E 2020 Chegou!

2019 se foi, e, com certeza, não vai deixar saudades!
Para a gente, no geral, foi um ano bem conturbado. Toda a insegurança política que o país passou, ruim para a literatura, para o cinema, para a arte, para a cultura em geral. E não vou nem entrar no mérito e na discussão de outras áreas.
Isso refletiu muito na nossa criatividade. Lemos muito, mas as resenhas ficaram encalhadas num canto da mesa. Literalmente. Estão lá até agora. A Carol conseguiu colocar a casa em ordem e restaram poucos livros para resenhar. Mas euzinha aqui, ficou praticamente tudo parado. Foram mais de 70 livros lidos e meia dúzia resenhados.
O resultado final disso tudo foi que resolvi não fazer resenhas de leituras medianas ou "legais". Vou focar nas melhores leituras e seguir a vida.
2020 chegou cheio de promessas. Estamos desde meados do ano passado com o nosso desafio para esse ano pronto - isso se chama ansiedade!
Traremos também para vocês uma viagem pelo mundo por mais de 100 países diferentes (para serem lidos no decorrer dos anos). Vai ser mesmo um grande desafio.
Vamos tirar também as teias de aranha de alguns livros que estão parados na estante a anos.
Separamos 24 livros para serem lidos no ano. Eu escolhi para a Carol suas 24 leituras, sendo 12 livros da minha estante e 12 da estante dela. E ela fez o mesmo comigo. O medo rodeia nossos dias. Muitas leituras separadas jamais passariam pela nossa check list.
Voltando à 2019, separamos para vocês nossas melhores leituras. Deixamos de lado os gráficos estatísticos que vinhamos fazendo a anos e focamos só no que interessa. Acho que assim fica mais clean e mais interessante para vocês, já que vivemos cada vez mais correndo contra o tempo. Na verdade, meu dia precisaria de, pelo menos 48 horas para eu conseguir fazer tudo o que quero, mas... inviável, né?
Então vamos ao que interessa.
A Carol leu 46 livros, sendo a maioria escrito por mulheres (31), com foco maior na literatura americana e inglesa (25 e 7, respectivamente). Dessas leituras, 4 foram favoritadas..
Já eu li 78 livros, dividido igualmente entre homens e mulheres, com foco na literatura americana (27) e brasileira (13), e o restante muito diversificado entre o resto do mundo (20 países diferentes). Dessas leituras, 24 foram favoritadas.
Para quem quiser todas as informações detalhadas, segue o link para a nossa planilha (cliquem aqui).
Nos veremos mais por aqui em 2020. E teremos muitas novidades durante o ano. Continuem com a gente!
Feliz 2020 com muitas leituras, de preferência, boas.

17 comentários

  1. Olá, tudo bem? Realmente, 2019 não deixou nem um pouco de saudades, hahaha. Acho que foi um ano bem difícil para a maioria das pessoas, mas ainda bem que sobrevivemos. Feliz 2020!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cláudia! Tudo bem?

    Pelo o que ando lendo o ano de 2020 não foi muito bom, isso valeu para muitas pessoas e para mim também, mas não no âmbito político e sim pessoal. Desejo um feliz, próspero e positivo ano de 2020 para todos nós!!

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Politicamente o ano foi péssimo, mas pessoalmente o meu foi de crescimento, conquistas e amadurecimento.
    Nesse ano quero novos desafios e mudanças mais profundas e apresentar coisas que amo.

    Feliz 2020!

    ResponderExcluir
  4. Oi! 2019 foi um ano pesado em qualquer sentido para mim, aprendi muito, mas foi um ano doloroso. Eu espero de 2020 seja menos turbulento, mas acho que não é o caso. Não consegui ler muito, foram apenas 20 livros e apesar de ficar frustrada com o número tão reduzido, só teve uma leitura da qual não gostei, então o saldo foi muito positivo em questão de qualidade.

    Feliz 2020 (ainda pode desejar, né?)

    ResponderExcluir
  5. Achei interessante essa troca de sugestões de leitura. De certa forma, serve pra tirar a gente da zona de conforto
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Estou começando esse 2020 cheia de expectativas também, sem sombra de dúvidas, acredito que esse ano será muito melhor!!! 2019 foi um ano bem conturbado e pra piorar moro bem perto de Brumadinho e toda aquela tragédia foi muito, muito aterrorizante... Só aí dá pra você imaginar, né?
    Mas, mudando de assunto, amei seu desafio e espero acompanhá-lo por aqui.
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. 2019 foi tenso em todos os sentido, difícil na vida pessoal, mas também aprendi muito, sobre a política, ainda não acabou, afinal, é a ascensão do Nazifascismos que vivenciamos no Brasil, infelizmente. Acho que vocês leram bastante, um número maravilhoso, eu li 44 livros, ao menos que contabilizei no skoob. E como você, meu diz também precisa de 48 horas kkkkkkkkkkkkkkk Feliz 2020!

    ResponderExcluir
  8. Oi! Tudo bem???

    Gostei muito da forma como você elencou as leituras. Essa clarificação foi bem exemplificada e te desejo mais leituras em 2020. Ao lembrar 2019 ele não começou com chave de ouro, mas terminou me dando um presentão.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Com certeza eu também precisaria de 48 horas durante um dia para fazer tudo que preciso, porém em contrapartida precisaríamos trabalhar mais e no final não sobraria tempo para fazer as coisas que realmente precisamos. Este ano foi muito conturbado para mim, mais até que consegui ler mais do que eu imaginava.

    ResponderExcluir
  10. Oi Cláudia!
    O ano 2019 também não foi um ano feliz nas minhas leituras, fiz tantos planos mas não consegui superar minhas expectativas. Então esse ano vou deixar tudo mais light, não vou colocar uma meta pois acabo esquecendo das coisas mais importantes que tenho que fazer kkk. Parabéns pelo seu post, tenho certeza que o ano de 2020 vai ser bem melhor que o do 2019. Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    2019 foi um ano que não foi, parece que a crise politica e polarização ganhou tanto espaço que faltou para viver e respirar, não foi fácil, mas sobrevivemos e isso que importa. Também comecei 2020 com mudanças, ideias e novidades para o meu blog, espero que tenhamos sucesso nos nossos projetos e que 2020 seja repleto de boas leituras e resenhas.

    Um beijo
    leitura-terapia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?
    O ano de 2020 foi realmente muito complicado! Eu particularmente só tive algo bom nesse ano, que foi meu casamento. No mais, foi bem parecido com o seu. Li muito, mas tive pouca motivação para resenhas e produção de conteúdo no geral. Espero que 2020 seja um ano melhor para todos nós <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Achei bacana esse lance de separar os livros de suas estantes. Não posso reclamar muito de 2019, foi um ano razoável para mim e li bem. Espero que 2020 seja maravilhoso para todos nós com muitas leituras e realizações pessoais e profissionais.

    ResponderExcluir
  14. Olá Claúdia!!!
    2019 foi difícil para todos pelo que vejo, mas cá estamos e sobrevivemos.
    Espero que esse ano seja melhor e que as leituras sejam maravilhosas.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Lendo a sua postagem eu parei para pensar aqui e cheguei a conclusão de que nunca prestei atenção ao fato de ser um autor ou autora, e nem da nacionalidade do escritor. Mas fiquei bem curiosa e vou começar a presta atenção nas minhas leituras e também vou acompanhar a de vocês pelo blog.

    ResponderExcluir
  16. Ano passado teve seus altos e baixos, mas o que importa é continuar e sempre tentar melhorar. Não li muito no ano passado, mas estou tentado mudar isso este ano e conhecer novos livros.

    ResponderExcluir
  17. 2019 realmente não vai deixar saudades, mas a gente ainda fica na esperança de em algum momento, a galera acordar . Na parte lite´ria porem, meu 2019 foi glorioso e eu gostei do de vocês também.
    Que 2020 seja ainda melhor.
    beijos

    ResponderExcluir