Resenha: Antes da Festa - Um 'Rolê' Pelo Mundo

Título: Antes da Festa
Autor(a): Saša Stanišic
Editora: Foz
Páginas: 328
Ano: 2015
País: Bósnia e Herzegovina
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Vinte e quatro horas na vida de uma pequena aldeia. Um dia e uma noite, antes da festa. Uma festa que acontece todos os anos, há muito tempo, embora ninguém saiba o que esteja sendo celebrado. Não é aniversário, nada acabou ou começa naquele exato dia. Talvez o motivo seja apenas celebrar que a pequena cidade ainda existe. Ainda. Como o nosso século e planeta, que parecem terminar velozmente.


Nossa Festa de Sant'Anna. O que festejamos, ninguém sabe ao certo. Nada prescreve, nada aniversaria, nada termina ou então começou exatamente nesse dia. Santa Ana, ou Santa Anna, é em algum dia do verão, e os santos não são mais santos para nós. Talvez simplesmente festejemos pelo fato de isso existir: Fürstenfelde. E o que nós contamos uns aos outros sobre Fürstenfelde e a Festa."

Desde que começamos o nosso desafio Um Rolê Pelo Mundo no ano passado, eu já li cinco livros e vou dizer, está difícil achar uma história que eu tenha amado. Tive boas leituras, mas também já tive duas que só por milagre eu consegui acabar. Quando trouxe a resenha de Desejo, achava que não iria ler tão já um livro mais demorado e mais chato que ele. E não é que encontrei?
Antes da Festa é um livro de capítulos curtos, sobre cada habitante da pequena aldeia Fürstenfelde, na Alemanha. Os moradores estão a 24 horas da festa, ou como eles chamam, a Festa d'Anna (ou ainda, Annefest), uma festa que acontece todos os anos a quatro séculos e que hoje ninguém mais sabe o que está sendo celebrando.
Entre os capítulos sobre os habitantes, o livro intercala com partes sobre uma raposa (que está representada na capa e é quase como um personagem) e o anno da graça, desde 1587 até mais recentemente. Nestes capítulos que se passam antigamente, o autor traz toda a escrita da época, com palavras que hoje não são mais escritas do mesmo jeito.
Bom, quando eu escolhi esse livro para representar a Bósnia, eu estava muito interessada por causa de principalmente um ponto: a luta de uma aldeia contra o seu próprio desaparecimento. Isso ao mesmo tempo é triste e poético, mas infelizmente não encontrei nem essa poesia nem senti essa tristeza de precisarem lutar para ainda existirem. Não sei se é por causa da escrita ou da construção da história feita pelo  autor, mas tenho quase certeza que o maior culpado disso é a tradução. Por mais que a orelha do livro diga que a tradução é primorosa, tenho minhas dúvidas. E não sou só eu, vi outros comentários reclamando dela e da revisão do livro, o que é uma pena, pois ele já ganhou diversos prêmios na Alemanha, então alguma coisa boa ele deve ter.
Quando decidimos fazer esse desafio ano passado, sabíamos que muita coisa a gente não iria encontrar traduzido e que muito livro só tem uma edição publicada por editoras que não têm a maior preocupação de nos entregar o melhor da história e do autor, e isso aconteceu com Antes da Festa. Fico triste, porque queria gostar e também fico um pouco decepcionada, pois estou percebendo que escolhi muitos livros duvidosos. Mas acontece e querendo ou não, já estava preparada para experiências desse tipo. Faz parte.
Para quem quiser saber um pouco mais do livro, enquanto fazia a pesquisa para essa resenha, encontrei um texto muito bom no jornal Rascunho, que inclusive comenta sobre tudo isso que eu disse. Vou deixar o link para vocês lerem, vale muito a pena.

Até a próxima e boa leitura!

9 comentários

  1. Oi Carol.
    Já te disse que adoro algumas leituras suas, pelo fato de você sair um pouco do mesmo.
    Antes da Festa é um livro que já vi por ai. Mas sempre fiquei com o pé atrás. Vou tentar ler gosto da premissa do livro e acredito que vai ser positiva.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas pelo o que pude notar pela tua resenha é bem fora da minha zona de conforto. Adorei conhecer a obra, ótima resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oii!

    Que projeto bacana esse!! Achei interessante pq vc acaba nos apresentando algo que sai do EUA que estamos tão acostumados. Uma pena esse descaso com a tradução. Fiquei bem triste por vc :(

    Beijinhos,
    Ani,
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia essa obra e geralmente quando ela é muito aclamada, a gente acaba colocando expectativas demais. Em questão de revisão, isso acontece com muitos clássicos. Tive esse problema com uma obra da Jane Austen, o que me fez refletir se realmente não gostei da escrita ou por conta da tradução que não me conquistou. Enfim, acredito que valeu a experiência.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Nossa se tem algo realmente complicado é tradução, principalmente em clássicos. Entendo a frustração pois já deixei de ler muitos livros por conta de péssima revisão, e como disse, às vezes só existe uma única opção de edição. Fiquei interessada quanto ao contexto e queria tentar, mas enfrentar esse problema me faria abandoná-lo sem pensar duas vezes. Enfim, quem sabe num futuro?! Ótima e sincera resenha!

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol!
    Já tive muitos problemas com tradução, sempre me pegava achando que algumas palavras não se encaixava no contexto da leitura, isso é muito frustrante, parei uma vez de ler por causa disso. É uma pena você se decepcionar com o livro, mas é assim mesmo, faz parte. Parabéns por sua resenha e sua sinceridade, vou deixar anotada a dica, bjs!

    ResponderExcluir
  7. Pena que a trajetória pelo desafio está sendo frustrante, mas faz parte. Não conhecia este livro aqui e não me interessei muito, mas estou desejando para que suas próximas escolhas te façam feliz.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, acho super legal a ideia de ler livros de países diferentes, pena que esse não atendeu suas expectativas, é bem ruim quando vemos que um texto poderia ser melhor se tivesse uma tradução e revisão mais apuradas.

    ResponderExcluir
  9. Olá Carol!!!
    Uma pena que você tem feito leituras, mas nenhuma delas de cativado. Eu achei interessante o projeto, porém não sei se conseguiria levar o mesmo como você está fazendo pois já ando com dificuldades para leitura esse ano.
    No entanto gostei da sua resenha e uma pena mesmo o livro não ter lhe cativado mesmo você querendo que desce certo.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir