Resenha: O Ano Em Que Te Conheci - #MulheresEmFoco

Título: O Ano Em Que Te Conheci
Autor(a): Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 336
Ano: 2016
Onde Comprar:Amazon
Sinopse: Bem-vindos ao mundo imperfeito de Jasmine e Matt. Vizinhos, eles não têm o menor interesse em tornarem-se amigos e nunca haviam se falado antes. Estavam sempre ocupados demais com suas carreiras para manter qualquer tipo de contato. Jasmine, mesmo sem nunca tê-lo encontrado, tem motivos para não suportar Matt. Ambos estão em uma licença forçada do trabalho e sofrendo com seus dramas familiares. Eles precisam de ajuda. Na véspera de Ano-Novo, os olhares de Jasmine e Matt se encontram de forma inusitada pela primeira vez. Eles têm muito tempo livre e estão em uma encruzilhada. Conforme as estações do ano passam, uma amizade improvável lentamente começa a florescer.

Cada mês e cada estação têm sua beleza, mas é no verão que o jardim está mais vigoroso, mais ensolarado, mais orgulhoso, mais dramático. Se a primavera é esperançosa, o verão é orgulhoso, o outono é modesto, e o inverno é resiliente. Quando penso na primavera, vejo olhos grandes e jovens como os de Bambi olhando para mim através de cílios compridos; quando penso no verão, vejo ombros para trás e um peito estufado. Quando penso no outono, vejo uma cabeça pendendo para o lado com um sorrisinho perdido na nostalgia e, para o inverno, imagino joelhos e punhos finos e machucados, uivando, prontos para a batalha."

Que eu amo a Cecelia Ahern e que ela é a minha autora favorita ninguém mais dúvida. Mas é impressionante como eu não consigo não gostar dos livros dela. Mesmo aqueles mais fracos, eu ainda gosto demais e só em 2019, ela foi lida três vezes, o meu recorde e não teve um livro ruim (no entanto, o melhor ainda vai ter resenha e quem já leu o nosso post de melhores do ano, já sabe qual é).
O livro é dividido em quatro partes: inverno, primavera, verão e outono. Em cada estação, a nossa protagonista, Jasmine, vai crescendo e percebendo algumas atitudes erradas que ela tinha. A leitura flui muito rápido, mesmo Jasmine não sendo a personagem mais carismática da Cecelia Ahern.
Isso porquê, na primeira parte, quando ela acabou de ser demitida do trabalho, ela só pensa nisso e em como todo mundo é idiota e só quer ferrar com a vida dela. Mas com o passar do tempo, ela vai melhorando, já que ela vai conhecendo melhor a história das outras pessoas, e isso inclui o seu vizinho, Matt.
Matt é um personagem que demora para ficar interessante ou pelo menos, legal. Mas, no final, não tem como não entendermos o lado dele (apesar de ter feito muita merda) e começarmos a gostar dele. Sua vida é tão complicada quanto a de Jasmine, mas ambos só conseguem pensar em si mesmo por um bom tempo, o que resulta em tomadas de atitudes um tanto quanto questionável.
O seu programa de rádio na qual Matt trabalha é um tanto quanto idiota e por diversos momentos, eu fiquei extremamente irritada com as coisas que eram ditas nele (e como eram permitidas).
Mas com certeza, a melhor personagem do livro todo é Heather, a irmã de Jasmine. Apesar de ter síndrome de Down, ela é uma pessoa tão boa, inteligente e completa, que ela poderia facilmente ser a protagonista do livro. E todas as discussões que existem sobre ela e sua doença são muito interessantes.
Por fim, O Ano em Que Te Conheci é um livro de leitura super rápida e bem gostoso de se ler. Não é o melhor da autora e poderia ficar horas falando sobre os meus preferidos ou a minha ordem de preferência deles, mas também está longe de ser um livro ruim. Então, obviamente eu recomendo - até porque é bem difícil não recomendar nada da Cecelia Ahern, rsrs.

Até a próxima e boa leitura!

10 comentários

  1. Guria! Realizei uma troca no SKOOB e pedi esse, amo a Cecelia e sempre estou atrás de livros mais antigos dela.
    Adorei saber que tem uma personagem com sindrome de down, deve ser a melhor sem dúvidas.
    Outro ponto que gostei é a divisão dos livros em estações do ano.. Com certeza uma leitura que vai valer a pena

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu só li um livro da autora até o momento, mas tenho muita vontade de ler outros, inclusive este. Adorei tua resenha e fiquei ainda mais curiosa para ler!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Esse livro está na minha lista! Li só um livro da autora e gostei muito da sua escrita, essa capa é linda e sua resenha só me deixou mais curiosa em relação ao livro!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Li esse livro logo quando lançou e também não foi o melhor que li da autora. Ela é uma das minhas autoras favoritas também, então consequentemente a gente coloca mais expectativa, né? Enfim, concordo contigo que é uma leitura rápida e é um livro bom para passar um tempo.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Quando gostamos de uma autora, difícil falarmos ruim né?! Não conhecia a autora (na realidade seu nome não me é estranho, mas nunca li) e por isso fiquei curiosa mesmo esse sendo o mais "fraco" dela. Acho que o fato dele ser dividido em estações me chama atenção. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Acho que nunca li nada da autora, apesar de ter alguns livros dela. Vou co dessas que seus comentarios sobre os personagens não me animaram a ler no livro não, personagens assim me tiram do sério, mas quando citou Heather, aí a coisa mudou, leria só pra conhecê-lo.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carolina!
    Menina, faz anos que não leio nada da Cecelia (confesso que fiquei um pouco cansada das histórias dela), mas o enredo dessa me deixou muito interessada, gostei bastante do que você contou da trama e os personagens parecem realmente bons de se acompanhar, vou procurar nas livrarias por aqui.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oiii,

    Adorei que é uma leitura rápida, e mesmo não sendo o melhor da autora (nunca li nada dela, mas já vi alguns livros por ai), mas eu fiquei bem curiosa para saber sobre o ódio instantâneo sem nem conhecer, mas mais ainda sobre o que vem depois da troca de olhares e como estas vidas conturbadas vão de alguma forma se ligarem.

    Beijinhos...
    http://www.equipenerd.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que livro maravilhoso, parece ter um enredo intenso e surpreendente, confesso que fiquei bem curioso para saber dessa história na íntegra.

    ResponderExcluir
  10. Olá Carolina!!!
    Eu tenho uma relação bastante conturbada com essa autora e bem gosto das adaptações dos livros dela, mas não gosto dos livros em si.
    Eu fico feliz que ela é uma autora que você gosta muito e que quer trabalhar mais coisas da mesma e trazer para o blog.
    Parabéns pela resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir