Resenha: O Quarto Dia

Título: O Quarto Dia
Autor(a): Sarah Lotz
Editora: Arqueiro
Páginas: 352
Ano: 2016
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Janeiro de 2017. Após cinco dias desaparecido, o navio O Belo Sonhador é encontrado à deriva no golfo do México. Poderia ser só mais um caso de falha de comunicação e pane mecânica... se não fosse por um detalhe: não há uma pessoa viva sequer no cruzeiro.
As autoridades acham indícios de uma epidemia de norovírus, mas apenas descobrem os corpos de duas passageiras. Para piorar, todos os registros e gravações de bordo sofreram danos irreparáveis.
Como milhares de pessoas podem ter sumido sem deixar rastro? Teorias da conspiração se alastram, mas só há uma certeza: 2.962 passageiros e tripulantes simplesmente desapareceram no mar do Caribe.

Foi tomada pelo medo quando o viu. Estava sentado no canto, os joelhos encolhidos junto ao peito. O rosto banhado em lágrimas, e ela não conseguia ver seus olhos. A iluminação provinha das luzes verdes de emergência, que não eram suficientes para que pudesse distinguir os detalhes.”

 

Alguns anos atrás, eu li o primeiro livro da autora Sarah Lotz, Os Três e tinha gostado muito daquela história toda estranha e confusa. Depois, quando a Arqueiro lançou o segundo livro dela, fiquei super interessada, já que parecia ter a mesma pegada do anterior. Hoje venho falar o que achei do Quarto Dia, esse livro com essa capa lindíssima!
Em janeiro de 2017, após cinco dias desaparecido, o navio O Belo Sonhador é encontrado no golfo do México. E pior, sem uma única pessoa viva! São encontrados indícios de uma epidemia de norovírus, mas o problema é que só existem dois corpos a bordo, todo o resto desapareceu. Para completar o desastre, todos os registros e gravações de bordo sofreram danos irreparáveis.
Surge então a maior questão do livro: como milhares de pessoas sumiram de um navio no meio do mar, sem deixar rastros?
Com o mesmo estilo de narrativa do livro anterior, a história é repleta de teorias da conspiração e situações estranhíssimas. Mesmo sabendo que muita gente acaba não gostando da leitura por causa dessas loucuras, funciona comigo. Acontece de algumas vezes eu não entender o que aconteceu? Acontece. Mas acho que é isso que faz a experiência ser tão legal.
A trama é dividida em alguns personagens durante o tempo em que eles estão no mar. Nós vemos as pessoas começarem a adoecer e uma situação de pandemônio surge. Uma confusão total, mas super interessante para criarmos as nossas próprias teorias. Acaba que essa construção deixa a leitura um pouco assustadora também, principalmente quando anoitece.
Alguns personagens são mais carismáticos que outros, mas uma em especifico dá muito medo: a médium! Em diversos momentos ela recebe espíritos e começa a falar com umas vozes muito estranhas, além de ela própria não ser muito normal.
Terminamos o livro com alguns questionamentos: Aliens estariam envolvidos nos desaparecimentos? Fantasmas? O governo? Uma segunda dimensão? As pessoas ficaram loucas? Porque ninguém foi ao resgate? Além de nos ser revelado algo surpreendente, que me pegou de surpresa.
A história faz algumas leves referências ao livro anterior, o que indica que os dois acontecem no mesmo mundo. Enquanto o navio está ao mar, os três aviões já caíram a alguns anos atrás. Inclusive a médium tem uma ligação importante com esse outro desastre.
Os dois enredos tem suas semelhanças, mas ainda gosto mais do primeiro. Acho que a autora trouxe nele algumas críticas bem interessantes, coisa que nesse quase não acontece. Leria facilmente um terceiro livro da Sarah Lotz.
Para quem gosta de criar teorias, ficar confuso em alguns momentos e de histórias malucas, O Quarto Dia é para você - Os Três também, viu?! Só não vão esperando muitas respostas, porque é o que vocês menos terão. Se ficaram interessados, não esqueçam de comprar o livro pelo nosso link (que sempre fica no começo da resenha)!

Até a próxima e boa leitura!

6 comentários

  1. Oi Carolina, sua linda, tudo bem?
    Eu sou muito curiosa, gosto muito de ficar criando teorias durante a história e agora quero saber o que foi que aconteceu com as pessoas desse navio. Não me importo de ser estranho, desde que faça sentido a explicação, risos... Vou colocar na lista. Gostei a sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu amo livros que nos traz diversos mistérios e indagações, mas confesso que ficar sem respostas não é meu forte, e nesse caso acho que ficaria meio receosa com a leitura. Realmente já vi muitas opiniões divididas a cerca dos livros da autora, mas acho a proposta diferente. Quem sabe eu leia um dia?! Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não li nada ainda dessa autora, mas pelo que você falou desse livro me interessei, adoro teorias da conspiração e um bom clima de interrogação pelo meio do caminho. Vou anotar o nome do livro pra não esquecer e também vou dar uma conferida no primeiro.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!
    Não conhecia essa autora, mas fiquei intrigada com os relatos que destacou nesse livro e no outro da mesma autora. Adoro esses mistérios e adoro teorias principalmente ficar imaginando o que veria depois. Parabéns pela resenha estou muito curiosa para ler esses livros e obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol, tudo bem? O que mais gosto nas leituras que faço é justamente poder criar teorias, imaginar mil e uma situações e descobrir no final se estava certa ou errada. Talvez por isso goste tanto de suspense/thriller porque me faz pensar, tentar descobrir o que aconteceu ou quem é o culpado. Já li alguns livros em que realmente não entendi o que aconteceu. Talvez essa seja a melhor característica porque ficamos com aquela história na cabeça por dias e dias. Não conhecia o livro mas fiquei curiosa. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia O quarto dia ainda, mas achei a capa linda e me chamou a atenção. Porém, quando vi que é da mesma autora de Os três, desanimei pois nunca tive curiosidade de ler esse livro. Não tenho muita paciência com histórias confusas assim haha. Mas que bom que, mesmo não tendo te agradado tanto quanto o primeiro, você também gostou dessa leitura e está disposta até a ler um terceiro livro da autora. Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir