Resenha: Shakespeare and Company

Título: Shakespeare and Company
Autor(a): Sylvia Beach
Editora: Casa da Palavra
Páginas: 277
Ano: 2004
Onde Comprar: *não achei em nenhum lugar para comprar
Sinopse: Autobiografia da livreira Sylvia Beach, editora e escritora que, em 1919, abriu uma livraria numa ruela da Rive Gauche, que se tornou o epicentro da agitação cultural dos anos 20 e 30. Grandes escritores como James Joyce, Hemingway, Fitzgerald e Gertrude Stein, além de personalidades do cinema e da música fizeram da Shakespeare and Company o endereço da criatividade no período entre as duas guerras mundiais.



Ao contrário da maioria dos livreiros de hoje em dia, Sylvia encorajava os fregueses a examinarem os livros. A Shakespeare and Company não era só um negócio, mas uma causa, a causa da literatura da melhor qualidade."

Acho difícil alguém não conhecer a livraria mais famosa da Europa: a Shakespeare and Company, situada em Paris, idealizada por Sylvia Beach e construída em 1919, no entre-guerras. Este livro, portanto, é uma autobiografia da livreira e porque não, da livraria.
Além de ser o principal ponto de encontro dos grandes escritores nos anos 20 e 30, como Hemingway, Fitzgerald, Gertrude Stein (sua grande amiga) e Jules Romains, a Shakespeare and Company é conhecida por também ser uma editora e o livro mais famoso que foi publicado por ela foi Ulisses, de James Joyce. Inclusive, Joyce era o autor que mais mais visitava a livraria.
Portanto, o livro é a história da Sylvia Beach e o seu sonho de construir uma livraria, o crescimento desse estabelecimento, a historia de Paris e da literatura do começo do século XX. É muito interessante ver como ela conseguiu transformar todo um movimento e a partir disso, muitos autores ficaram famosos e conheceram o local.


À esquerda, a livraria no seu primeiro endereço; no centro, Sylvia Beach com James Joyce; à direita, a livraria nos dias atuais.


Mas não pensem que tudo só foi alegria. Quando a Shakespeare and Company publicou Ulisses, Joyce quase que não consegui sobreviver financeiramente, então, Sylvia dava praticamente todo o lucro que eles ganhavam com a venda do livro para ele. Sobrava o suficiente para pagar as contas da livraria e com dificuldade. Além disso, o livro foi proibido em diversos países - então, para enviar para os EUA para ser vendido, por exemplo, eles tinham que esconder as unidades com pessoas de confiança e em locais inimagináveis.
Considerando todos esses problemas (e outros que houveram com a publicação do livro), tanto Sylvia como a livraria vivenciaram a Segunda Guerra Mundial. Então eles viram os alemães invadirem a França e a rua de l'Odéon (segundo endereço da Shakespeare and Company, e o mais famoso) se esvaziar. Chegou um momento que a autora teve que fechar a livraria e esconder tudo que estava lá dentro, tudo por causa da última edição do livro Finnegans Wake, no qual um oficial alemão queria comprar.

Consultei minha concierge. Ela abriu um apartamento desocupado no terceiro andar. (Meu próprio apartamento ficava no segundo). Meus amigos e eu carregamos todos os livros e fotografias lá para cima, quase tudo em cestos de roupa, além de toda a mobília. Removemos até os lustres. Mandei um carpinteiro retirar as prateleiras. Em duas horas não havia mais nada à vista na loja, e um pintor já cobrira de tinta o nome, Shakespeare and Company, na fachada do 12 rue de l'Odéon. Estávamos em 1941. Será que os alemães voltaram para confiscar as coisas da Shakespeare and Company? Se voltaram, não encontram a loja.
Por fim, vieram buscar a proprietária."

Sylvia ficou seis meses num campo de concentração e depois voltou à Paris, mas sempre com o risco de ser levada de volta pelos militares. Até a libertação de Paris, ela ficou escondida na casa de uma amiga.
A livraria existe até hoje e passando a quarentena, quem puder ir a Paris, tenho certeza que vai ser uma excelente visita. Se algum de vocês já conhece e tiver foto, marca a gente lá no Instagram (@um olhar_oficial) que ficaremos muito feliz de ver.
Foi uma leitura super gostosa de fazer e apesar de ter demorado um pouco na leitura, o problema não foi o livro e sim eu que não estava conseguindo ler muito. Infelizmente o livro se encontra esgotado em todos os lugares e nem nos sebos eu achei. Se alguém achar para vender em algum site, pode deixar o link nos comentários. É torcer para a editora relançar em algum momento, pois é um livro muito importante, sobre uma época da história e da cultura também muito importante.

Até a próxima e boa leitura (de 🏠 )!

10 comentários

  1. Ooi,
    Não conhecia a existência desse livro e não acredito que tive a chance de ir na livraria em Paris e não aproveitei!! Adorei sua resenha e fiquei muito curiosa para ler o livro! Espero encontrar ele pra comprar <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, como estão as coisas?

    Eu adoro biografias, ainda mais de pessoas significativas como a Sylvia Beach. Eu fiquei muito interessado por essa obra e vou pesquisar mais sobre ela. Apesar de você não ter achado o livro em nenhum site para comprar, vou dar mais uma pesquisada, quem sabe eu encontre para baixar ou algo do tipo. Muito obrigado pela indicação :)

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro ainda, mas parece ser uma leitura bem interessante. Fiquei louca para ler a obra, é uma pena que não se ache mais para comprar, tomara que relancem. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conhecia esse livro, espero que nessa quarentena eu tenha um bom tempo para essa leitura. Porque eu gostei muito da história

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Autobiografia não é muito minha praia de leitura, apesar da temática ser bem interessante. Adorei saber mais da história através da sua resenha. Quem sabe um dia?!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não é um genero que me agrade muito, mas fica claro que esse livro é um tesouro...Deixa até um certa curiosidade para ir fazer uma visitinha

    Brubs
    https://quemevcbrubs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca ouvi sobre essa obra, mas nossa, como ela parece intensa! Gosto de livros com essa temática, principalmente como conhecemos mais "a fundo" tudo disso que fez parte da nossa história. Dica anotada, Fiquei realmente curiosa.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carol.
    Sempre ouvi falar dessa livraria e uma das minhas tristezas foi ir a Paris, mas não conseguir visitá-la! Espero conseguir voltar à cidade um dia para ir lá!
    Uma pena que o livro não está mais disponível para venda! Fiquei super interessada!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  9. Oi, Carol! Caramba, confesso que não conhecia a livraria, me senti mal agora como amante de leitura! hahaha
    Gostei da sua indicação, uma pena o livro estar esgotado, mas vou procurar. É uma autobiografia que merece ser lida!
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    Poxa, uma pena que este livro esteja esgotado! Fiquei super curiosa para conferir essa biografia da Sylvia Beach, que de certa forma também é de uma das livrarias mais famosas do mundo. Quem nunca ouviu falar dela pelo menos uma vez, né? Parece ser uma leitura riquíssima em relação a conteúdo e história. Espero que saia uma nova edição, pois entrou para lista de futuras leituras ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir