Resenha: Fale! - #MulheresEmFoco

Título: Fale!
Autor(a): Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina
Páginas: 248
Ano: 2013
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: “Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir. Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

É mais fácil não dizer nada. Fechar a matraca, passar o zíper, calar o bico. Toda aquela babaquice que você escuta na TV sobre se comunicar e expressar o que sente não passa de uma mentira. Ninguém quer realmente ouvir o que você tem a dizer."

Desde que eu separei esse livro para ler no final do ano que estava ansiosa pela leitura, já que a proposta me parecia muito com outros livros do gênero que eu gosto bastante. E para melhorar, vim de outras leituras muito parecidas e estava no clima - detalhe, amei todas as que fiz. Então, estava muito animada e felizmente a história foi o que eu esperava, e ainda um pouco mais.
Os poucos amigos que Melinda tinha, ela perdeu por causa de uma maldita festa. Afinal, ela ligou para a polícia e destruiu a comemoração, além de ter mandado vários veteranos para a cadeia. Agora sem ninguém, Melinda vai se fragilizando e ficando sem força para reagir a tudo e a todos.
Até que encontra um escape nas aulas de arte e por meio de um projeto artístico incentivado por seu professor, Melinda precisará enfrentar os seus demônios cara a cara.
A leitura foi super rápida e acompanhar toda a luta e sobrevivência da Melinda para enfrentar seus problemas e os ataques dos outros é muito triste. No entanto, ao mesmo tempo, nós vemos ela crescendo e aceitando que o que ela fez foi o correto, e isso é muito bonito.
Fiquei um pouco surpresa com o motivo dela acabado com a festa do colégio, pois não imaginava algo tão pesado.
A construção da árvore que ela tem que fazer para a aula de artes é muito interessante de ser vista, pois no final, o resultado faz todo o sentido.
Uma leitura rápida, em diversos momentos, pesada e real. Recomendo para todo mundo.
Enquanto pesquisava para fazer a resenha, percebi que a nossa capa é das mais bonitas, porque tem umas que só por Deus. Também descobri uma playlist criada pela própria autora, mas só tinha no site dela. Para facilitar, criei uma playlist com todas as músicas no Spotify. É só procurarem pelo nome do livro em português. Tem muita coisa boa lá!

Até a próxima e boa leitura!

13 comentários

  1. Oi, eu tenho esse livro na estante e pretendo lê-lo logo, deve ser bem tocante ver tudo o que a Melinda vai precisar passar com esses ataques.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol.
    Fiquei super curiosa para saber o porquê dela chamar a polícia e acabar com a festa de todo mundo. Imagino que algo de muito grave tenha acontecido! Já anotei a dica e vou tentar fazer essa leitura!
    Ah... E obrigada pela playlist no spotify
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Sempre ouvi elogios rasgados sobre o livro, porém por causa do assunto falado, às vezes acabava fugindo. Acho que agora está na hora de não fugir mais né?! Adorei saber que você construiu uma playlist no Spotify (irei procurar!) e por saber que nossa capa é uma das mais bonitas. Curiosa para saber como se desenrolará as coisas e como será o final. Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Gosto muito dos livros da Valentina. O último que li foi Agir e pensar como um gato. Uma leitura que rendeu muitas reflexões. Aliás, gosto bastante de livros que nos façam pensar, avaliar nossa vida e mudar nossa forma de pensar. Conforme fui lendo sua resenha pensei em quantos adolescentes vivem essa situação nos dias de hoje. Vivem em silêncio por receio de demonstrar o que pensam de verdade. Será que sempre aparece uma maneira de desabafar? Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha esse livro, mas por algum motivo não li e acabei passando pra frente
    Quando soube realmente do que se trata, me deu um arrependimento kkkkk
    Sabia que tem uma adaptação dele com a Kristen Stewart? Se chama O Silêncio de Melinda

    ResponderExcluir
  6. Oiii,

    Eu fiquei curiosa para saber como ela constrói a arvore durante a aula e como ela vai lidar com as coisas por meio das artes e tal. Parece ser uma leitura bem rapidinha e interessante, e com temas bem interessantes, fiquei curiosa para dar um conferida nele, já tinha tido curiosidade sobre este livro, mas ainda não tinha conferido mais do que a sinopse, gostei de saber um pouco mais.

    Beijinhos...
    http://www.equipenerd.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que ótima dica. E que legal que também montou a lista no Spotfy.
    Eu fiquei em dúvida se tenho ou não interesse na obra... Acho que vou pensar mais um pouco.
    Eu não me sinto confortável com todo tipo de leitura. E essa me deixou um pouco curiosa, mas com as anteninhas ligadas.
    Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  8. Olá Carolina!!!
    Eu não sei se esse livro seria do meu gosto já que sou um ser tão complicado em ler livros com algumas pegadas.
    A premissa da história é bacana e parece ser interessante, mas talvez não faria meu gênero de livro e parece que tem algo muito mais pesado nessa festa e não sei se seria bom eu ler.
    Mesmo assim parabéns pela resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Eu acho a premissa do livro muito interessante, sempre que leio uma resenha da obra o meu interesse por ela só aumenta. Com certeza será uma das minhas leituras deste ano, amei a sua resenha!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre fico curiosa para ler essa obra, principalmente quando vejo resenhas como a sua. Apesar de ser uma leitura pesada, o fato dela ser fluída e tudo mais, vale a pena. Gosto de livros assim, então espero dar uma chance em breve.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  11. A premissa desse livro é incrível e toda vez que leio sobre ele fico um pouco mais curiosa! Eu imagino que tudo fiquei quase insuportável para a personagem, mesmo que o que ela tenha feito não seja errado. Enfim, amei a resenha e fiquei um pouco mais curiosa para ler o livro depois dela

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu lembro que há muito tempo vi algumas pessoas indicando esse livro e na época fiquei doida para ler. Porém o tempo passou e eu acabei esquecendo. Ler sua resenha renovou minha curiosidade, pois parece que essa é uma leitura muito tocante e que trabalha temas pesados e importantes. Fiquei curiosa para saber o que aconteceu na festa que fez a Melinda chamar a polícia, mas acredito que seja algo realmente muito sério.
    Adorei conferir sua resenha e que bom que a leitura atendeu suas expectativas e foi ainda mais do que você esperava.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi , tudo bem?
    Tu acredita que eu não conhecia esse livro?! A sinopse me deixou sem palavras. (Acho que fiz uma piada MUITO ruim.) Mas gostei muito da proposta e confesso que amaria a protagonista até porque honestamente eu teria feito a mesma coisa que ela se surgisse a oportunidade porque o errado SEMPRE será errado mesmo que todo mundo faça.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir