Resenha: A Torre Acima do Véu - #OlharNosNacionais


- Não parece muito diferente do que vivemos agora... A Torre se mantém segura no Setor I com tudo de bom que pôde encontrar nesses destroços, enquanto isso as pessoas dos outros setores precisam lutar por cada grão, por cada peça de roupa, e ainda pedir permissão para tudo. Emir precisa saber onde você mora, Emir precisa aprovar o que você faz. Se você for cagar, Emir precisa dizer que sim e ainda especificar o lugar. É uma opressão, assim como acontecia no passado que você acabou de relatar... "

Esse foi o livro escolhido por mim para o mês de Dezembro do #OlharNosNacionais. Lembro que a alguns anos atrás, esse livro teve um hype legal e desde aquela época já tinha ficado interessada. Até que, em 2017, achei ele baratinho na extinta Fnac e não pensei duas vezes para comprá-lo.

Em "A Torre Acima do Véu", da Roberta Splinder (Giz Editorial), vai nos relatar a história de quando uma névoa densa surge misteriosamente , tomando conta das cidades. Os poucos sobreviventes se refugiam no topo de mega edifícios e arranha-céus. Além de terem que sobreviver com pouca comida e água, ainda precisam resistir aos ataques dos sombras, seres assustadores que vivem na névoa.

Em meio a este caos, a Torre se torna o órgão que controla tudo e a todos, incluindo os armamentos e a tecnologia.

Já se passaram 50 anos na megacidade Rio-Aires; a jovem Beca, junto com o seu irmão e seu pai, vive de resgate de recursos abandonados nos andares inferiores. A profissão que naturalmente já é perigosa, se torna ainda mais quando a garota se envolve em uma negociação, que trazem à tona segredos que ameaçam ela e sua família, e muitas outras pessoas.

Apesar de, na época, estar muito ansiosa para começar a ler o livro, não sabia muito bem o que esperar. E para minha felicidade, logo nas primeiras páginas, a Roberta já me conquistou.

A personagem principal, Beca, é muito carismática e é fácil entendermos as atitudes tomadas. O Rato, um outro personagem muito importante para a história, já é mais difícil gostarmos dele, pois ele até a metade do livro é muito chato. E quando ele começa a melhorar, toma uma atitude que deixa qualquer leitor puto, rsrs. Mas no final, até entendemos as suas ações.

As cenas de ação são excelentes e deixa a gente em êxtase! A Roberta consegue tornar visível para nós, leitores, as habilidades da Beca e como ela é boa no que faz. Sério, amei essa personagem.

Tem um capítulo específico, intitulado "Luto" que destruiu a minha alma. Eu estava lendo no metrô, indo para a faculdade, quando li esse capítulo e não foi nada legal, rsrs. Os autores não deveriam fazer isso com nós.

Um livro que achei excelente e o final fica em aberto, mostrando que deve haver um segundo livro. Como esse livro foi lançado em 2014, já via fazer cinco anos que não temos mais nada da história, então, assim, já estou esperando o segundo Roberta!

Brincadeiras à parte, recomendo muito, pois é uma distopia nacional, que consegue fugir um pouco dos clichês que já estamos acostumados a encontrar no gênero. Por esses e outros motivos que não dá para colocar na resenha que esse livro entrou como uma das minhas Menções Honrosas nos Melhores de 2018.

Um livro rápido e uma leitura super gostosa de se fazer.

Para comprar, clique aqui!
Até a próxima e me desculpem pela demora dessa resenha!
Carol!!!

13 comentários

  1. Eu também sou fã desse livro, li numa sentada! Muito criativa e representativa. Quero ler agora Os Heróis de Novigrath!

    PS: gostaria de indicar o site Themexpose, onde vocês podem baixar de graça um template novo para o blog. Acho o material de vocês bom demais pra continuar usando os templates nativos do Blogger. Não sou dono do site nem nada hahahahaha, mas é que conheço o trabalho de outras blogueiras que usam os templates desse site e é muito bom mesmo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Caio!
      Fiquei muito feliz com o seu comentário!
      Sobre o layout, quando você comentou, já estávamos indo atrás e agora ele já está com a cara nova. Espero que retorne e me diga se gostou.
      Fico muito feliz que goste dos nossos textos! :)
      Muito obrigada!

      Excluir
  2. Não conhecia o livro, mas falou a palavra misteriosa eu já me animo e ainda tem seres assustadores. Quero ler ainda que o final fique em aberto e espero ser conquistada pela escrita da Roberta já nas primeiras páginas, assim como aconteceu com você.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Adorei a premissa. Imagina ter que ficar vivendo nos topos dos prédios sem saber o que há la embaixo? Fiquei aqui angustiada para saber mais. Não conhecia este livro e parece ter uma boa dose de ação e suspense! Muito boa indicação.

    ResponderExcluir
  4. Oiiii,

    Eu não lembro onde li sobre este livro, mas fiquei bem interessada! Fiquei curiosa para saber o que a Beca descobre que põe tantas pessoas em risco, e me preparar para o capítulo luto kkkkk Massss é uma história que só pegarei quando o próximo volume estiver lançado, porque se não vou ficar agoniada esperando demais.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Ola, não conhecia o livro a sinopse e sua resenha me chamaram muito atenção principalmente com relação as cenas de ação muito bem escritas. O que me incomoda um pouco é o final aberto, serei obrigada a esperar a sequencia para ler e não morrer de curiosidade. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  6. Eu já ouvi muitos comentários bacanas sobre esse livro e tenho muita curiosidade de ler. Essa capa ainda por cima é linda mais e chama ainda mais a minha atenção.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia o livor e a autora, mas fiquei bem animada em conhecer por causa da sua resenha elogiosa. Talvez esse final aberto não me agrade muito, mas ainda assim, fiquei bem curiosa.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Gostei do enredo, diferente de outros que já li, fiquei curiosa sobre a trama. Assisti um filme que era com névoas também e as pessoas morriam ao respirar -las e tinha também uma garota que vivia em uma redoma de vidro, ela conseguia ficar e respirar nela, foi interessante e emocionante assistir. Já anotei sua dica, parabéns pela resenha fiquei animada em ler o livro, bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi! Eu lembro de ter ouvido falar sobre esse livro, mas acabei deixando ele pra lá na época do lançamento. A premissa é muito boa, só o final aberto que atrapalha um pouco a minha empolgação com a história porque não curto muito. Mas anotei a dica, porque não resisto a uma trama misteriosa haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa desse livro por aí, mas não sabia do que se tratava. Achei o enredo interessante, porém, não é um estilo de leitura que eu esteja procurando no momento. Apesar disso, eu até daria uma chance, se não fosse o fato de que o livro tem um final aberto e já tem quase 5 anos que foi publicado e a continuação ainda não saiu. Eu custo a esperar as séries que já acompanho, não estou com muita paciência para ficar esperando outros livros não.
    De qualquer forma, adorei a resenha e fico feliz que tenha gostado tanto da leitura. Espero que a autora publique a continuação em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante a premissa dessa história e há tempos estou querendo ler uma distopia nacional. E sendo uma autora melhora ainda. Vou colocar na minha lista. E já vou ficar de aviso com o capitulo "Luto" o.o

    Mirian (Castelo do imaginário)

    ResponderExcluir
  12. Olá Carol!!!
    Bem eu não conhecia o livro apesar de ele ter tido essa hype que você citou, mas acho que isso se deve que nesse período eu estava correndo com formatura e a procura de emprego.
    A história parece ser interessante e por ser uma distopia nacional conquista os leitores do gênero.
    Adorei a resenha ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir