Resenha: Kindred - Laços de Sangue

Título: Kindred - Laços de Sangue
Autor(a): Octavia E. Butler
Editora: Morro Branco
Páginas: 432
Ano: 2017
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Em seu vigésimo sexto aniversário, Dana e seu marido estão de mudança para um novo apartamento. Em meio a pilhas de livros e caixas abertas, ela começa a se sentir tonta e cai de joelhos, nauseada. Então, o mundo se despedaça.
Dana repentinamente se encontra à beira de uma floresta, próxima a um rio. Uma criança está se afogando e ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Em um piscar de olhos, ela está de volta a seu novo apartamento, completamente encharcada. É a experiência mais aterrorizante de sua vida... até acontecer de novo. E de novo.
Quanto mais tempo passa no século XIX, numa Maryland pré-Guerra Civil – um lugar perigoso para uma mulher negra –, mais consciente Dana fica de que sua vida pode acabar antes mesmo de ter começado.

O tempo passou. Kevin e eu nos tornamos mais parte da casa, familiares, tolerados, tolerantes. Quando pensava nisso, também me incomodava. A facilidade com que aparentemente nos adaptamos. Não que eu quisesse que tivéssemos problemas, mas parecia que deveríamos ter tido mais dificuldade para nos ajustar àquela parte da história em especial, nos ajustar a nossas posições na casa de um dono de escravos. Para mim, o trabalho podia ser mais difícil, mas normalmente era mais chato do que fisicamente exaustivo. E Kevin reclamava de tédio, e de ter que ser sociável com uma série de visitantes ignorantes e pretensiosos que visitavam a casa dos Weylin. Mas por termos sido trazidos de outro século, achava que tínhamos tido grande facilidade. E eu era estranha o bastante para me incomodar com a facilidade.
- Esta época poderia ser ótima de se viver! - disse Kevin, certa vez. - Fico pensando que seria uma grande experiência permanecermos nela... irmos para o Oeste para vermos a construção do país, ver quanto da mitologia do Velho Oeste é verdade.
- No Oeste - digo com amargura - é onde fazem com os indígenas o que fazem aqui com os negros!
Ele olhou para mim de um jeito esquisito. Vinha fazendo muito disso ultimamente."

Já faz algum tempo que estou querendo começar a ler mais ficção científica, tanto que a uns três anos atrás eu comprei Eu, Robô, que continua parado na estante. Depois disso, acabei deixando esse desafio de lado. Até que esse ano, aparaceu espaço para eu ler Kindred - Laços de Sangue, da Octavia E. Butler, a grande dama da ficção científica.
Preciso avisar já de antemão que as minhas expectativas com esse livro estavam altíssimas e em parte, ela foi alcançada. Algumas pontos eu achei que faltou responder, mas a utilização da ficção científica, principalmente da viagem no tempo, para apontar um problema social tão sério quanto o racismo - seja em 1819, seja em 1976 - é brilhante,
Califórnia, 1976. Na noite do seu 26º aniversário, Dana e seu marido Kevin, estão guardando a mudança do novo apartamento. Em meio às caixas e às pilhas de livros, Dana começa a sentir mal e durante a tontura, ela desmaia.
Ao acordar, ela está no meio de uma floresta, próxima a um rio. Nele, uma criança de uns quatro, cinco anos, está se afogando. Ao correr para salvá-la, ela se vê diante de um cano de uma espingarda. De repente, ela está de volta ao seu apartamento, totalmente encharcada. A experiência se torna a mais aterrorizante que ela já vivenciou. Infelizmente, isso vai acontecer novamente - e mais de uma vez!
Maryland, 1819. Quanto mais tempo Dana fica no passado, mais ela vai descobrindo que esse é o último lugar em que ela gostaria de estar, já que o sul dos Estados Unidos, no pré-Guerra Civil é um local extremamente perigoso para uma mulher negra.
Entre idas e vindas, Dana vai percebendo que todas as suas viagens no tempo estão ligadas à criança que ela salvou no rio e que a duração de permanência em cada época tem uma grande diferença. Por exemplo, na primeira vez em que ela volta para o passado, enquanto para o seu marido ela ficou alguns segundos desmaiada, na floresta ela ficou alguns minutos. Essa diferença vai aumentando cada vez mais. Enquanto ela fica meses em Maryland, no presente ela fica fora por apenas algumas horas.

Então, acabei me distraindo com um dos livros da Segunda Guerra Mundial de Kevin: um livro de memórias de sobreviventes de campos de concentração. Histórias de agressão, inanição, imundície, doença, tortura, todo tipo de humilhação. Como se os alemães tivessem tentado fazer, em apenas anos anos, o que os americanos praticaram por quase dois séculos."

