Resenha: Cartas de Amor aos Mortos

Título: Cartas de Amor aos Mortos
Autor: Ava Dellaira
Editora: Seguinte
Páginas: 337
Ano: 2014
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger... apesar de ela jamais entregá-las à professora.
O que parecia uma simples lição de casa logo se transforma na maneira de Laurel lidar com seu primeiro ano em uma escola nova e com a família despedaçada depois da morte de sua irmã.


Às vezes, quando falamos, ouvimos o silêncio. Ou apenas ecos. Como gritos vindos de dentro. E isso é muito solitário, só acontece quando não estamos ouvindo de verdade. Significa que ainda não estávamos prontos para ouvir. Porque toda vez que falamos, há uma voz. Existe o mundo que responde."


Cartas de Amor aos Mortos era mais um livro que eu estava com bastante curiosidade de conhecer, até porque a minha mãe adora ele e se eu não gostasse, talvez eu fosse expulsa de casa.
O livro todo é narrado por Laurel a partir de cartas que ela escreve para celebridades que já morreram: cantores, atores e poetas. O pedido é da sua professora para uma tarefa da escola. Enquanto para a maioria é só mais uma tarefa, para Laurel é um jeito de lidar com a morte da sua irmã (May).
A irmã era a grande inspiração de Laurel e ela a admirava demais. Sem entender muito bem o que ocorreu na noite em que ela faleceu, Laurel se vê perdida. Em uma escola nova, com a mãe morando em outro Estado, a vida de Laurel é se revezar entre a casa do pai e a casa da tia Amy - uma mulher extremamente religiosa.
Ao escrever as cartas, Laurel analisa as histórias de cada uma dessas personalidades, ao mesmo tempo em que tenta se encontrar. Com novos amigos e um garoto misterioso na qual ela começa a gostar, procura por sua identidade e tenta se distanciar da imagem da irmã.
Eu gostei muito do livro. A leitura fluiu super bem e entendi a dor de Laurel. Enquanto ela tem que lidar com o luto, ela também precisa descobrir quem ela é sem a influência de May. O jeito que ela encontra é através das cartas. Nelas, Laurel trás questionamentos bem interessantes e necessários, tanto para ela como para os personagens que estão a sua volta - incluindo sua irmã.
Os personagens são bem construídos. Os pais de Laurel, que também precisam lidar com o luto; seus novos colegas, que têm seus próprios problemas; e mesmo May é muito presente no livro. O final me surpreendeu demais, pois há um acontecimento que nem nos meus mais loucos pensamentos  passou.
Enquanto eu lia, conseguia ver um filme passando e acredito que uma adaptação dele (se bem feita, claro), poderia funcionar muito bem. Tem todas as características de um bom filme jovem, a lá estilo As Vantagens de Ser Invisível.
Inclusive, durante a leitura, me lembrei de diversos outros livros do mesmo estilo que amo: o próprio As Vantagens de Ser Invisível, Boa Noite (que li logo antes), os livros da Colleen Hoover e até mesmo, Fale!, que li na sequência desse.
Uma boa dica que dou é procurar uma playlist do livro ou músicas e cantores que são citados durantes as páginas, pois só ajuda a entrarmos em todo o clima da trama.
Um livro que recomendo bastante!

Até a próxima e boa leitura!

13 comentários

  1. concordo que uma adaptação seria perfeita!
    eu fiquei com uma baita ressaca literária depois desse livro, essa história é um soco no estômago.
    sua resenha ficou ótima!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Eu já li esse livro e gostei bastante, me emocionei demais!!!
    O que mais gostei no livro foram os personagens muito bem construídos, e o melhor, cheio de defeitos, qualidades e problemas, o que facilita a aproximação e identificação do leitor. Laurel, é cheia de nuances e mostra aos poucos sua personalidade, e May, a irmã mais velha a quem ela glorifica, mas, que conseguimos notar pelos flashbacks que não era tão perfeita assim.
    Enfim, Carta de Amor aos Mortos, é um livro dramático, mas, que consegue ser extremamente profundo. Com uma narrativa encantadora, é um livro que consegue demonstrar de maneira perfeita e sincera o amor, e a dor que quase sempre vem junto á ele. Esse é um livro que sempre recomendo para os meus leitores <3
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Eu tenho esse livro na estante há um tempo, mas fico postergando a leitura e não sei bem porque, mas esse ano vou desencalhar e espero gostar muito da trama, tenho outro da autora também que está paradinho :(

    ResponderExcluir
  4. Eu já vi outros comentários bem positivos em relação a esse livro e ver a sua opinião só me confirmou isso. Gostei de conferir suas percepções, fiquei pensando nesse acontecimento tão surpreendente que você falou e nessa coisa da adaptação, será que realmente daria certo? Enfim, estou mais curiosa ainda pra ler essa história.

    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Admito que nunca havia me interessado por este livro, mas agora até que me bateu uma curiosidade.
    Suas considerações sobre a história e a possibilidade de gostar de uma adaptação dele, me fez sentir vontade de conhecer melhor esta obra.

    ResponderExcluir
  6. Oiii,

    Eu já estou a um tempo curiosa para poder ler este livro, acho a premissa dele muito interessante, mas o que mais me deixa curiosa é imaginar o que ela pode escrever para a irmã, e também ver como ela aprende a lidar com tudo por meio do que ela escreve, parece ser um livro muito envolvente e é bom saber que a leitura é fluida, deixa tudo mais tranquilo.

    Beijinhos...
    http://www.equipenerd.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carolina!
    Menina, esse livro é lindo de uma forma que nem consigo dizer. A leitura é realmente marcante, né? A escrita da Ava deixa todos os acontecimentos com uma fluidez que a gente nem percebe que está lendo mais do que o "um capítulo antes de dormir". Fico feliz que você gostou da leitura :D
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Parece um livro que acabaria por me emocionar demais. Imagino o quanto era difícil para ela lidar com o luto, com a ausência da irmã. Escrever foi uma forma de desabafar e de "falar" com a irmã, creio. O que me lembrou muito um livro que é um dos meus preferidos: O Céu Está em Todo Lugar.

    Fico feliz que os demais personagens também tenham sido bem construídos. E fico aqui imaginando que acontecimento é esse tão surpreendente no final. Sou muito curiosa.rs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Carol.
    Tudo bem?!
    Gostei bastante da sua resenha e quase estou pensando em colocar esse livro na minha fila de leituras... Não ando muito com vontade de ler livros tristes assim, mas esse me deixou curiosa!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Nossa eu tenho curiosidade pelo livro desde que a autora veio aqui no Brasil. Gosto da forma como a história lida com a temática, e acredito que vou me emocionar bastante. Bem, agora você não será expulsa de casa haha Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Comecei sua resenha dando risada hahaha Fico feliz em saber essa sua relação com sua mãe e fico ainda mais feliz em saber que você amou o livro! Eu tenho muita curiosidade em ler, mas ainda não dei uma chance. Receio, talvez?! De qualquer forma, depois de ver sua opinião, pretendo me emocionar em breve com este livro.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia a obra, mas ela chamou muito minha atenção pelo que escreveu,parece ter um enredo intenso e surpreendente, com uma narrativa fluída e que prende o leitor nela. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  13. Olá tudo bem?

    Já faz algum tempo que li esse livro e me apaixonei logo de primeira. Os personagens são muito bem construídos e o enredo é bem envolvente. Eu fiquei bem surpresa com o rumo que a história levou e com as descobertas. Enfim, sou suspeita a falar. Adorei sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir