Resenha: Boa Noite - #MulheresEmFoco

Título: Boa Noite
Autor(a): Pam Gonçalves
Editora: Galera Record
Páginas: 237
Ano: 2016
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.

Não pensei que fosse ligar para proporção de homens x mulheres na sala de aula - quarenta e seis garotos e quatro garotas. Afinal, somos todos jovens adultos civilizados, que não estão mais no ensino fundamental para insistir em piadinhas sem graça sobre mulheres não terem direito de estarem ali. O pior é que até mesmo os professores estimulam o comportamento!"

Dos livros escolhidos para lermos no Mulheres Em Foco, Boa Noite era um dos quais eu estava mais ansiosa por ler, principalmente por dois motivos: a maioria dos leitores tinham gostado da história e a sinopse tinha me chamado muito a minha atenção. Além desses motivos, eu também queria conhecer a escrita da Pam, pois gosto muito do canal dela.
E o livro não podia ter vindo em melhor hora. Estava com muita vontade de ler uma história adolescente contemporânea. Estava um pouco cansada de distopias e fantasias.
Em Boa Noite, acompanhamos a saída de Alina da sua cidade natal para estudar na faculdade. Sempre lembrada como uma boa aluna, uma boa filha, Alina só quer sair da normalidade que sempre foi a sua rotina. Para isso, ela vai morar em uma república - a República das Loucuras - onde moram Manu, Talita, Gustavo e Bernardo (namorado de Talita e morador ocasional).
Logo que ela chega, as mudanças já começam. Já nas primeiras noites, Manu leva Alina para a primeira festa dela e portanto, a primeira ressaca. Além do trote, Alina tem que lidar com o preconceito do curso - Engenharia da Computação, onde o domínio é formado pelos garotos.
Tudo parece estar funcionando muito bem, até que surge na internet uma lista com adjetivos horríveis para as estudantes seguindo um princípio péssimo: quantas vezes cada garota já deu para os garotos e coisas bem piores. Com isso, começa a rodar acusações de tráfico de drogas e abusos de alguns estudantes. Quando Alinda se dá conta, ela já está no meio de toda essa confusão e ela poderá fazer a diferença, tanto para ela como para as outras garotas.
Por estar na faculdade (inclusive, se tudo der certo, ano que vem é o meu último ano da graduação), não ser a maior fã de baladas e ainda não ter bebido (o que não tenho interesse), me vi bastante na Alina, mesmo que depois ela mude um pouco.
A leitura foi muito rápida (terminei em dois dias), os personagens são muito bem construídos e é muito fácil se identificar com eles, no meu caso, principalmente a Alina. Mas a Manu é hilária e amei muito ela. O livro é delas!
Toda a atmosfera da faculdade é muito real - desde as dificuldades de fazer amigos naquele local tão diferente como o preconceito que a protagonista sofre pelo curso que está fazendo. Por fazer Filosofia, não há tanto preconceito e hoje também não há tanta diferença de garotas e garotos, mas imagino tudo o que as mulheres passam ao fazerem essas matérias dominadas pelos homens. Sei um pouco porque tenho uma amiga que faz Engenharia e é bem parecido com a sala da Alina - não passam de meia dúzia de mulheres.
Além de todos esses problemas, Alina ainda vai se deparar com um problema seríssimo e extremamente atual. Não irei entrar em muitos detalhes para não estragar a experiência de vocês, mas eu sei que me surpreendi demais. Não esperava algo dessa magnitude e como a Pam desenvolveu tudo foi perfeito. Com muito cuidado e respeito com as vítimas da situação, e um final maravilhoso!
Terminei a leitura muito satisfeita em como tudo aconteceu e no final, fiquei um pouco triste por ter lido tudo tão rápido. Queria ter aproveitado os personagens um pouco mais.
O último parágrafo do capítulo 25 é tão lindo e perfeito, e dá uma força tão boa e importante para o leitor, que acho que todo mundo deveria ler o livro, só para apreciar aquele momento.
Já deu para perceber como eu gostei do livro, né? Existe uma grande chance dele entrar nos favoritos do ano. Recomendo demais!
Para finalizar, preciso comentar essa capa, que está lindíssima! Só por causa dela, já dá vontade de ler o livro.

Até a próxima e boa leitura!

3 comentários

  1. Olá, tudo bem? Eu adorei a sua resenha, parece ser uma leitura bem envolvente! Nunca li nada da Pam, mas ela é um poço de simpatia e sei que sua escrita deve ser tão amorzinho quanto ela própria.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol! Já li algumas resenhas desse livro, algumas delas não foram tão positivas. Ainda não li nada da autora, mas eu acho que vale a pena eu tentar pelo menos com esse livro.]
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem? Já vi algumas pessoas comentando sobre a Pam mas eu mesma não a conhecia. Achei interessante ela ter publicado um livro ainda mais trazendo esses temas. Já estudei Ciência da Computação então consegui me ver um pouquinho no lugar da protagonista. Fiquei curiosa para saber mais. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir