Resenha - Fênix: A Ilha (Livro 1)

Título: Fênix - A Ilha (Livro 1)
Autor(a): John Dixon
Editora: Novo Conceito
Páginas: 336
Ano: 2014
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Bem-vindo a Fênix: A Ilha. Na teoria, ela é um campo de treinamento para adolescentes problemáticos. Porém, os segredos da ilha e sua floresta são tão vastos quanto mortais. Carl passou a vida sendo transferido de uma instituição para outra. Ele simplesmente não consegue ficar longe de problemas – e costuma usar os punhos para defender seus colegas de qualquer provocação injusta. Na última confusão, seu oponente foi parar no hospital... E Carl, no pior lugar da face da Terra: a Ilha Fênix. Localizada fora da costa, suas regras estão imunes às leis dos Estados Unidos. Os jovens problemáticos ficam à mercê de oficiais que desconhecem a misericórdia.


- E passar o resto do meu tempo aqui esperando uma facada? Num cara pequeno como você, e branco, eles só vão dar uma surra. Se eu me meter na vida deles, com o meu tamanho, e ainda por cima negro, vão achar que precisam me matar. E matariam. Porque não são capazes de enxergar mais nada. Não conseguem nem soletrar diploma. Só estão esperando pra ver no que dá. - Ele balançou a cabeça. - "Fique rico ou morra tentando", toda aquela mitologia de rua."

Esse livro deveria ser lido no ano passado, mas como me enrolei nos últimos meses, ele acabou ficando para 2019 e só consegui ler ele em Maio. Nunca tinha lido uma resenha ou algum comentário sobre ele, parecia que só eu tinha comprado, rsrs, e por causa disso, não sabia o que podia esperar da leitura. Apesar da proposta parecer muito interessante, tinha um receio por nunca ter lido nada a respeito.
Para minha felicidade, li ele bem rápido e gostei demais da história. Para a minha infelicidade, o segundo nunca foi lançado aqui no Brasil e acho difícil isso acontecer em algum momento, visto que é um livro pouco conhecido aqui e já faz algum tempo que o segundo foi publicado lá nos EUA (2016).
Agora falando mais do enredo. Quase que o livro todo é narrado por Carl Freeman, um adolescente que passou a sua vida toda sendo transferido de instituições por sempre resolver os seus problemas e defender os seus amigos com os punhos. Para tentar controlar a sua raiva, Carl treina e luta box - sendo o maior vencedor da sua idade - no entanto, o boxe  não ajuda por completo e na última vez, Carl mandou o seu oponente para o hospital.
No julgamento, ele é enviado para Fênix, uma ilha localizada fora da costa (no qual ninguém sabe onde fica) destinada a jovens problemáticos e que é imune às leis dos EUA - ou seja, eles têm suas próprias regras e ninguém pode interferir no que está acontecendo lá.
A princípio, a ilha é um campo de treinamento, porém Carl descobrirá que ela esconde muito mais segredos do que qualquer um poderia imaginar.
Ao chegar lá, a vida de Carl muda drasticamente. Ele se depara com militares que se acham o dono de todo mundo e que tratam todos da pior maneira possível. A única maneira que ele encontra para conseguir sobreviver é fazendo amizade com algumas poucas pessoas.
Quando comecei a ler, não sabia muito bem o que esperar do livro, mas fui surpreendida positivamente. É uma história cheia de ação, com bastante violência, algumas realidades e muito nervosismo, mas muito mesmo. Mas o nervosismo não é só com os personagens, mas principalmente com o leitor. Ficamos nervosos, com raiva enquanto estamos lendo e vendo tudo o que eles estão passando.
O livro é muito frenético e passa muito rápido. O final termina de um jeito que, como já disse, abre espaço para o segundo livro, que já foi lançado lá fora.
Eu gostei muito da leitura e fiquei feliz que consegui ler ele esse ano. Para quem gosta de histórias com bastante ação, é possível gostar dessa também.
Comentem se vocês já conheciam esse livro ou se souberam dele só agora.

Até a próxima e boa leitura!

7 comentários

  1. Eu li esse livro quando foi lançado e ele é muito bom.
    A Ilha ela tem um monte de mistérios que o Carl acaba descobrindo aos poucos - pelo que me lembro da história..
    É um livro gostoso de ler uma pena que a Novo Conceito ficou mal dar pernas e não publicou o segundo

    ResponderExcluir
  2. Oi Carolina!

    Tudo bem? Eu tenho esse livro aqui em casa a anos e nunca realmente me senti tentada a ler. Eu não tenho muita paciência para livros cujos personagens são adolescentes porque simplesmente não consigo me sentir ligada aos dramas dos personagens desta idade, mesmo assim fico feliz que tenha sido surpreendida positivamente pela trama.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol!
    Eu não conhecia esse livro, essa é a primeira vez que vejo alguma coisa sobre ele. Eu acho realmente muito chato quando as editoras compram o primeiro livro de uma série e, após o lançamento dele, não publicam mais o resto. Acho muita falta de respeito com o leitor. Mas que bom o livro te agradou, pelo menos isso, né. O lado ruim é não poder saber a continuação. Eu gostei bastante da premissa, mas por ser de uma série descontinuada aqui no Brasil, vou deixar passar a dica. Até porque nem sei ler em inglês para, pelo menos, comprar o original. :(

    Beijos.

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Carolina!!!
    É muito chato quando nos deparamos com um livro bom e que tem continuação, mas que por ser pouco conhecido não chega aqui para gente essas continuações o que é uma pena para quem gostou e queria ler os outros livros.
    Que bom que você conseguiu desencalhar esse livro da sua estante, eu estou nessa fase com meus livros também e acho que esse ano desencalhei muita coisa já.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Carolina,
    Fiquei sabendo dele só agora pela sua resenha. Achei a capa bem chamativa e a sinopse interessante. Na medida que estava lendo a sua resenha, estava pensando justamente que a Novo Conceito tem o hábito de não publicar os próximos livros de uma série ou trilogia, vida a série Fragmentados, do ótimo Neal Shusterman, o mesmo autor de O Ceifador. Mas, confesso que fiquei interessado!
    Com amor, André
    Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto esse livro por aí, mas confesso que não sabia do que se tratava...
    Gostei da sua resenha e a proposta dele me interessou bastante.
    Espero que a continuação seja lançada logo e que você goste :)
    Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi oi querida,
    eu adorei o post, não conhecia a obra e fiquei muito interessada em saber mais sobre o enredo, não vou mentir que a sinopse não me agradou em nada. Só gostei de saber mais porque li a sua opinião e ela foi sincera. Queria ter visto fotos do livro, mas tudo bem continuo curiosa para saber mais sobre a premissa do livro e da escrita do autor.

    Enjoy Books

    ResponderExcluir