Balanço do Segundo Semestre - 2018





Como vem acontecendo nos últimos anos, a quantidade de livros que lemos no segundo semestre sempre cai, comparado aos seis primeiros meses. E os gráficos de gêneros e editoras, principalmente, mudaram bastante.

Venham conferir como foram as nossas leituras do Segundo Semestre. Para quem tiver interesse, segue o link do primeiro post. Se acharmos que os posts trouxeram alguma informação útil, podemos fazer novamente em 2019. Por isso que os comentários de vocês são muito importantes.

EDITORAS


Diferente do primeiro semestre, nesse segundo já houve uma maior diferença entre uma editora e outra. Também já não li tantos livros de editoras menores.







Como dá para perceber, li bem pouco nesse semestre e tirando os livros sem editoras, todo o resto foram únicos, rsrs.

GÊNEROS LITERÁRIOS



Do mesmo modo que li muito infanto-juvenil no primeiro semestre, também li bastante do gênero nesses meses. Mas também li o dobro de drama! E o policial? Ficou representado somente com dois livros.


Esses últimos meses foram bem equilibrados. Li duas biografias e para quem não gosta do gênero, foi até bastante. A parte triste é que, novamente, li pouco policial.

NACIONALIDADES

Meio óbvio que os livros nacionais seriam os mais lidos do ano, já que o nosso desafio era esse. Mas me surpreendi com o alto número de livros americanos.


Mesma coisa sobre os nacionais, mas também li menos livros de outros países, bem diferente do que tinha acontecido no primeiro semestre.

HOMEM/MULHER


Bem diferente do primeiro semestre, neste segundo, li mais livros escritos por homens e a diferença entre os dois foram maiores.


Enquanto a diferença tinha sido bem grande no primeiro semestre, no segundo, a diferença já foi menor e li mais homens. Mas isso vai mudar esse ano, já que o desafio dessa vez é ler livros escritos por mulheres!

E aí? Como foram o segundo semestre de vocês? Houve diferenças grandes entre eles? Comentem ai embaixo e nos digam se vale a pena voltar com esse post esse ano.

Cláu e Carol!

19 comentários

  1. Estou impressionada com seus gráficos, por fsvor divide com a grnte como faz isso..
    As leituras foram bem balanceadas no meu ver..

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Gente, que demais esse balanço de leituras feito em gráficos, achei incrível! Eu achei que vocês arrasaram nas leituras no segundo semestre de 2018!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Caraca, que coisa mais bem feita! Eu nem sequer pensaria em fazer uma coisa tão certinha assim. Eu também leio mais drama e livros juvenis pois gosto muito dos da Seguinte.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, quantos gráficos, rs.
    É bom ver que os livros nacionais estão predominando nas leituras de vocês, que continue assim!

    ResponderExcluir
  5. Eu adorto esses gráficos e estatísticas, eles falam muito sobre o que queremos demonstrar e ficaria chato só falar de números. Adorei.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Caramba isso que é organização, adorei os gráficos.
    Que bom que estão lendo mais nacionais, isso é ótimo.
    Acho que vou usar essa ideia do gráfico pra ver minha evolução na leitura.
    Adorei a ideia
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. O que mais me chama atenção nesses gráficos é o equilíbrio entre autores e autoras,a um tempo atrás esse espaço era dominado por homens e o mesmo se dá aos nacionais, que cada vez mais tem alcançado leitores, isso é muito bom.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Que legal isso de vocês fazerem gráficos sobre o segundo semestre! Eu fiz uma análise do ano todo e ficou bem equilibrado em questão de nacionalidades e gêneros dos autores, já em gênero literários e editoras eu nem tinha prestado atenção.

    ResponderExcluir
  9. Oi meninas!
    Eu nunca faço esse balanço, mas gostei bastante da ideia... quero copiar essa ideia. rs
    Também acho que li mais livros de homens, mas também quero mudar isso. Vocês leram muitos livros nacionais ^^
    Abraços

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Adorei seus gráficos, ficou bem leal.
    Ao ir lendo suas informações, fiquei tentando fazer um balanço de cabeça das minhas leituras de 2018, acho que daria só Re, praticamente. rs

    Bem, eu curti e achei interessante.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu acho muito maneiro a forma como você trazem os balanços de vocês!
    Pelo que percebi teve de tudo um pouco e de editoras diferentes. Tenho tentado conhecer outros catálogos pois acabo concentrando a leitura em quatro ou cinco editoras.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Nossa muito legal essa balanço que você faz das suas leituras! Eu já não consigo fazer este tipo de coisa e dificilmente percebo essas mudanças nos livros que estou lendo.
    Eu sei que meus gêneros e editoras variam bastante pois costumo escolher a leitura conforme meu humor por isso é sempre uma mistura enorme haha
    Abraços

    FLeituras

    ResponderExcluir
  13. Que interessante seu post. Ainda não tinha visto nada igual em outros blogs literários. Muito bom você colocar todas essas informações em número e gráficos. Ótimas leituras, bjo

    ResponderExcluir
  14. simplesmente encantada com esses gráficos, são perfeitos pra organizar direitinho que tá lendo e o que pretende ler.

    ResponderExcluir
  15. Achei bem interessante as estatísticas do que leu, fica bem claro os estilos, editoras e nacionalidades. Parabéns pela criatividade.

    ResponderExcluir
  16. Olá!!!
    Adorei a forma que vocês aplicaram para mostrar o balanço de vocês sobre o livro que vocês leram e queria muito saber como vocês fazem esse gráficos *-*

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Ola!!!

    Me lembro de ter visto no meio do ano esse mesmo grafico e me lembro de ter ficado impressionada com a organização de vocês. Adorei esse balanço de vocês, os graficos estão bem autoexplicativos e maravilhoso ver o quanto valorizam a literatura nacional!

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu amei esses gráficos, conseguimos ter um panorama bem mais rápido sobre o semestre. Adorei a ideia!
    Meu semestre provavelmente estararia propenso ao romance de época, hahaha. Foram muitos.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  19. Nossa, amei sua organização em gráficos, e espero que compartilhe mais sobre isso. Não li nenhum livro até agora nesse mês, mas quero planejar melhor minhas leituras de hoje em diante.

    ResponderExcluir