autor tão guerreiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      O trabalho que ele faz é muito legal. Recomendo conhecer os seus livros.
      Bjss

      Excluir