Resenha: O Sonho de Eva - #OlharNosNacionais

Aumentou ainda mais o tom de voz. - Mas conte, velho, qual a importância desses pesadelos?

- Sonhos, meu caro. Sonhos. E não precisa gritar.

- Para mim é a mesma coisa; tudo pesadelo.

O chinês abriu a garrafa de Jack Daniels, encheu o copo do ex-militar.

- A mesma coisa? Prazer e terror podem ser a mesma coisa? Não importa. Você, que ganha a vida como mercenário, é bom saber: sonhos vão ser as armas das guerras deste século! "

Tenho esse livro, "O Sonho de Eva" do Chico Anes, Editora Novo Conceito, já fazem alguns anos. Se não me engano, comprei ele na Bienal de São Paulo de 2014, então deve fazer uns quatro anos que ele está parado na minha estante.

Lembro que cheguei a ele por causa da capa, que achei lindíssima - e ainda acho! Não conhecia o livro nem o autor, mas a capa me conquistou.

Quando fui escolher os livros para o nosso desafio, "Olhar Nos Nacionais", no começo do ano, não tinha dúvidas de que esse seria um dos 12 livros. E pelo tempo que ele estava parado na minha estante, nem me lembrava mais do que se tratava. Acho que isso foi ótimo para a minha leitura.

Na história, teremos duas narrativas: a da Dra. Eva Abelar e a do Dr. Alec Lenz, sendo o foco maior na doutora. Ambos são psiquiatras e amigos de longa data. O livro começa com uma conversa entre um chinês e um mercenário num bar na Augusta, sobre sonhos (no qual o quote do começo da resenha faz parte). Em seguida, já passamos para uma palestra que Eva está dando na Universidade de Viena, na Áustria (o berço da psicanálise) sobre sonhos lúcidos - sua especialidade.

Ao final dessa palestra, ela é informada pela polícia que sua irmã se matou pulando do 20º andar de um prédio em São Paulo e que seu filho, Joachim, que estava sob cuidados dela e que é autista, está desaparecido. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, uma invenção revolucionária que permite à pessoa jogar enquanto dorme, criado pela empresa de games, Yume.

Perdida em seus diversos problemas, Eva é convidada a trabalhar na Yume e assumir o lugar da irmã. Ao aceitar, Eva se envolve em planos perigosos e enquanto busca a verdade por trás da morte da sua irmã e do desaparecimento de seu filho, ela descobrirá o quanto, nós humanos, estamos vulneráveis à tecnologia e como ela pode acabar com a nossa liberdade e com o nosso livre-arbítrio.

A história é interessantíssima e conseguiu me surpreender bastante!

O livro começa nos apresentando os personagens e a situação do enredo, mas a partir de um ponto, ele fica frenético. É ação o tempo todo e reviravoltas - além das diversas questões psicológicas e filosóficas que o autor traz para os leitores.

Além dessa questão psicanalítica que está bem presente no livro todo (talvez seja inclusive o foco principal), há uma forte crítica à sociedade que aparece em diversos momentos, de diferentes formas. E somado a tudo isso, ainda há uma pegada de teorias da conspiração muito interessante.

Ainda no começo do livro, o Dr, Alec começa a investigar um livro e descobre Os Noves Desconhecidos, uma sociedade secreta. E por curiosidade, fui também pesquisar para saber se essa história realmente existia e, imaginem a minha surpresa quando descobri que sim, toda a história que o autor conta no livro tem base fundamentada.

Para quem tiver interesse ou somente curiosidade, vou deixar um link explicando melhor sobre essa sociedade secreta. Para ler, clique aqui.

Já mais para o final, a história vai virar uma loucura só, mas que foi muito legal de se ler. Era ação atrás de ação; reviravolta atrás de reviravolta; conspiração atrás de conspiração. E a ideia que o autor teve para esse "jogo"... Genial!

A capa está muito bonita, a história é totalmente diferente do que eu já li e o enredo é muito bem construído, além de ser muito bem escrito também. Recomendo demais e vão com a mente aberta, pois só assim vão conseguir curtir tudo.

Comprando com o nosso link, vocês ajudam o blog a continuar crescendo!

Clique aqui para ir para a Amazon! Hoje, dia 22/08, o livro está com desconto e está saindo por R$17,99. Não percam a oportunidade - só tem três unidades!

Até a próxima e boa leitura!

Carol!!!

10 comentários

  1. Oi Carol!

    Tudo bem? Eu tenho (ou tinha, nem sei mais!) esse livro aqui em casa, mas andei dando alguns livros para meus amigos e doando para escolas aqueles que eu não tinha uma vontade real de ler.

    A história é bastante interessante como um todo, principalmente essa questão do foco na psicanálise e a questão da sociedade secreta. Vou procurar em casa e se eu ainda tiver quero ler.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessie!
      Quando eu comprei esse livro na Bienal, achei que só eu que conhecia, rsrs. Mas descobri que ele até é bem conhecido, apesar das inúmeras críticas negativas.
      Se puder, dê uma chance, pois é um livro bem diferente!
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  2. Oi, Carol! :D
    Estou totalmente de acordo com você sobre a beleza dessa capa. Simplesmente maravilhosa! Gosto muito dessa temática que envolve tecnologia e também adoro conceitos psicanalíticos e filosóficos. Lia alguns autores mais teóricos sobre isso há um tempo atrás. Acredito que eu gostaria de ler este livro. Nunca tinha ouvido falar sobre ele, mas me interessei demais em conhecer. Também curto muito esse lance de teorias da conspiração, então acho que irei pensar sobre a possibilidade de lê-lo quando conseguir eliminar alguns livros da minha fila de leitura. hahaha Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!
      Acho ela linda! O autor coloca bastante disso no livro, principalmente dos conceitos psicanalíticos - é quase o foco do livro.
      Espero que goste da leitura, quando fizer.
      Bjss

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Faz muito tempo que li esse livro. Muito tempo mesmo. Até tive aquela sensação de choque e surpresa ao ver a capa quando abri a resenha, já nem lembrava mais e conforme fui lendo a resenha, a história voltou pra mim e lembrei que não gostei muito da leitura. Foi bem massante e acho que na época não estava muito bem para encarar a linguagem que o autor escolheu para conduzir a história. Foi bom relembrar! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Primeiro, que não sabia que o livro fosse tão conhecido. Fiquei surpresa. Segundo que, quando estava fazendo a pesquisa para a resenha, li diversas resenhas e vi que ele não é um livro muito amado pelos leitores.
      Bjss

      Excluir
  4. Ahh, faz tempo que vejo sobre esse livro, sempre tive curiosidade em ler, mas nunca comprei e acabei esquecendo que queria ler, sabe? hahaha
    Adorei poder conferir sua resenha, me deixou ainda mais curiosa para fazer a leitura. Adoro histórias frenéticas e envolventes.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Com certeza esse é um livro frenético, rsrs.
      Espero que goste da leitura!
      Bjss

      Excluir
  5. Caramba, por essa capa eu não dava nadinha, acredita? Acho bacana que a leitura de certa forma aborde um pouquinho de conceitos da psicanalise, venho me interessando por essa área então a leitura vai ser uma maneira leve de me introduzir nesse mundinho. Fiquei super curiosa pra saber um pouquinho mais sobre a história, anotei a dica e pretendo dar uma procurada em sebos a fim de encontrá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayhara!
      Realmente é difícil saber do que se trata só vendo a capa. Fico feliz que tenha se interessado e espero que goste da leitura!
      Bjss

      Excluir