Resenha ABERST: Fênix (Conto - Antologia Mulherão da Porra)



Título: Fênix (presente na antologia Mulherão da Porra)     Autora: Vanessa Nunes (Org.)
Editora: Rico     Páginas: 109     Ano: 2019     Onde Comprar: Editora Rico
Sinopse: Ah, as mulheres… Sejam elas históricas, vizinhas ou aquelas que fizeram valer a sua presença em meio a sociedade e deixaram o seu legado até os dias de hoje. Nesta antologia, encontraremos personagens inspiradoras em suas trajetórias, que mostram que nós mulheres podemos ser independentes e atingimos sucesso a partir de nossos próprios esforços.

Mais uma resenha saindo em parceria com a Aberst (Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror) e dessa vez é do conto Fênix, que está presente na antologia Mulherão da Porra. A organização dos contos é feita pela Vanessa Nunes, que também é a autora do conto lido por mim.
O conto é bem curtinho, tem quatro páginas e vai contar a vida de uma mulher que está passando por um momento difícil, onde está depressiva e não sabe mais o que pode fazer para tentar melhorar. Ela olha para os seus filhos e não consegue enxergar uma saída ou uma esperança neles. Nada parece ajudá-la, até que ela toma uma atitude. Para vocês saberem o que ela vai fazer, precisarão ler, mas é a partir dessa tomada de atitude que teremos a explicação para o título do conto - Fênix.
Para quem não sabe, fênix é uma criatura mitológica grega que, quando morre, renasce das cinzas. Além da imagem já conhecida, ela pode ser utilizada como uma forma mais simbólica. Vocês vão entender o o porque dessa utilização.
Pelas minhas contas (já que o livro não tem índice e estou lendo no Kindle), a antologia tem 24 contos, escritos por diversos autores e que vão trazer mulheres fortes, inspiradoras como protagonistas. Quando peguei o e-book, achei que os contos fossem escritos só por mulheres, mas há alguns autores.
Como tinha que ler esse conto e escrever a resenha rápido, pois já tinha atrasado um pouco, não tive tempo de ler os outros, mas pretendo fazer isso logo, já que o maior conto tem 5, 6 páginas.
Uma boa dica para quem quer uma leitura rápida e para conhecer novo autores, já que eu mesma não conhecia nenhum.
O livro está baratinho no site da editora, então se ficaram interessados, passem lá! Ainda não tem na Amazon e também não sei se vai entrar em algum momento.

Até a próxima e boa leitura!

7 comentários

  1. Gosto muito de livros de contos, então essa obra chamou muito minha atenção, pois parece que traz histórias interessantes.Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    estou muito contente com o espaço que as mulheres tem conquistado na nossa literatura, não só autoras maravilhosas, mas personagens incríveis, fortes ou até mesmo as que sofrem e lutam com tudo o que tem para se reerguerem. São histórias como esta que inspiram as mulheres reais a seguirem em frente e a perceberem seu valor. Adorei a proposta da antologia, torço para que seja um sucesso.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Tenho gostado cada vez desse tipo de leitura. Contos, antologias e ainda trazendo as mulheres como tema principal desses contos se mostra cada vez mais importante por nosso papel na sociedade e necessário para formar futuras gerações.
    Adorei a capa e conhecer um pouco mais dessa leitura.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Oiii tudo bem ?
    Não conhecia, fiquei bem curiosa já que e um livro de contos e ultimamente estou curtindo esse tipo de livro fiquei bem curiosa em especial com esse conto como a protagonista conseguiu resolver o problema
    Irei adquirir o livro pra descobrir.
    Obrigado pela dica

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Tenho lido muitos livros de contos ultimamente e tenho passado a gostar, principalmente pela maioria ser de temas importantes como é o caso dessa.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    sou louco por esta coletânea, ainda mais lendo a resenha deste conto agora, que realmente mostra o valor que o sexo feminino tem. Amo contos e preciso comprar esta obra pois parece ser bem.ecletica.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Nunca li uma antologia, mas gostei bastante dessa capa!!!!! achei bem chamativa, mas não sei se me atreveria a ler com tantos contos junto.

    ResponderExcluir