Autor(a): Jenny Han
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Ano: 2017
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás.
Eu nunca vou esquecer essa noite enquanto viver. Um dia, se eu tiver sorte, vou contar para alguma garota jovem todas as minhas histórias, como Stormy me contou as delas. E vou poder vivê-las de novo."
Quando separei o segundo livro da Lara Jean para ler esse ano, P.S.: Ainda Amo Você, eu já tinha decidido que leria o terceiro na sequência, para não correr o risco de ficar muito tempo entre entre eles. Dito e feito, acabei um, no dia seguinte eu já estava lendo o outro e foi muito divertido fazer desse modo, porque deu para perceber a evolução dos personagens, mas principalmente da nossa narradora e melhor personagem ever, Lara Jean!
Depois do último livro, a vida de Lara Jean está a mil. É o último ano dela no colégio antes de entrar na faculdade, ela está ainda mais apaixonada pelo Peter, seu pai está namorando e sua irmã mais velha, Margot, está vindo passar o verão em casa.
Entre passeios de turma e baile de formatura, Lara Jean tem uma grande decisão para tomar: escolher a faculdade na qual vai estudar. Escolher a faculdade do sonho, que fica perto de casa, mas é extremamente difícil entrar ou escolher a segunda da sua lista, que é bem mais fácil de passar, mas que fica a quase quatro horas de distância?
É impressionante como esse livro é bom (ou, melhor, a trilogia toda). O amadurecimento da Lara Jean, o crescimento do Peter, a evolução do relacionamento deles, as amizades construídas, a felicidade do pai dela, o medo da Margot e a esperteza da Kitty. São tantos relacionamentos bem construídos - seja amoroso, familiar ou de amizade - que a gente fica até surpresa.
Os personagens são tão humanos que conseguimos sentir e entender os seus medos. A Lara Jean com seu medo de ir embora, o Peter com a sua preocupação de ser igual ao pai e ainda ver a sua relação com a Lara Jean acabar, a incerteza de Margot por talvez ver a sua mãe sendo esquecida.
Acho que todo jovem, de idade próxima da Lara Jean, vai ter os mesmos receios que ela nesse livro. Qual faculdade escolher, ir para outra cidade ou até mesmo para outro estado, deixar os amigos e a família para trás, entre vários outros questionamentos... Eu, que já passei por isso, lembro das minhas inseguranças sobre o que escolher. No meu último ano do colégio, eu passei em Filosofia na Unesp, com o curso na cidade de Marília (longe para um cacete, desculpe o palavrão, da capital - quase 450km de São Paulo) e fiquei com muito medo. Sou muito ligada à minha família e não sei se teria conseguido. Escolhi então ficar um ano estudando em casa e finalmente encontrei a melhor solução: já que era quase impossível de eu passar na Usp, fui para a federal (Unifesp), que o campus fica em Guarulhos, bem mais perto que Marília (uma hora de ônibus nos dias bons, uma hora e meia a duas nos dias ruins). Enfim, se hoje, já no meu último ano da faculdade, eu consigo entender ela, se eu tivesse lido por volta daquela época, com certeza eu iria me relacionar muito mais.
Foi uma leitura excelente e que no final, eu só queria ler mais daqueles personagens. Se a Jenny Han quiser escrever mais um livro com a Lara Jean agora na faculdade, estou aceitando.
Só para finalizar, acho essas edições maravilhosas, pois além de combinarem entre si, todas as capas trazem referências às histórias. Além disso, quando comprei esse livro, o título tinha me passado uma ideia do que poderia acontecer, mas felizmente ela se mostrou errada. Na verdade, o título é perfeito com o desenvolvimento da personagem.
Para mim, o melhor livro da trilogia. O primeiro é bem engraçado, o segundo é ainda bem engraçado, porém, mais bobinho. O terceiro é mais maduro, sem perder essa pegada mais divertida.
Até a próxima e boa leitura!
Oii!
ResponderExcluirTá na minha meta ler essa série! Eu tbm gosto de começar as séries e seguir lendo direto, as vezes eu fico incomodada quando o autor começa a relembrar muitas coisas, pq ainda está bem fresco na memoria.
Gostei da sua resenha e fico feliz que tenha gostado tanto da leitura.
Beijinhos,
Ani
www.entrechocolatesemusicas.com.br
Oi, Carol.
ResponderExcluirEu sou apaixonada por essa trilogia e é uma das histórias que releio sempre que tô meio de ressaca!! Adoro a Lara Jean e o Peter!!! É tão gostoso acompanhar o amadurecimento deles!!!
Queria muito que a autora escrevesse pelo menos um conto para mostrar como eles estão já adultos... Seria fofo demais saber que o relacionamento deles durou pelo tempo da faculdade!! Rs...
Que bacana que você tenha relacionado esse livro a uma experiência da sua vida!
beijos
Camis - blog Leitora Compulsiva
Oi, Carol. :)
ResponderExcluirTenho curiosidade em ler essa trilogia, mas só me falta coragem de baixar ou comprar os livros, não gosto de começar uma série ou trilogia em que não tenha as continuações, pois gosto de ler na sequencia.
Adorei sua resenha, e que bom que curtiu a leitura.
Beijos.
Manuscrito de Cabeceira
Ainda irei ler essa trilogia, parece ser incrível. Gostei demais da sua resenha, esclareceu bem sobre a obra e sua história.
ResponderExcluirOi Carol!
ResponderExcluirAinda não li essa trilogia e só escuto elogios sobre ele, adoro quando o enredo me prende e os personagens são bem construídos, me dá animo para seguir na leitura. É maravilhoso quando conseguimos conectar com o personagem e de alguma maneira se colocar no lugar dele, fica mais emocionante. Parabéns pela resenha deu para perceber o quanto apreciou essa leitura, fiquei curiosa para saber mais dos personagens e seus desenvolvimentos, obrigado pela dica, bjs!
Eu Nunca tive curiosisdade em ler essa trilogia, mas depois dos filmes, eu super fiquei curiosa.
ResponderExcluirJa li a resenhas dos livros atentiores aqui e adorei ler essa.
Obrigado pela resenha e pela dica!
beijinhos
Oie, tudo bem? Se tem uma trilogia que tenho curiosidade em ler são esses livros. Assisti os filmes e confesso que a protagonista ganhou meu coração. Incrível como a autora trouxe uma personagem tão querida e carismática. Gostei de saber que o terceiro na sua opinião é o melhor deles. Pela questão da faculdade, decisões para o futuro, mudança de vida, realmente a história tende a ser mais madura. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirOi oi querida,
ResponderExcluirAmei a resenha e fiquei encantada ao relembrar as aventuras de Lara Jean e ver o quanto ela amadureceu foi incrível, amei rever pelas suas sinceras palavras a Kitty e a Margot. Por incrível que pareça eu abandonei esse último livro, não querendo dar continuidade a trilogia. Mas adorei ver que além de gostar, se identificou com a personagem. Espero quem sabe, um dia voltar a ler as obras da Jenny han.
Atenciosamente, Enjoy Books
Ainda não li a nenhum dos livros da trilogia, eles estão na minha lista de futuras leituras já há algum tempo, mas sempre vão ficando para depois. Ler sua resenha me fez lembrar deles, quem sabe eu não os leia ainda esse ano, quem sabe!
ResponderExcluirLi apenas o primeiro livro da série. Quando li, os outros ainda não haviam lançado e depois acabei perdendo o entusiasmo em seguir acompanhando a Lara Jean. Agora estou na expectativa pelo último filme.
ResponderExcluirBeijos