Resenha: Não Conta Lá Em Casa

Título: Não Conta Lá em Casa
Autor(a): André Fran
Editora: Record
Páginas: 308
Ano: 2013
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Escrito por André Fran, um dos quatro apresentadores do programa exibido pela Multishow, o livro 'Não conta lá em Casa' é um fascinante relato pessoal de algumas das viagens que o autor fez com o programa. Nele, Fran narra aventuras e curiosidades de alguns dos mais inusitados destinos que percorreu. Iraque ainda praticamente em guerra, a impenetrável Coreia do Norte, o Afeganistão dos talibãs, Tuvalu, a ilha-país prestes a sumir do mapa pelos efeitos do aquecimento global, além de Somália, Etiópia, o Japão logo após o tsunami, entre outros.
Uma obra repleta de histórias que divertem e emocionam.

[...] Pouco a pouco, uma ambiciosa ideia de programa para TV tornava contornos bem maiores. Estávamos falando de um projeto de vida, mesmo. Nossos planos eram viajar pelos destinos mais polêmicos, inóspitos, perigosos, inacessíveis, mal retratados ou desconhecidos do planeta em busca de verdades e lições que merecessem ser passadas adiante. Queríamos ir a lugares inalcançáveis, falar com pessoas que muto tinham a dizer e abraçar causas impossíveis. Viajar, registrar e exibir grandes dramas e histórias. Descobrir a verdade doa a quem doer. Tentar reagir a fatos imutáveis e oferecer nossa humilde interpretação sobre ideologias, governos e culturas seculares. Romper barreiras geográficas e derrubar preconceitos."

 

Eis que finalmente chegou o dia de fazer a resenha do livro que me fez voltar a ler: Não Conta Lá Em Casa. Fazia mais de um ano que eu não lia absolutamente nada. Isso por causa de uma junção de fatores: estava na reta final da faculdade e o mental já estava esgotado; juntou com o cansaço da pandemia, em um momento em que eu já não aguentava mais ficar em casa sem poder sair, e uma ressaca do último livro que tinha lido (que inclusive já tem resenha aqui).
Então, para conseguir voltar a ler de verdade - uma vez que já tinha lido dois livros nesse ano, mas de maneira bem lenta -, decidi escolher um não-ficção, que conseguisse me deixar mais interessada em voltar a ler. O que melhor então do que um livro sobre viagens e países polêmicos? Foi a partir desse pensamento que separei para ler o Não Conta Lá Em Casa, escrito pelo jornalista brasileiro André Fran sobre 13 destinos inusitados que ele, junto com três amigos, foram conhecer e mostrar as realidades desses países.
O livro é bem completo. Eles trazem muita informação histórica e dados, não escondem nada e ainda nos apresenta vários países que normalmente nem conhecemos. Mostram os perrengues, as dificuldades, as belezas, as surpresas. Além de ser muito interessante, ajuda a gente a mudar alguns pré-conceitos que temos de outras culturas, religiões, etc.




Os treze países visitados nesse livro foram: Mianmar, Coreia do Norte, Irã, Iraque, Dinamarca, Tuvalu, Etiópia, Djibuti, Somália, Itália, Indonésia, Japão, Afeganistão. Os quatro primeiros, mais a ilha que está prestes a sumir (Tuvalu) e o Afeganistão foram muito legais de conhecer melhor a cultura e as suas dificuldades, uma vez que são regiões que não sabemos muito sobre ou o que sabemos é por uma visão eurocêntrica/estadunidense.
Além das informações, o livro é repleto de fotografias, o que ajuda a visualizar melhor o país (mesmo elas sendo em preto e branco). Por isso que assistir a série é muito legal também, porque aí sim temos uma visão mais detalhada de como são.
Eu fiquei tão fascinada por viagens desse tipo e de conhecer lugares novos que ganhei de Natal um outro livro sobre o assunto, Uma Viagem Pelos Países Que Não Existem, que tem essa mesma pegada. O meu objetivo agora é ler ele o  quanto antes.
Portanto, para quem gosta de ler sobre viagens, conhecer novos países e países polêmicos, essa é uma excelente dica, cheio de informações, fotos, perrengues e descobertas.

Se ficaram curiosos, não esqueçam de comprar pelo nosso link que fica sempre no começo das postagens.

Até a próxima e boa leitura!

Nenhum comentário