Resenha Atrasada: Aos 7 e Aos 40 - #OlharNosNacionais

De volta para casa, o ônibus estava silencioso, os meninos maiores sem nada para comemorar. No embalo do motor, de repente, não sei porquê, me lembrei forte, muito forte, da prima Teresa. Ela, na minha memória, com seu sorriso. Então, livre da sua ausência, eu fiquei pensando que, às vezes, é preciso mesmo olhar pra trás se queremos ir em frente."
"Aos 7 e Aos 40", primeiro romance do paulista João Anzanello Carrascoza, da extinta editora Cosac Naify. É uma obra única, de grande beleza e sensibilidade.

A história nos é apresentada em dois tempos - aos 7 e aos 40 anos - onde o autor vai narrando a vida do protagonista com recordes do seu cotidiano intercaladamente.

A infância do menino é narrado na parte superior da página, e a narração da fase adulta contada na parte de baixo. Nossos protagonistas não são nomeados. O foco são suas histórias e não suas pessoas.

O autor vai contando, com muita poesia, o que o nosso protagonista vive na infância e o que refletiu, direta ou indiretamente, nos dias atuais.

Suas histórias me remetem demais a minha infância no interior, é fácil de compreender as suas histórias e compara-las com as minhas. Quem viveu isso, entende o que eu estou falando.

A criança de ontem e o adulto que o nosso protagonista se tornou é o viés de toda a história. Todo ir e vir sempre é remodelado com um gancho que encaixa a história de antes com o momento presente. "Aos 7 e Aos 40" nos leva para uma viagem deliciosa, nos esbarramos com histórias tristes, engraçadas, reflexivas.

Um livro rápido e inspirador.
Cláu Trigo!

5 comentários

  1. Acho que já vi algo desse autor, mas não me lembro o quê! Gostei da premissa dessa história. Nunca li um livro escrito com essa configuração e acho que seria uma experiência muito boa!
    Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia esse livro e fiquei super curiosa para entender como funciona essa narrativa dividida. Deve ser muito interessante acompanhar essa relação entre as duas idades.
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Ei ainda não conhecia o livro e achei muito bacana a proposta, mas não o leria no momento. Eu nunca li nada da editora, mas fiquei muito triste quando ela fechou! Enfim, eu gostei de ver a sua resenha e conhecer um pouco sobre o livro.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Caramba não sabia que a editora tinha acabado. Essa deve ser uma leitura que nos faz refletir sobre a vida, impossível não sentir nostalgia ao olharmos para o passado e ponderarmos o futuro.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Oi Cláudia, como está?
    Lembro da senhora tristeza que me tomou quando eu soube que a Cosac Naify tinha fechado as portas. Uma pena mesmo que ela não conseguiu se manter, porque os livros dela sempre foram muito interessantes.
    A proposta do livro é excelente e sempre gostei de coisas "diferentonas", por isso esse já está na minha lista de desejos.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir