Resenha: P.S.: Ainda Amo Você (Livro 2)

Título: P.S.: Ainda Amo Você
Autor(a): Jenny Han
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Ano: 2016
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários.
Em "Para Todos os Garotos Que Já Amei", Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em "P.S.: Ainda Amo Você", Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam.

- Claro. Todo mundo tinha. No ensino fundamental, todo mundo gostava de John ou de Peter. Eram as duas escolhas principais. Como Nick e Brian, dos Backstreet Boys. Obviamente, John é Nick e Peter é Brian. - Ele faz uma pausa. - Lembra que John tinha uma gagueira muito fofa?"


Em 2017 eu li Para Todos os Garotos Que Já Amei e quem saiu amando fui eu (relevem o péssimo trocadilho, o dia está horrível e não está me ajudando em nada). Depois assisti a adaptação, que achei excelente - até porque a Lana Condor é a Lara Jean. Na época, queria muito já ler na sequência o segundo e o terceiro, mas o tempo foi passando e só agora, três anos depois, eu consegui pegar para ler.
Depois que Lara Jean enviou as cartas para os garotos por quem se apaixonou no primeiro livro, ela nunca imaginou que o seu namoro de mentirinha com Peter Kavinsky se tornaria sério. Agora, em P.S.: Ainda Amo Você, ela precisa aprender a viver em um relacionamento e se decidir sobre quem os seus sentimentos batem mais forte, Peter ou John Ambrose, o garoto pelo qual ela se apaixonou quando era mais jovem e que agora reapareceu, fazendo uma confusão em suas emoções.
Sempre tinha lido comentários sobre como o segundo volume é o mais fraco e isso me deixou com um pouco de medo, já que na minha cabeça era muito difícil a Jenny Han destruir essa história. Felizmente isso não aconteceu e ainda me ajudou a abaixar as expectativas, e consequentemente, eu me surpreender com alguns momentos da trama.
Por exemplo, bem no começo do livro, um vídeo da Lara Jean ficando com o Peter (nada muito íntimo, mas que passava uma outra impressão) é filmado e compartilhado na internet por uma pessoa anônima. Isso muda a vida da Lara Jean por algumas boas semanas e achei que foi bem trabalhado, com a autora mostrando o quão errado é postarmos algo íntimo sem a permissão da pessoa que está identificada e como pode destruir a vida das pessoas, principalmente das mulheres - e isso é dito e notado por alguns personagens.
Mas, obviamente, o que os leitores estão mais interessados é sobre quem a Lara Jean vai escolher para ficar: Peter Kavinsky ou John Ambrose. É até engraçado pensarmos nisso, porque, depois que o filme saiu (que eu ainda não assisti), muito se falava sobre qual time a gente era: team Peter ou team John, e no livro - que é bom lembrarmos que saiu bem antes do filme -, há uma cena na qual um personagem cita que isso já era discutido na escola quando eram mais jovens.
Voltando ao assunto, achei a adição do John Ambrose muito válida, porque ele é um personagem interessantíssimo e que ajuda a Lara Jean em vários momentos. Já o Peter, em algumas ocasiões, me irritou um pouco, mesmo assim, eu conseguia visualizar o amor e o carinho que ele tinha pela Lara Jean, então eu relevava. No entanto, os dois são tão importantes para ela e a ajudam de maneiras diferentes, que acredito ser um pouco besta essa briga.
Para mim, é muito claro desde o primeiro livro que o mais importante é a família e o amor próprio, ou seja, nos sentirmos bem com nós mesmos. Tanto que, na minha opinião, a Kitty (a irmã mais nova, para quem não lembra) é muito mais interessante do que os dois. Ela é uma figura e ganha a cena em diversas situações.
Outra personagem que ganha muito destaque nesse volume é a senhora Stormy. Os capítulos com ela está entre os melhores e ela se torna tão importante para a Lara Jean, representando quase que uma figura materna que a nossa protagonista não tem.
O pai delas é um amorzinho também, fazendo todo o possível para suprir a ausência da mãe. E Margot (a irmã mais velha), apesar de um pouco sumida, já que ela está em outro país, ainda tem a sua importância para as irmãs.
Enfim, acho que já falei muito. O texto está gigante, mas acho que consegui passar tudo o que queria.
Definitivamente, esse segundo volume não é tão fraco como vi algumas pessoas comentando. Também não é o melhor na trilogia, já dando alguns spoilers da próxima resenha.

Até a próxima e boa leitura!

10 comentários

  1. Não achei o segundo livro fraco. Gostei bastante, deu uma boa continuação para Lara. E acho que o John também deu uma mexida na história ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Ahhh, eu amei todos os livros da trilogia quando li; são leituras leves e mega divertidas, né? Haha. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oii!

    Eu ainda não li aos livros, só vi o primeiro filme e achei beeem fofinho, fiquei curiosa realmente em saber se era o livro era tão bom quanto o fikme hehehe... Gostei de saber que o livro é tão bom quanto o outro e fiquei mais animada para ler. Acho que é sempre bom quando há um conflito entre o casal hehehe

    Realmente é bem nitido seu amor pela série! adorei a resenha.

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi. :)
    Tenho muita curiosidade de ler os livros e assistir os filmes depois, sempre que tem adaptação de algum livro, gosto de ler primeiro rs.
    Adorei o trocadilho (ri muito!), sua resenha me deixou ainda mais curiosa. Acho que vou comprar os livros nesse black friday da Amazon.
    Beijos.
    Manuscrito de Cabeceira

    ResponderExcluir
  5. Li apena so primeiro livro e amei. Lembro que quando li, o segundo livro ainda não tinha sido publicado e minha espera acabou tirando o meu interesse em seguir com a série. Sempre ouço que este livro é inferior ao primeiro e isso me desanima ainda mais em ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca tive vontade de ler os livros mas amei os filmes e agora tô louca para saber o final. Kkkk.... O mundo da voltas não é mesmo?!
    Adorei a sua resenha e já vi que tem a do último livro e já vou lá ler pq né?! Preciso! Hahahha
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carol! Já me falaram muito sobre essa série de livros, mas apenas acompanhei pelo filme. Um dia ainda quero dar uma chance para ela, sempre leio resenhas mega positivas e fofas sobre os livros!
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada da série, preciso ler um para ver se gosto e dou continuidade, parece ser uma história bacana, já que está em vários blogs as resenhas deles,publicadas.

    ResponderExcluir
  9. Olá,tudo bom?
    Li o primeiro volume e após ver o segundo filme e ler diversas críticas falando como o segundo livro era fraco eu acabei desistindo de ler. Agora, lendo a sua resenha, fiquei com vontade de conferir, visto que algumas coisas já são diferentes do filme. Saber o quanto você gostou e não considerou esse segundo volume fraco só fez aumentar a vontade de ler. Adorei a resenha! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Carolina, como está?
    Essa é uma daquelas trilogias famosas que nunca li, mas vi o hype feito em cima, inclusive quando lançou o filme na Netflix. Acho a proposta bem interessante e gostei da forma como a Jenny Han introduziu a trama, com cartas. É uma maneira bem interessante de colocar o conflito da protagonista.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir