Um 'Rolê' Pelo Mundo Com o Olhar


Olá pessoas! Como se já não bastasse a interminável lista de projetos para 2019, não satisfeitas, resolvemos cair na 'estrada' e abraçar mais um desafio.
A ideia surgiu depois de assistirmos o vídeo da Isabella Lubrano (do canal Ler Antes de Morrer), Os Livros Favoritos de Cada País do Mundo. O instinto de nunca nos acomodarmos nos conduziu a mais uma aventura, e resolvemos, por conta e risco, sairmos por aí 'viajando' do jeitinho que mais gostamos: lendo!
Dando uma volta na internet, também descobrimos o blog da Camila Navarro, Viaggiando, que está realizando um projeto bem parecido e nos ajudou muito com nossa pesquisa. Deu um trabalhinho? Sim, deu, mas agora que está pronto, vem o sentimento de satisfação, e ele é tão grande que resolvemos passar por aqui para compartilharmos com vocês, e quem sabe até encontramos alguns 'companheiros' para essa aventura sem prazo para acabar.
O negócio é o seguinte: baseado na lista de países da ONU, selecionamos todos os escritores com livros traduzidos, e fizemos nosso próprio mapa mundi, e vamos, conforme for dando, explorando literaturas espalhadas pelos quatro cantos do mundo. A lista está disponível para quem quiser se aventurar. Ela ficará fixa na barra superior e estaremos atualizando conforme a 'viagem' for concluída. Se tiverem outras dicas, contem pra gente. 
O projeto começa agora, mas sem compromisso, sem pressão, sem prazos, sem estresses! Ufa... isso não é trabalho, é diversão, e como qualquer diversão, só estamos de boa.
A ideia é encaixar um livro sorteado no momento que for conveniente, quando for viável. Pode acontecer todo mês, assim como pode ser a cada trimestre, semestre, não importa! O grande barato vai ser descobrir um novo 'Olhar' em lugares distantes, nunca explorados, peculiares.
Estaremos compartilhando esses momentos com vocês e trocando informações sobre essa grande jornada. Se quiserem participar, compartilhem com nós a sua lista para trocarmos 'figurinhas'. Vai ser incrível dividir essa carona com outros carros.
Vai durar alguns anos? Com certeza! Mas o que vai valer será exatamente a nossa boa vontade e a abertura para o novo. 
Olho para nossa lista e me sinto agradecida. Nunca foi tão legal e satisfatório você saber que está fazendo uma viajem que só vai acrescentar conhecimento e informação no seu percurso, e que você vai voltar desse 'rolê' com uma bagagem gigante e muita gratidão no coração.
Se você estiver disponível, vem com a gente, quem sabe podemos nos encontrar na Islândia, em Gana ou na  Malásia... Conta pra gente as suas aventuras e aproveita para conhecer, além de uma literatura nova e diferente, um país com tanta beleza e história que vai entrar na sua lista de lugares para conhecer antes de morrer.
Saia da sua zona de conforto. Descubra o novo, dê uma chance para um desafio inovador e carimbe mais um país em seu passaporte literário!
Vem com a gente! Nos encontramos do outro lado do mundo. Quem sabe até conseguimos um tempinho para um chocolate quente no Cafe de Flore, ou um bom vinho no Él Ramon, em Puerto Madero, Buenos Aires.
Você escolhe... nos vemos lá! Combinado?

8 comentários

  1. Olá, Cláudia.

    Que idéia mais incrível!!!
    Com certeza irá ser uma aventura deliciosa poder conhecer vários autores de diferentes países, uma proporção enorme das mais diferentes histórias.
    Espero que dê tudo certo com o projeto, se eu tivesse tempo, com certeza iria participar!

    ResponderExcluir
  2. Caramba! Que projeto legal!! Nunca tinha pensado nisso, mas acho que essa ideia é maravilhosa! Conhecer novas literaturas com certeza será uma experiência enriquecedora. Vou tentar participar também! =D
    Boas leituras!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Claudia!
    Amei o projeto! Tenho certeza que você vai descobrir leituras maravilhosas!!
    Se minha lista já não fosse absurda de grande, iria com certeza pensar em te acompanhar nessa viagem!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Oi Claudia!
    Achei seu projeto muto interessante, parabéns pela iniciativa e vai dar certo com certeza. Pena que não posso te acompanhar pois minha lista está enorme fora os compromissos co o blog e eventos. Mas adorei sua ideia mãos a obra que será um sucesso, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi, achei super legal essa ideia de ir lendo livros de diferentes países, eu gosto muito de ler autores de nacionalidades diferentes e já vou dar uma olhada nessa lista.

    ResponderExcluir
  6. Achei a ideia sensacional e já estou indo lá conferir a lista (e colocar nos favoritos). Nunca parei para pensar nos livros que eu leio, e qual a nacionalidade. Vou buscar algumas indicações e tentar participar também.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Sair da zona de conforto deve ser um convite constante para nós mesmos e o seu texto me fez perceber que tem um tempo que não faço isso comigo mesma. Adorei!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu tento sair da zona de conforto de vez em quando, isso é bom para conhecer novos autores, desbravar novos horizontes. Gostei do post!
    Abraço!

    ResponderExcluir