O tempo todo Dana vai se deparar com diversas situações perigosas e estranhas, já que ela não sabe como agir nem pensar. Como ela tem uma mentalidade à frente da época, torna-se muito difícil para ela lidar com tudo o que os negros escravos tem que passar para sobreviver. Com isso, a Octavia Butler consegue apontar diversos problemas sociais que existiram e que ainda existe, e como a gente, no final. acaba aceitando ou normalizando algo que não deveria (como é possível ver brevemente na citação do início da resenha, em uma conversa dela com o seu marido).
Portanto, a construção do mundo e dos personagens feita pela autora são espetaculares. É difícil achar alguém que não nos deixe raiva. Enquanto vamos lendo, a gente se sente lá dentro, então sempre nos vemos em perigo. Tem momentos que é complicado continuar lendo, pois o que não falta é cena pesada.
Com tudo isso dito, chego no único ponto que não me deixou dar cinco estrelas para o livro.
Durante a leitura toda, eu esperei pelo momento em que ela explicaria (nem que fosse mais rapidamente), como as viagens no tempo funcionavam e isso não acontece. Talvez ela tenha feito essa escolha para focar no real problema do seu livro: o racismo e a escravidão, e eu super entendo, mas acredito que dava para ela ter, pelo menos, citado. Somado a isso, achei o final um pouco corrido, mas nada disso tira a importância dessa história.
Ou seja, mesmo com algumas pequenas coisas que eu não gostei muito, o livro é espetacular e sinceramente, deveria ser lido por todo mundo! A edição da Morro Branco está lindíssima, apesar de ter encontrado alguns erros de revisão.

Até a próxima e boa leitura!

10 comentários

  1. Olá, tudo bem? As edições dessa editora são maravilhosas, né? Não li esse livro ainda, mas tenho bastante curiosidade, pois sempre vejo opiniões positivas. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Sempre ouço elogios para a obra, mas ainda não tive oportunidade de ler. Kindred é u dos livros que mais quero tirar da lista de futuras leituras esse ano, então dica anotada. Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha sincera, não curto muito gênero sai totalmente da minha zona de conforto, li pouquíssimos livros do gênero, não conhecia o livro, mas fiquei curiosa com o livro pelo fato de racismo e escravidão...
    bjs
    https://quemevcbrubs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Li este livro mês passado e ainda estou impactada pela forma simples, mas insisiva que a autora falou sobre o racismo e sobre o quanto ele é destrutivo. É um liro que eu acredito que f=deveria ser lido na escola.!!!

    ResponderExcluir
  5. OI Carol!
    Que loucura esse livro, ainda não conhecia, achei muito interessante o enredo e foco realmente pode não ter nada a ver com a viagem no tempo, que você comentou, que não foi explicado e sim na totalização da trama onde passa reflexão sobre o racismo e outros assuntos. Estou muito curiosa para ler e saber como termina, obrigado pela dica, parabéns ela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Sua resenha me lembrou que preciso retomar a leitura dessa obra bem ambientada e construída. Octavia sabe criar sem exageros e trazer personagens bem humanos e que nos conquistam com toda sua fragilidade, medo e pensamentos sendo mostrados sem pudor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carol.
    Comprei a edição capa dura desse livro em uma feira aqui em São Paulo e ele está na estante esperando uma chance! Rs... Eu amo ficção científica e histórias que abordam as viagens no tempo! Sou super fã de Outlander e estou sempre procurando algo que traga essa ideia!
    Vou ver se consigo passar essa leitura na frente!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Bem curioso esses momentos em que a personagem se encontra, fiquei interessado pois esse enredo parece ser meio insólito e já desejo saber toda a história. Aliás, ainda não li nada da escritora, mas ela parece escrever somente esses tipos de histórias, repleta de suspense e enigmas.

    ResponderExcluir
  9. Olá Carol!!!
    Está aí um gênero que não leio tanto e que muitas vezes eu só observo as pessoas falarem do mesmo, pois afinal não consigo me ligar tanto a história.
    Mas esse livro com viagem no tempo me deixou bastante curiosa, pois sim eu sou curiosa por natureza e o que tudo isso vai trazer para o futuro sabe.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro o gênero e confesso que estou apaixonada nessa edição da Morro Branco. Ainda não tive oportunidade de conhecer a obra, e apesar de alguns pontos não terem agradado ao longo da narrativa, fiquei realmente curiosa para conhecer. Espero que você leia mais livros como esse :D

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir