Resenha: Simplesmente Acontece

Título: Simplesmente Acontece
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 448
Ano: 2015
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Você acha que é possível existir amizade verdadeira entre um homem e uma mulher? O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para a outra simplesmente não conseguem ficar juntas?
Desde crianças, Rosie e Alex viviam juntos. Todo mundo achava que eles tinham nascido para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família de Dublin para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de e-mails, mensagens de textos, cartas, cartões-postais... Ele se tornou um cirurgião renomado... Ela continua correndo atrás do sonho de trabalhar em um hotel luxuoso. Os desencontros, as circunstâncias e uma absurda falta de sorte os mantiveram longe um do outro – até agora.
Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.
Resta saber se eles vão ter coragem de apostar tudo, inclusive a própria amizade que os une, num amor para a vida inteira. Que tipo de surpresa o destino reserva para eles desta vez?

A nossa vida é feita de tempo. Nossos dias são mensurados pelas horas, nosso salário é mensurado por essas horas, o nosso conhecimento é mensurado pelos anos. Agarramos uns minutinhos do nosso dia sempre ocupado para fazer uma pausa pro café. Voltamos correndo pra nossa mesa de trabalho, olhamos pro relógio, vivemos em função dos compromissos. Mesmo assim, quando esse tempo enfim acaba, bem lá no fundo você se pergunta se esses segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos e décadas foram gastos da melhor maneira possível."

Eu não sei se vocês sabem, mas a Cecelia Ahern é das minhas autoras favoritas e não tem um livro dela que eu ache ruim - o único que achei mais fraquinho até agora foi O Presente. Já li oito livros dela e continuo achando a escrita dela maravilhosa. Acredito que tenha resenha de todos eles no blog. Se quiserem saber a minha opinião, é só procurarem pelos títulos.
Eu já tinha assistido o filme logo quando lançou e lembrava que tinha gostado, mas recordava de poucos detalhes da história. E, por incrível que pareça, o livro estava parado na estante já fazia um tempo. Até que em Abril, eu estava querendo ler algo mais leve e não pensei duas vezes em qual iria escolher.
O livro é todo narrado por cartas, e-mails, SMS, cartões-postais e acompanhamos a vida desde pequeno de Rosie e Alex. Eles eram melhores amigos e faziam tudo juntos, até que no último ano do ensino médio, Alex se muda para os EUA pois seu pai conseguiu um emprego em Boston e ele acaba ficando lá para fazer faculdade. Lá, ele se torna um cirurgião renomado, enquanto Rosie - que tinha o sonho de abrir um hotel - fica grávida na festa de formatura do colégio e todos os seus planos se tornam impossíveis de serem realizados.
Enquanto Alex está vivendo uma vida perfeita fazendo a faculdade e o curso que sempre quis, em um país novo, Rosie continua morando com os pais, com uma bebê recém-nascida e trabalhando em um emprego que ela odeia.
Já que cada um está de um lado do planeta, eles vão trocando mensagens sobre as suas vidas. Sabemos das namoradas do Alex, do crescimento da Katie (filha de Rosie), dos seus trabalhos e dos seus problemas.
Temos mensagens entre os dois, entre a Rosie e sua irmã, entre Rosie e a sua melhor amiga, entre Katie e seu melhor amigo, entre Alex e seu irmão. Enfim, existem conversas entre diversos personagens e não somente entre os protagonistas.
O maior motivo para ter adiado a leitura desse livro, é que tinha a impressão de que gostaria menos dele. Felizmente, eu estava errada. Eu gostei MUITO dessa história. Ela é divertida, leve em muitos momentos, mas consegue trazer reflexões muito interessantes e até necessárias.
A amizade entre o Alex e a Rosie é muito real. Claro que sabemos que há algo a mais ali, mas acredito que o principal sentimento entre eles é o carinho e isso é lindo. Existem as brigas, as confissões, os desabafos, as brincadeiras. Sério, muito bonito.
Tenho que admitir que o Alex me irritou em alguns momentos. Ele de longe foi um dos personagens que menos gostei. A alma do livro é a Rosie. Os problemas dela são muito mais reais, pois ela vem de uma família mais pobre que o Alex e precisa fazer com que ela e a sua filha consigam sobreviver ganhando bem pouco. Além de ser mãe solteira. A Cecelia Ahern é mestre em colocar reflexões e problemas da sociedade nos seus livros e com esse não é diferente.
Antes de terminar, preciso comentar alguns pontos que gostei demais na história. Primeiro, a relação da Rosie com a sua filha. É muito bonito ver que a Katie sabe que a mãe se esforça muito para conseguir dar uma vida decente para ela e elas são verdadeiras amigas uma para a outra. Outra relação que gostei muito foi o da Rosie com a sua melhor amiga, Ruby. Elas trabalham juntas e apesar da Ruby ser um pouco mais velha que Rosie, elas tem muitos pontos parecidos. Ambas são mães solteiras, trabalham num emprego de merda e recebem pouco. Ruby é divertidíssima e com certeza os momentos mais engraçados são dela (mas sempre que a Rosie precisava ela também estava lá - Ruby não é feita só de momentos engraçados). A última relação que queria comentar é a da Rosie com a sua irmã. Steph é a irmã mais velha, enquanto Rosie é a filha do meio, então a relação delas é bem interessante, mesmo que Steph more na França, um pouquinho longe...
Nem preciso dizer que AMEI esse livro, né? Com certeza entrou nos meus favoritos da vida e da autora. A história é muito rápida, mesmo com suas 450 folhas. Cecelia Ahern nunca me decepciona!
Recomendo demais para todo mundo. Só não levem em consideração o filme, pois reassisti depois do término da leitura e o longa é muito ruim. A trama não tem metade do que tem no livro, é muito mais leve e até meio idiota. O começo do filme é horrível. Não recomendo vocês a assistirem. Vão direto ao livro.

Até a próxima e boa leitura!

5 comentários

  1. Oi Carolina.
    A Cecilia é muito elogiada, mas eu ainda não li nenhum livro dela.
    Além de P.S. Eu te amo, esse é o segundo dela que eu tenho muita vontade de ler, e agora sabendo mais sobre como a autora parece ser boa em retratar as inter-relações, acho que vou enfim parar de procrastinar a leitura.
    Ainda não vi o filme porque não quero atrapalhar a minha experiência de leitura, mas espero que ambos sejam muito bons.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol.
    Me lembro de ter visto o filme, mas não recordo de muitos detalhes. Acho que, assim como você, vou dar uma chance ao livro. Uma pena que Alex te irritou um pouco, mas pelo visto valeu a pena pela Rosie, pela Katie e pela Ruby!! Rs...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol,
    Eu vi o filme e achei legalzinho. Nada de especial. Nunca li nada da Cecelia Ahern, mas tenho vontade de ler P.S. Eu Te Amo, ainda mais porque que ela vai lançar P.S. Eu Te Amo 2. Adorei a adaptação cinematográfica, mas o livro costuma ser sempre melhor!
    Já passou da hora de eu conhecer a escrita dessa autora que muita gente ama, assim como você.
    Com amor, André
    Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Eu também admiro bastante a escrita da Cecelia, se não me engano, já li dois ou três livros dela.
    Simplesmente Acontece é uma história que me ganhou profundamente, eu assisti a adaptação e fiquei encantada, amei desde a história, até o elenco. Futuramente quero ter a oportunidade de ler o livro, pois tenho certeza que está incrível!

    ResponderExcluir
  5. Ooi,
    Eu só assisti alguns pedaços do filme mas sinto que vou gostar demais! O livro está no meu kindle há algum tempo mas eu não sei bem por que fico passando ele pra frente... Gostei demais da sua resenha e fiquei curiosa para finalmente ler esse livro e também os outros da autora.

    Beijos

    ResponderExcluir