Resenha: Silo (Série: Silo - Livro 1)

- Nada de bom saindo da verdade? Saber a verdade é sempre bom. E é melhor que sejamos nós a descobrir do que outra pessoa, certo?"
Lembro que comprei esse livro, "Silo", Hugh Howey (Ed. Intrínseca) na Bienal de São Paulo de 2014, pois ele estava em promoção. Depois de enrolação após enrolação, eis que li esse livro no final de 2018 e hoje estou trazendo a resenha dessa distopia que não vejo o pessoal comentando muito.

No atual momento em que a história se passa, o ar já não é mais limpo e por causa disso, mais da metade da população acabou morrendo "infectada". As poucas pessoas que sobreviveram estão em um silo, que nada mais é do que estruturas de metal, que ficam embaixo da terra. Ali, esses homens e mulheres vivem enclausurados sob duras regras.

Quem quebra essas leis é preso e tem como punição cumprir a "limpeza", ou seja, são mandadas para fora, para limparem as janelas da poeira incessante. O problema é que essas pessoas nunca voltam para o silo. Elas acabam morrendo antes.

No silo, os habitantes são divididos por andares, onde cada um tem a sua função e o andar mais alto é onde estão as pessoas com mais privilégios e que têm as vidas mais fáceis, enquanto no mais baixo estão os engenheiros, por exemplo, que têm os dia a dias bem mais pesado.

Começamos o livro acompanhando o xerife Holston, que é mandado para fazer a "faxina". Com esse desenrolar, a Prefeita necessita de um novo xerife, e a escolhida é a mecânica Juliette. Logo nos primeiros dias, ela fica obcecada em descobrir o motivo de Holston ter pedido para sair, para fazer a "faxina". No meio da sua pesquisa, Juliette descobre vários segredos e verá que a verdade não é assim tão ruim.

O livro tem um pouco mais de 500 páginas e preciso dizer que demorei bastante nele. Em diversos momentos a leitura foi muito devagar, pois pouco acontecia na história. Esse é aquele livro que quando terminamos de ler torna-se ok, e provavelmente terá sua história esquecida depois de um tempo.

Não é a melhor distopia que já li. Na verdade, passa bem longe. O "mundo" criado não é tão inovador, as motivações para terem chegado naquele ponto são fracas e muitos personagens são desnecessários.

Até a metade do livro, o autor coloca muitos pontos de vistas e diversos narradores diferentes, o que para mim foi totalmente sem sentido, pois não acrescentou muito à história e ainda deixou um pouco chata a leitura. Os personagens não são nada demais. Talvez com exceção da Juliette, que se torna a personagem principal, todos são bem esquecíveis. Ela é interessante, mas fica um pouco difícil para só ela levar a história nas costas.

No final, as coisas ficam um pouco interessantes, mas nada que me faça ficar curiosa para ler o segundo. Para mim, o livro que tem 512 páginas, poderia facilmente ter umas 300 e daí ficaria excelente.

Uma leitura mediana, que pouco me acrescentou. Nada de crítica construtiva ou que sabe o que está criticando. Só uma história pós-apocalíptica no qual o foco principal é mais a aventura, o suspense, do que uma questão social, ambiental, política que necessita de críticas. E mesmo a ação, o mistério, não são muito interessantes.

Ordem dos livros:

1. Silo, compre aqui;
2. Ordem, compre aqui;
3. Legado, compre aqui


Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

10 comentários

  1. Oi, Carol!
    Caramba, tenho sorte ao ler essa sua resenha, pois a impressão que eu tinha desse livro era completamente diferente. Faço parte de um grupo de leitores em que todo mundo fala super bem dele e eu tinha até ficado curiosa para ler. Mas vejo que eu tinha uma ideia completamente equivocada, até mesmo porque nem imaginava que fosse uma distopia. Achei que fosse uma fantasia. Seu texto me foi muito útil, e agora acho que não irei lê-lo também. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Carol, que pena você não ter gostado do livro, pois a premissa dele é muito interessante. Na verdade, eu já li um livro que tem a temática bem parecida e eu adorei, chama-se Tábula Rasa. Segue a mesma linha de segredos e ter uma estrutura de metal em que abriga sobreviventes.
    O livro realmente é muito grande e acaba se tornando uma leitura cansativa e longa, já que o autor não soube aproveitar a história...

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Menina, eu tenho esse livro na minha estante há anos e até tentei o ler uma vez mas não rolou. Que maravilha ler a sua resenha, pois me ajudou a decidir por passá-lo pra frente, já que suas considerações me fizeram ver que não seria uma leitura proveitosa pra mim. Amo distopias, mas de tanto ler o gênero fica difícil achar um título que seja realmente diferente dos demais e pelo visto esse também não se diferencia muito. Uma pena.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Esse livro esta na minha lista de desejados há muito tempo pois li muitas resenhas construtivas sobre ele. A sua me pegou totalmente de surpresa e confesso que abalou um pouco a minha vontade de ler esse trilogia. Primeiro porque estou meio que afastada das distopias e segundo, pois livros parados não servem para mim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ola Carol eu já li muitos elogios a este livro, uma pena que a leitura não te agradou muito ao ponto de reduzir páginas já seria o suficiente. Confesso que estou curiosa com este livro, quem sabe um dia eu leia, beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  6. Oi oi querida,
    não li o livro e nunca me senti atraída pela historia. Sempre acho que preciso me conectar pelo menos com a sinopse, mas neste caso não rola nada. Eu já li várias e várias resenhas, e sempre acabo pegando ranço do enredo. Eu amei a sua resenha porque explicou direitinho sobre os personagens e o cenário onde tudo é ambientado. Mas infelizmente, vou deixar para próxima!

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  7. Oi, me lembro de quando esse livro foi lançado, as opiniões foram no mesmo estilo da sua: um livro fraco e que poderia ser menor. Mas quem saber melhora nos próximos volumes, se você se animar a ler futuramente.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?
    Não sou muito de ler distopias, elas geralmente não chamam muito minha atenção. No entanto, comecei a ler sobre esta e fiquei bem curiosa, até que você disse que o mundo criado não é lá muito inovador e que as motivações para que tudo chegasse ao ponto que chegou também não convenceram. À partir daí a pouca animação que surgiu para ler caiu por terra. rs
    Adorei sua resenha super bem escrita e os argumentos consistentes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Poxa, esse livro nunca me chamou muito a atenção, principalmente por ser um gênero totalmente destoante do que estou habituada ler, é uma pena que tenha sido uma leitura tão mediana assim, os personagens deviam ser melhor trabalhados.

    ResponderExcluir
  10. Hoje em dia o livro não é muito comentado mesmo, mas apareceu bastante na época do lançamento especialmente pela visita do autor ao Brasil, falando no autor ele é super simpatico e foi pelo tratamento que deu ao publico q me animei a ler o livro
    bj

    ResponderExcluir