Resenha ABERST: Nihil



"Não sou a única. Não posso ser. Se ouço gritos, não posso mesmo ser a única."
Esse mês recebemos mais um livro do sorteio de parceria com a ABERST. O livro da vez foi "Nihil", da minha xará Carolina Mancini (Ed. Estronho).

Antes de falar o que achei e sobre o que é o enredo, preciso dizer que não conhecia o livro nem a autora, e achei a sinopse, no mínimo, estranha e curiosa.

A história vai passar em um mundo pós-apocalipse (pode ser chamado assim? Me ajuda Carol!!!). Não sabemos exatamente aonde a história se passa, mas uma neblina dominou todos os países. Não se sabe como ela surgiu ou o porquê. Seria a natureza agindo? Um ataque terrorista? Um experimento científico? Uma intervenção alienígena? Ninguém sabe.

Quando a neblina encosta em alguém, para cada um, a reação é diferente. Alguns tiveram membros, como pernas ou braços, arrancados. Outros explodiram. Com outros, surge uma febre altíssima que não dá chance de sobrevivência. Enfim, com cada pessoa a neblina causa uma reação diferente. Elas têm que viver trancadas dentro de suas casas.

Um detalhe importante para ressaltar sobre a neblina é que os animais continuam vivendo normalmente, não têm nenhuma reação, a flora continua vivíssima e a água não está tóxica.

O ponto principal da história é a sobrevivência e as consequências que vem com ela. O medo, a espera, o tempo, a solidão, são questões muito presentes e importantíssimas para entrarmos na narrativa.
Tenho bastante comida. Quando céu e água apodreceram eu fiz meu estoque. Precisava sobreviver. Sobre viver, não sei. Nunca soube."
A construção do enredo e como a Carol faz isso é muito interessante e diferente também. Acompanhamos vários personagens, com histórias totalmente diferentes entre si. O que eu mais gostei da construção foram os vários tipos de relatos diferentes: há diálogos, cartas, poesias, canções, relatórios (além das ilustrações que a própria Carol fez, que são incríveis!).

A leitura que fiz foi algo totalmente diferente do que vinha lendo, e ao mesmo tempo em que me surpreendi bastante, também estranhei no começo, pois por vários momentos achei um pouco confuso. Achei a construção única, e só por causa disso o livro já estava ótimo. O final foi a cereja do bolo.

A escrita da Carol é muito poética e consegue alcançar muito bem o leitor. Recomendo demais!!!

O significado de nihil se encaixa perfeitamente com a história e por cauda disso, o título do livro não poderia ser outro.

Preciso também comentar sobre a edição, que é maravilhosa. Fazia tempo que não pegava um livro tão bonito. Só vendo com os próprios olhos para entender o que estou dizendo. Além de que não há nenhum erro de revisão no texto. A editora está de parabéns!

Para finalizar, queria dizer que estou muito feliz com a nossa parceria com a ABERST, pois está dando a chance de conhecermos livros nacionais que dificilmente chegariam nas nossas mãos. Além, obviamente, de poder apoiar os nossos autores.

Seguem as redes sociais da Carol (Facebook: @ArtesdeCarolinaMancini, Instagram: @artesdecarolinamancini, Youtube: Carolina Mancini, Blog: Carolina Mancini, Wattpad: @CarolinaMancini6) e o link para a Amazon.
Até a próxima e boa leitura!

Carol!!!

20 comentários

  1. Não conhecia essa obra, mas fiquei bem interessado, pois sua história parece ser surpreendente. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É um livro bem diferente do que já li e recomendo demais!
      Bjss

      Excluir
  2. Olá!
    É tão bom quando a leitura nos envolve e o autor consegue em suas palavras nos fazer refletir e nos surpreender com seus personagens e o universo criado.
    Parece ser uma ótima leitura. Me agradaria conhecer em algum momento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      É uma história muito poética na sua forma de narrativa e a escrita da autora é excelente.
      Espero que consiga ler, pois vale muito.
      Bjss

      Excluir
  3. Achei a história bem louca!kkkkkk... E ao mesmo tempo me lembrou bastante um filme que me traumatizou: O Nevoeiro. Nossa! Nunca superei o final daquele filme! Fiquei revoltada!rsrs

    É curioso isso dos animais não serem atingidos pela neblina. De continuarem vivendo normalmente enquanto os seres humanos sofrem consequências sérias se em contato com essa neblina misteriosa.

    Não é um livro que eu acredito que leria. Mas quem sabe um dia não mudo de ideia?rs

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luna!
      O fator que faz lembrar é a névoa, mas a história em si é bem diferente.
      Essa é uma das características bem interessante da trama.
      Olha, é um livro curto e uma leitura bem rápido. E tenho certeza que vai se surpreender, rsrs.
      Bjss

      Excluir
  4. Como a Luna mencionou ali, também me lembrou O nevoeiro hahaa ainda assim, fiquei bastante curiosa porque adoro histórias que seguem essa linha de narrativa mais poética, acho que isso acaba deixando os personagens mais subjetivos, com arzinho de misteriosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayhara!
      Acho que lembra um pouco por causa da névoa, mas garanto que a história é bem diferente.
      A escrita da Carol é muito poética e achei isso muito interessante com o gênero que ela escreveu.
      Bjss

      Excluir
  5. Olá!
    Eu amo história que se passam num mundo pós apocalíptico, são uma das minhas histórias preferidas e essa com certeza me chamou muita atenção. A proposta da autora e diferente, curiosa e bem misteriosa, fiquei com vontade de saber o que essa tal neblina e pq ela está lá. Dica anotada!

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayara!
      Eu também adoro, mas esse livro conseguiu me surpreender de diversas maneiras e amo quando o escritor consegue fazer isso.
      Bjss

      Excluir
  6. Olá! Confesso que lendo a princípio, me lembrou do nevoeiro, do King, mas achei bel legal essa parte de tudo corre exatamente como deveria, menos essa neblina esquisita que mata as pessoas. Não conhecia o livro ou a autora, mas achei bem interessante, e se você ficou tão satisfeita com a leitura, deve ser mesmo bem legal! Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Esse foi um dos livros que mais me surpreendi enquanto lia no ano e isso é muito. A escrita da autora é muito poética e como ela vai levando a história é bem diferente. Recomendo demais!
      Bjss

      Excluir
  7. Ola...

    Confesso que nao conhecia esse livro, porem, tenho que te dizer que achei a historia bemmmmmmm louca hahaha

    Nao sou de ler esse tipo de livro, por isso, acho que vou ter que passar a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. poxa, gostei bastante da capa e da proposta do livro, amo leituras de horror e sobrenaturais, afins... mas faz um tempinho que não pego nada na vibe pra ler...
    sugestão anotada...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Tenho quase certeza que vai se surpreender com esse livro. Ainda mais que faz um tempo que você não lê nada do tipo, acho que é um ótimo livro para voltar ao gênero.
      Bjss

      Excluir
  9. Olá!
    Ainda não conhecia a obra e já achei gostei da trama do livro. Amo esse gênero com todos esses mistérios que a história traz.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tammy!
      Espero que consiga ler e se surpreenda como aconteceu comigo.
      Bjss

      Excluir
  10. Que história intensa!!! Adoro quando um enredo assim, forte, nos conquista e nos envolve. Fiquei bem curiosa com a trama e já quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!
      O enredo é bem diferente e forte também. Espero que goste da leitura como eu gostei.
      Bjss

      Excluir