Resenha Atrasada - Leite Derramado

A figura Matilde trancada num sanatório, era mil vezes preferível perambular pela cidade, adivinhando a silhueta dela em cada janela de arranha-céu. Algum dia eu haveria de topar com ela, mesmo que se passassem anos, mesmo aos beijos com outro. E se algum dia encontrasse Matilde com outro, mais que olhar Matilde eu olharia o outro, eu necessitava saber como era esse homem, para dar substância ao meu ciúme. Eu pensava nesse homem constantemente, muitas noites cheguei a sonhar com ele, mas ao despertar não conseguia lhe conferir forma humana. Nem ódio eu poderia ter de um sujeito que não me ultrajou, não entrou na minha casa, não fumou os meus charutos, não violentou minha mulher. E pouco a pouco me dispus a aceitá-lo, procurei imaginá-lo como uma alma delicada, como alguém que olharia por Matilde na minha falta. Imaginava um homem que se dirigisse a ela somente com palavras que nunca usei, que tivesse o cuidado de tocar a pele dela onde eu jamais tocava. Um homem que se deitasse com ela sem tomar o meu lugar, um homem que se contentasse em ser o que eu não era."
Não tem como ler uma frase dessa e não encontrar ali algum tipo de sentimento que sentimos ou dividimos algum dia.

"Leite Derramado" do Chico Buarque, Ed. Companhia das Letras, é de uma poesia inexplicável. Tem alma, tem coração, tem vida própria. Você consegue ler e se ver na história. Consegue se imaginar andando pelos calçadões de Copacabana, consegue sentir o cheiro do mar, consegue ouvir as declarações de amor entre casais ao anoitecer. É como se você fizesse parte desse universo poético de Chico.

Leite Derramado é um monólogo de um senhor que se encontra no leito de um hospital relembrando a sua infância, retratando sua família desde seus ancestrais portugueses. Uma saga familiar caracterizada pela decadência social e econômica, tendo como pano de fundo a história do Brasil dos dois últimos séculos.

Com uma memória confusa e desfalecente, a história se desenvolve de forma embaralhada, sem uma ordem lógica e cronológica, repetitiva mas contraditória, obsessiva mas esburacada.

O texto é primoroso. A fala desarticulada do ancião cria um suspense e muitas dúvidas no leitor.

Não tem como se desprender da história. Dividimos com o narrador/personagem todas as suas angústias, sua paixão mal resolvida por Matilde, que mesmo vista de forma indireta e em breves flashes, ela se torna, também para nós leitores, inesquecível. Assim como o livro.

Link da Amazon - clique aqui. Comprando por ele, vocês ajudam o blog a continuar crescendo!
Cláu Trigo!

11 comentários

  1. Oi! Chico Buarque tem um poder de escrever sentimentos que eu nunca vi! Ele pode fazer uma poesia sobre como bateu o dedo na quina que a gente vai sentir. Nesse pedacinho, eu fiquei com uma pena desse homem, desse amor perdido que ele sente doer e que se preocupa ainda em como a mulher amada vai estar sem ele, com quem vai estar.. Lindo demais! Obrigada por compartilhar!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Cláu tudo bem? Adoro as composições de Chico Buarque, os sentimentos que ele transfere para um papel ou para uma música é de arrepiar, só pelo trecho vejo o final de uma pessoa que está relembrando coisas do passado que fez ou deixou de fazer, e coisas que se desse tempo gostaria de fazer, é muito lindo a história me deixou nostálgica. Parabéns pela resenha, dica anotada, bjs!

    ResponderExcluir
  3. Não sabia sobre essa obra, e sua resenha me deixou encantada com o que esperar desse texto. Fiquei realmente interessada em conhecer a história. Gosto de leituras poéticas assim. Obrigada pela dica!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cláu!
    Chico é um mestre nas palavras mesmo, né? É muito interessante a construção desse personagem, suas lembranças realmente criam um quadro que praticamente vamos assistindo enquanto lemos. Achei muito legal a forma como você nos contou o enredo do livro porque deu para perceber que você ficou realmente tocada pela narrativa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu trabalho em biblioteca e toda vez que vejo esse livro na estante, tenho a impressão que ele me chama, sabe? O titulo me parece extremamente condizente com a trama e isso me deixa muito curiosa para entender como a narração escrita por Chico Buarque acontece. Com certeza é uma obra que todo leitor precisa ler! Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?
    Como não se apaixonar pela escrita poética do Chico,não é mesmo? ♥ Já li uma outra obra dele e terminei encantada com a forma como nos são passados sentimentos através de suas palavras! Fiquei bem curiosa para conferir este livro que te despertou tantos sentimentos e espero poder fazê-lo em breve. Já quero acompanhar este monólogo também ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Sem dúvidas Chico Buarque tem o dom de descrever histórias e trazer sentimentos com os diferentes cenários. Impossível não se compadecer desse ancião e sobre a narrativa deve ser incrível e mesmo um pouco confusa, deve ser um mergulho na reflexão.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Nunca li algo do Chico Buarque, confesso que não leio muitos monólogos, mas algo nesse enredo me atraiu, não sei se o fato do protagonista estar morrendo ou dele ficar relembrando fatos passados. Parece ser uma história que nos dará muito no que pensar.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas ao ler esse trecho inicial do seu post já fiquei extremamente curiosa, pois parece ser uma história bem curiosa e intensa. Acredito que eu iria gostar muito dessa leitura, pois fiquei curiosa com o livro e agora quero saber mais sobre a paixão mal resolvida por Matilde e todas as outras angustias do personagem.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho muita curiosidade para ler algo do Chico, mas ainda não tive oportunidade. Sua resenha me deixou mais que empolgada pra começar por esse, principalmente pela narrativa ser diferente, não linear e por claro, você não ter conseguido se desprender do livor. Já quero isso pra minha vida.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Não sabia que Chico Buarque escreveu um livro e depois de ler esse trechinho fiquei mais curiosa com tudo.
    Acho bacana a ideia de monólogo, a gente consegue se surpreender com esse tipo de narrativa e amei as suas impressoes.
    Com certeza lerei.
    Beijos.

    ResponderExcluir