Resenha: Os Bons Segredos

Título: Os Bons Segredos

Autor(a): Sarah Dessen

Editora: Seguinte
Páginas: 408
Ano: 2015
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Sydney sempre se sentiu invisível, já que Peyton, seu irmão mais velho, era o foco da atenção da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai para a prisão. Sydney parece ser a única a responsabilizá-lo, ao contrário de seus pais, que enxergam o filho como vítima. Para fugir do clima insuportável em casa, certa tarde Sydney entra numa pizzaria ao acaso. Lá conhece Layla, filha do dono do restaurante, e a amizade entre as duas é instantânea. Logo Sydney se vê contando à garota segredos que ninguém mais sabe, e encontra entre a família dela um espaço onde todos a enxergam e a aceitam como é.

Ela olhou para mim por um segundo e depois, por cima do meu ombro, para Ames. Observei seus olhos verdes contemplarem aquele estranho por um longo momento antes de voltarem a atenção a mim. Eu nunca a tinha visto antes. Mas uma única expressão em seu rosto bastou para que eu soubesse exatamente o que ela estava pensando.
Você está bem?"

Eu sempre gostei de YA, mas ultimamente o gênero vem se tornando mais importante para mim. Venho sentido uma necessidade maior de ler livros com essas temáticas. O único problema disso é que a principal autora que estava lendo é a Colleen Hoover e além de ter cansado um pouco dos enredos dela, esses dias eu estava conversando sobre Tarde Demais, que na época, eu tinha gostado bastante e percebi alguns problemas na história que não tinha percebido na leitura. Isso me incomodou um pouco, pois comecei a reparar em outras situações problemáticas de outros livros dela.
Portanto, estava querendo conhecer outros autores do gênero. Já li um livro da Jennifer Brown e gostei bastante (inclusive, já tenho outro livro dela para ler esse ano), ano passado li autoras que eu não conhecia e agora tive a oportunidade ler algo da Sarah Dessen, uma autora que falam muito bem.
Dito tudo isso, bora para a resenha!
O livro começa com Sidney (a nossa protagonista), junto com os seus pais, no tribunal. Quem está sendo julgado é seu irmão, Peyton, que deixou um garoto paraplégico em um acidente de carro. Enquanto ela parece ser a única a responsabilizar o irmão, seus pais, e principalmente sua mãe, só conseguem enxergar Peyton como vítima. Tudo isso porque todos veem Peyton como o garoto perfeito, já que ele é lindo, carismático e inteligente. No entanto, de um tempo para cá ele vem tendo atitudes autodestrutivas e resulta no fatídico acidente.
Por causa disso tudo, Sidney sempre se sentiu invisível. Até o dia da audiência, onde ela conhece pela primeira vez Layla Chatham. A garota também estuda na nova escola de Sidney e tem uma família doida, mas acolhedora, tudo o que Sid precisa nesse momento.
A família é composta por Layla, que vive se apaixonando pelos garotos errados e que tem uma fascinação um pouco estranha por batatas fritas; Rosie, a irmã mais velha que é patinadora; Mac, o irmão que entende Layla; o sr. Chatham, que é dono de uma deliciosa pizzaria; e finalmente a sra. Chatham, que divide o por reality shows com Sidney e é quem mantém toda a família unida, e não só, mas também todas as pessoas próximas a eles.
Trama apresentada, é hora da minha opinião.
Já no começo o livro prende a gente, pois queremos entender o porquê a protagonista está em um tribunal, assistindo o seu irmão ser julgado. E logo no primeiro capítulo, a autora já apresenta para o leitor todos os personagens mais importantes da história, mesmo que nós ainda não saibamos.
Enquanto eu lia, conseguia entender as dores da Sidney, o quanto ela se sente invisível na escola, em casa, com os amigos - isso por dois motivos: primeiro que a Sarah Dessen constrói a personalidade dos personagens e os seus problemas muito bem, e segundo que muitas vezes eu me via nela e acho que muita gente vai se identificar também. Além da Sidney, os outros personagens também são muito complexos, principalmente a Layla, o Mac e a sua mãe. Falando em personagens, não tem jeito, a melhor pessoa desse livro é a sra. Chatham. Uma mulher que entende os outros e que tem uma alma maravilhosa!
Tudo isso, somado às discussões que o livro traz - e são vários, e muito importantes! - fez com que eu lesse ele muito rápido. Acho que li em uns dois, no máximo, três dias, e isso comigo é bem raro. Claro que ler tão rápido tem o lado positivo e o lado negativo. O ruim é que terminei querendo ter lido um pouco mais devagar, para aproveitar com mais carinho a história.
Um livro que eu amei e já entrou nos meus favoritos do ano, sem dúvida. Outra certeza que tenho é que já quero ler outros livros da autora, principalmente Só Escute.
Espero que tenham gostado da resenha e que eu tenha conseguido passar tudo o que senti com essa história.

Até a próxima e boa leitura!

5 comentários

  1. Olá, tudo bem? Nunca li nada da Sarah Dessen, mas sempre ouvi elogios para suas obras. Lembro que quando vi que tínhamos lançamentos dela pela Seguinte, cheguei a ficar antenada, no entanto ainda não apareceu a oportunidade de ler. Sua resenha me deixou novamente animada para realizar a leitura, por isso dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oii Carolina ^^
    Eu também gostei muito desse livro, o reli há alguns dias e me apaixonei novamente. Não nego que senti muita raiva dos pais da Sidney por jogarem sobre ela as consequências de tudo o que o irmão fez e ainda se recusarem a enxergá-la completamente, e mais ainda dela, por ser sempre tão passiva e aceitar tudo de boca fechada, MAS, a história traz muitas reflexões, né?
    MilkMilks
    https://www.wattpad.com/279710546-quando-voc%C3%AA-me-encontrou-cap%C3%ADtulo-1

    ResponderExcluir
  3. Eu também já ouvi falar muito bem dos livros da autora, mas nunca li nada dela.

    Amei a premissa do livro e o modo como a história começo. Imagino o quanto era difícil para a Sidney ser parte de uma família que não conseguia enxergar os comportamentos autodestrutivos do irmão dela e que mesmo depois de ele cometer um crime grave o verem como vítima. Devia ser muito difícil para ela perceber que os pais nem a enxergavam. :(

    Acredito que eu amaria acompanhar a jornada de amadurecimento da personagem e o modo como ela vai ser acolhida pela família da Layla. Se eu tiver a oportunidade com certeza lerei essa história!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!
    Não conhecia esse livro, mas através da sua resenha tive um vislumbre do enredo, a história me parece ser sobre amor próprio e mudanças. A protagonista ainda não se achou e isso causa um certo desconforto e a vontade de ficar invisível, quando começa a impor sua opinião tem várias barreiras a quebrar. Adorei sua resenha estou curiosa com o desenrolar da trama e saber como a protagonista vai reagir sobre seu futuro, parabéns. Obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Eu li este livro pela primeira vez em 2015 e amei profundamente. Como você, conseguia entender os sentimentos de invisibilidade da Sidney e adorei a maneira como ela amadurece na história. Que bom que se tornou um dos seus favoritos também!

    ResponderExcluir