Resenha: A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert - Um Rolê Pelo Mundo

Título: A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
Autor(a): Joël Dicker | Tradutor(a): André Telles
Editora: Intrínseca | Páginas: 576 
Ano: 2014 | País: Suíça
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Aos vinte e oito anos Marcus Goldman viu sua vida se transformar radicalmente. Seu primeiro livro tornou-se um best-seller, ele virou uma celebridade e assinou um contrato milionário para um novo romance. E então foi acometido pela doença dos escritores. A poucos meses do prazo para a entrega do novo original, pressionado por seu editora e por seu agente, Marcus não consegue escrever nem uma linha.
Na tentativa de superar seu bloqueio criativo, Marcus decide passar uns dias com seu mentor, Harry Quebert, um dos escritores mais respeitados do país. É então que tudo muda. O corpo de uma jovem de quinze anos - desaparecida sem deixar rastros em 1975 - é encontrado enterrado no jardim de Harry, junto com o original do romance que o consagrou.


É a história de pais que não querem enxergar a verdade sobre seus filhos.
É a história de um rico herdeiro que, em seus anos de juventude, com um pé na delinquência, destruiu os sonhos de um jovem e, desde então, vive atormentado pelo que fez.
É a história de um homem que sonha tornar-se um grande escritor e deixa-se lentamente consumir pela ambição."


Lembro quando eu vi esse livro pela primeira vez. Estava na livraria e o título me chamou bastante a atenção. Acho que ele tinha acabado de ser lançado. Mostrei para a minha mãe, pois na época estávamos lendo muita literatura de suspense investigativo e o único comentário dela foi sobre a capa, que ela tinha achado horrível. Passou um tempo e acabei dando de aniversário. E ela adorou a leitura, 
inclusive, muito antes dele ficar famoso. Chegou 2020 e a minha vez de ler.
Além de toda essa história, A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert ainda foi a minha escolha para o nosso desafio Um Rolê Pelo Mundo, representando a Suíça!
O livro é um calhamaço, com mais de 500 páginas e muitas reviravoltas. A primeira já surge logo no começo, depois que o nosso protagonista e narrador, Marcus Goldman, um escritor de sucesso que vive atualmente um bloqueio criativo, decide que precisa de ajuda de seu mentor, o famoso escritor Harry Quebert. Até que é encontrado um corpo de uma jovem de quinze anos, desaparecida desde 1975, no jardim de Harry, junto com o original do seu romance mais conhecido.
Em uma cidade pequena e com o caso explodindo nos jornais, Marcus inicia uma investigação por conta própria para inocentar o seu amigo. Entre segredos e finalmente um novo livro sendo escrito, o personagem percebe que ele não conhecia tão bem os moradores de Aurora como ele imaginava.
A história traz tantas revelações que enquanto eu lia, em alguns momentos fiquei até meio perdida. Mas a cada pista encontrada, eu ia ficando mais surpresa, já que nenhuma delas tinha passado pelas minhas teorias.
Os personagens são muito bem construídos, principalmente os dois escritores, mas também vários acontecimentos dão um pouco de repulsa e me deixaram com bastante raiva. O que me decepcionou um pouco foi o fato do autor ser suíço e a história se passar nos EUA. Seria muito legal ver todo essa trama se desenrolando no país natal do Joël Dicker.
Para finalizar, tenho que comentar a divisão feita no começo dos capítulos. Eles começam com um ensinamento do Harry para o Marcus sobre a escrita de anos anteriores. Embaixo, há um retângulo que começa todo branco, vazio e com o passar da história, vai enchendo, ficando preto. Isso para indicar a evolução do livro do Marcus, o quanto que ele está escrevendo. Em seguida, começa a narração atual, do momento presente.
Outro ponto interessante é a numeração dos capítulos. Eles começam em ordem decrescente, ou seja, no capítulo 31 e vai diminuindo. Isso por causa de algo que já foi citado antes, as lições do mestre para o seu aluno. A lição mais importante é a de número um, portanto é a última lição a ser ensinada e no momento mais importante do livro: o último capítulo, a conclusão da história!



Enfim. Um livro bem construído e único, com uma história que nos surpreende a todo momento. Uma boa recomendação para os fãs dos thrillers! Agora só falta assistir a série, que está disponível na Globoplay.
Já leram? Comentem ai embaixo o que acharam e se ficaram interessados, não se esqueçam de comprar pelo nosso link (que fica sempre no começo do post).

Até a próxima e boa leitura!

5 comentários

  1. Olá
    Nossa, eu fiquei chocada com a quantidade de páginas desse livro, não sabia que era tão extenso. Porém, pela trama e sua premissa, ainda tenho vontade de conferir. Deve mesmo apresentar muitas surpresas. Sua resenha me motivou demais!
    Beijos, Fê
    http://modoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu só assisti a série e fiquei incomodadíssima com a construção dessa paixão dela por ele e isso acabou me intimidando na leitura. A série é excelente e acho que você vai gostar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu já vi a capa desse livro por aí, mas ainda não tinha visto comentários sobre ele e nem sabia sobre o que se trata. Adorei ler sua resenha e achei a premissa muito interessante. Parece que a trama e os personagens são muito bem construídos e gostei de saber que é uma história tão surpreendente. Vou anotar a dica depois.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!
    Adoro thrillers e vou te contar, já estou imaginando várias situações em que esse caso acontece kkk. fiquei curiosa em como o corpo dessa menina foi parar no jardim e do porque estar lá. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Esse autor é incrível, ele só publica história de primeira linha. Essa obra ainda não li, mas já desejo e irei inserí-la em minha lista de desejados.Espero ler em breve, pois estou muito curioso.

    ResponderExcluir