Resenha - O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares (Livro 1)



- Há peculiares em todo o mundo - disse ela -, apesar de nossos números serem muito menores hoje do que já foram. Os que restaram vivem escondidos, como nós. - Ela baixou o tom, até uma voz doce e entristecida. - Houve tempo em que podíamos nos misturar abertamente com as pessoas comuns. Em alguns lugares do mundo éramos vistos como xamãs e místicos, e nos consultavam em momentos difíceis. Algumas culturas mantêm relações harmoniosas com nossa gente, apesar de isso ocorrer apenas em lugares onde nem o mundo moderno nem as grandes religiões conseguiram penetrar, como a ilha da magia negra de Ambrym, nas Novas Hébridas. Mas a maior parte do mundo há muito tempo virou-se contra nós. Os muçulmanos nos expulsaram. Os judeus nunca nos entenderam. Os cristãos nos queimaram como bruxos. Até os pagãos de Gales e da Irlanda acabaram chegando à conclusão de que éramos todos fadas e fantasmas de formas mutantes do mal."
Quando comecei a ler "O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares" (Ed. Leya) do americano Ransom Riggs, já tinha assistido o filme de 2016. O filme, apesar de ser divertido, não tinha me surpreendido com a sua história no mínimo macabra, mas queria ter a experiência da leitura e também para saber se ia gostar ou não, pois não gostando, já poderia tirar a série da minha estante.

Depois de lido, achei um pouco mais interessante do que o filme, mas ainda não achei uma história espetacular. De tudo der certo, agora em Novembro devo ler o segundo, "Cidade dos Etéreos" e descobrir se a história melhora um pouco.

O livro é narrado pelo Jacob, um garoto de 16 anos que é muito próximo ao avô. Após o avô morrer em uma tragédia, Jacob decide ir atrás de respostas, pois ele não acredita que o seu avô tenha sido atacado por lobos, mas que houve um homicídio culposo.

À procura de suas respostas, Jacob vai para uma ilha remota na costa do País de Gales, onde encontra as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares. Enquanto está explorando a construção, Jacob acha algumas fotos, que mostram que as crianças não são comuns...

Como já tinha visto o filme, muita coisa eu já sabia que iria acontecer ou como iria acontecer e isso atrasou um pouco a minha leitura. Até a última parte, quando os problemas surgem e os personagens tem que achar um jeito de resolve-los, estava achando a adaptação até bem parecida, mas essa última parte é BEM diferente.

Não achei o Jacob um personagem tão único ou carismático, mas dá para aguentar as aventuras dele e as suas descobertas. As crianças peculiares junto com o orfanato me lembrou muito os X-Men e o Instituto Xavier para Jovens Superdotados. As semelhanças são grandes e esse aspecto eu gosto bastante.

Mas o que eu mais gosto dessa série é a inspiração do autor para a criação das histórias: as fotos. O autor tem um hobby que é procurar por fotografias bizarras e a ideia para o primeiro livro saiu daí. O livro foi escrito baseado nas fotos que estão dentro dele. Elas são muito interessantes e o melhor e que são todas verdadeiras! No site do autor, há algumas fotos que não estão em nenhum livro, só lá e vale a pena dar uma conferida!

Agora é ver se vai dar tempo de ainda ler pelo menos o segundo livro ainda esse ano.

A ordem dos livros é a seguinte:
1. O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares (Amazon);
2. Cidade dos Etéreos (Amazon);
3. Biblioteca de Almas (Amazon);
4. Mapa dos Dias (Amazon);
5. Contos Peculiares (Amazon)


Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

10 comentários

  1. Oi, Carol!
    Eu acho a capa desse livro maravilhosa e, quando ele foi lançado, tinha muito interesse em lê-lo. Depois o tempo foi passando e acho que acabei desanimando, mas assim como você, gosto dessa ideia do orfanato ser como o Instituto Xavier de X-Men e foi isso que tinha me atraído mais para a leitura. No momento, não é uma história que irei dar prioridade, mas se surgir uma chance irei lê-la com certeza. Gostei de conferir suas opiniões sobre o livro. Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu li os livros para depois ver o primeiro filme e obvio que não curti o longa, mas eu amo essa série. Realmente é uma história espetacular e o que me cativou também foram as inspirações do autor. Agora me falta Mapas dos Dias que eu quero pra ontem rsrs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oie amore,
    Tenho esse livro mas até hoje não peguei pra ler.
    Gostei do que vi por aqui, quem sabe eu não coloque ele na lista das próximas leituras!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Carol.

    Eu nunca me interessei por ler esse livro, sequer o filme. A história não me chama nem um pouco a atenção, e assim como você, não vejo uma história espetacular.
    Irei assistir o filme para tentar mudar de opinião, espero conseguir!

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti o filme e simplesmente não funcionou comigo, tanto é que nem cogitei ler os livros porque sabia que não iria me agradar, mas gostei de saber de onde surgiu a inspiração para escrever essa história, muito interessante! Sem contar que essas edições são maravilhosas!

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Ainda não assisti o filme por que quero muito ler o livro é acredito qhe aconteceria a mesma coisa que aconteceu contigo.

    Gostei muito da sua sinceridade na resenha e espero que os demais livros sejam melhores

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei ler a obra, pena que o filme não conseguiu o enredo do livro como ele é, mas o livro é fantástico. Recomendo a leitura para todos.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Carol!

    Eu já tive curiosidade em relação a esta série. Algum tempo atrás se falava bastante dela e até nas Lojas Americanas encontramos os livros da série. Todavia, quando eu vi as fotos do interior do primeiro livro fiquei assustada, confesso. O livro tem um ar sombrio, que dá medo e isso é que me impede de lê-lo.kkkkkkkkkk... Mas por ter curiosidade em relação ao autor acabei adquirindo numa promoção a coletânea Contos Peculiares e amei o primeiro conto que li (que foi A Princesa da Língua Bifurcada), o que me faz pensar que eu provavelmente apreciaria muito a escrita do autor nesta série.

    Percebi que você não achou o primeiro livro tudo isso que as pessoas dizem e vou levar em conta sua opinião para não começar a ler com muita expectativa, quando finalmente eu criar coragem de apostar na série.rs

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Impossível contabilizar a quantidade de opiniões sobre essa série e a adaptação dela para o cinema, muitas positivas. Ainda assim nunca tive vontade de ler ou assistir ao filme, acho que a premissa nunca me atraiu ainda que minimamente, por isso é uma dica que sempre acabo passando. Uma pena que você não tenha achado a história tão boa, mas espero que o próximo livro seja melhor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu estou com esse livro aqui há meses e ainda não consegui um tempo para lê-lo, mas adorei a sua resenha e você me deixou animada para a leitura novamente, espero poder ler ainda esse ano porque eu acho mesmo que posso gostar da leitura, a premissa é incrível.

    ResponderExcluir