Resenha: Lobo Por Lobo (Livro 1)

Título: Lobo Por Lobo
Autor(a): Ryan Graudin
Editora: Seguinte
Páginas: 360
Ano: 2016
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: O Eixo ganhou a Segunda Guerra Mundial, e a Alemanha e o Japão estão no comando. Para comemorar a Grande Vitória, todo ano eles organizam o Tour do Eixo: uma corrida de motocicletas através das antigas Europa e Ásia. O vencedor, além de fama e dinheiro, ganha um encontro com o recluso Adolf Hitler durante o Baile da Vitória. Yael é uma adolescente que fugiu de um campo de concentração, e os cinco lobos tatuados em seu braço são um lembrete das pessoas queridas que perdeu. Agora ela faz parte da resistência e tem uma missão: ganhar a corrida e matar Hitler. Mas será que Yael terá o sangue frio necessário para permanecer fiel à missão?

Essa tinha sido sua quinta e última visita ao quartinho minúsculo dos fundos, com frascos de tinta e cadeiras de couro craquelado. Cinco visitas para cobrir os números tortos no braço esquerdo. Cinco visitas para cinco lobos. Eles pulavam, atacavam e uivavam no seu braço, até a altura do cotovelo. Pretos, sempre correndo, lutando contra sua pele.
Babushka, Mama, Miriam, Aaron-Klaus, Vlad.
Cinco nomes, cinco histórias, cinco almas."

Eu tenho esse livro já a algum tempo, mas nunca conseguia ler. Até que esse ano eu consegui encaixar ele na minha TBR e não me arrependo em nada. Venham descobrir porquê Lobo Por Lobo já entrou nas minhas leituras favoritas do ano.
1956. Germânia, capital do Terceiro Reich. A Segunda Guerra Mundial acabou e o Eixo venceu. Alemanha e Japão estão agora no comando. Para comemorar a vitória, todo ano acontece o Tour do Eixo, uma corrida de motocicletas organizada pelo Terceiro Reich e pelo Império Japonês, e que atravessa o que conhecemos como Europa e Ásia. O vencedor ganha fama, dinheiro e o mais importante, um encontro com Adolf Hitler durante o Baile da Vitória.
Nesse contexto, acompanhamos Yael, uma garota judia que conseguiu fugir de um campo de concentração. Agora na resistência, Yael tem um propósito: usar o seu poder - adquirido nos diversos experimentos na qual passou enquanto era cobaia dos médicos nazistas do seu campo de concentração - para vencer a corrida. A única coisa que pode entregá-la são os cincos lobos tatuados no seu braço, em cima do seu número de prisioneira: um para cada pessoa que ela perdeu.
Vamos por parte.
Primeiro, a escrita da Ryan Graudin (que até ler, jurava que era um homem) é excelente. Ela consegue nos contextualizar sem ficar confuso e ainda constrói o enredo de uma maneira que parece que estamos na Alemanha vitoriosa, precisando a todo momento se esconder dos guardas alemães.
A narrativa é dividida em passado e presente. No passado, vemos todo o tempo em que Yael esteve no campo de concentração e as cinco mortes que ela tatuou no braço. Durante o presente, acompanhamos toda a organização da resistência para ela entrar na corrida e também toda a prova.
É muito fácil gostar da Yael, pois entendemos a dor e a raiva dela, e apoiamos a resistência. Ao mesmo tempo que ela quer vingança, a única coisa que ela realmente precisa é de paz: para ela e para todos os não-arianos.
Além da autora construir todo esse mundo fictício muito bem, porque, apesar de uma parte ter acontecido, nunca saberemos como o mundo teria se tornado se a Alemanha tivesse vencido a Segunda Guerra Mundial (e prefiro ficar só na hipótese mesmo, só nos livros de ficção), ela introduz um quê de fantasia que combinou muito bem com a história. Não irei dizer qual é, pois é bem diferente e enquanto eu estava lendo, fui pega de surpresa. E o melhor é que faz muito sentido com tudo que foi construído.
Se forem ler e não quiserem levar muito spoiler, fiquem só na sinopse. Não leiam as orelhas do livro, porque pode estragar um pouco a experiência.
O livro faz parte de uma duologia e gostei tanto desse primeiro volume que já comprei o segundo (que é mais grossinho) e pretendo ler logo, no máximo, mês que vem. O segundo chama Sangue Por Sangue.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

6 comentários

  1. Oi Caroline, tudo bem?

    Lembro de ver bastante esse livro nas livrarias (quando a gente podia sair) mas nunca pensei em comprar porque não é meu estilo de livro favorito. Por mais que eu assista ou veja coisas relacionadas à guerra, nunca consigo concluir uma obra. Uma pena.
    Gostei de ler sua resenha e fiquei feliz em saber que se arrependeu em deixar ele parado tanto tempo. é bom se surpreender as vezes, né? Espero que a continuação seja tão agradavel quanto esse livro.

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Sou suspeita para falar dessa duologia pois amo demais, e acho bem diferente do que vemos de distopias por aí. Tive alguns incômodos nesse primeiro volume, na verdade coisas mal explicadas, porém o segundo fecha super bem o ciclo, e traz as aguardadas respostas. Espero que curta Sangue por Sangue!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. De todas as distopias que eu não gostaria de viver, essa ganha porque realmente eu não ia querer viver em um mundo em que Hitler ganha a guerra. Acho essa premissa sensacional e tenho muita curiosidade pra ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Desde que esse livro foi lançado, acho que não li nenhuma resenha negativa sobre ele, só elogios. Confesso que, apesar de ter uma premissa muito interessante, não senti vontade de ler. Não sei nem explicar bem o motivo, acho que só não estou no clima mesmo. Mas que bom que não se arrependeu de ler. Parece que a autora conseguiu construir uma trama muito interessante e desenvolveu muito bem esse universo fictício (e não gosto nem de imaginar como seria o mundo se a Alemanha tivesse vencido a II Guerra). Adorei ler sua resenha e espero que a continuação seja ainda melhor que esse primeiro livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Por mais que eu tenha curiosidade de ler, prefiro preservar tanto a minha sanidade mental, pois estamos vivendo uma questão atual tão forte... precisamos nos desintoxicar de algumas coisas, então prefiro me restringir a algumas histórias. Apesar da premissa me chamar bastante atenção! Que bom que você curtiu!

    ResponderExcluir
  6. Olá Carol!!!
    Eu não sou muito fã de livros com a temática de guerra minha sanidade mental não permite e principalmente nos tempos sombrios que nos encontramos, eu tenho muita vontade de ler livros do gênero mas realmente não consigo.
    Eu não conhecia essa obra, mas devo imaginar que se tivesse sido o contrário algumas coisas nosso mundo que já é um caos seria mais.
    Parabéns pela resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir