Resenha: O Clube P.S. Eu Te Amo

Título: O Clube P.S. Eu Te Amo
Autor(a): Cecelia Ahern
Tradutor(a): Giu Alonso
Editora: Harper Collins
Páginas: 333
Ano: 2020
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Já se passaram sete anos desde que o marido de Holly Kennedy morreu ― e seis desde que ela leu a última carta enviada por ele, pedindo a ela que tenha coragem de criar um novo caminho para si.
Hoje, Holly sente orgulho de seu trajeto. Está quase decidida a morar com o novo namorado, Gabriel, e a vender a casa que tinha comprado com Gerry. Porém, quando sua irmã pede que ela compartilhe a história das cartas “P.S. Eu te amo” no seu podcast – e revisite as mensagens escritas por Gerry antes de morrer – ela aceita de forma relutante, incerta sobre reabrir as feridas do passado.
Após o programa ir ao ar, no entanto, um grupo inspirado nas cartas de Gerry, e que se autodenomina Clube P.S.: Eu te amo, aproxima-se de Holly para pedir a ajuda dela, que agora se vê de volta ao mundo que se esforçou tanto para deixar para trás. Mesmo hesitante, Holly começa a interagir com o clube e, conforme cada membro pede ajuda para deixar algo significativo para seus entes queridos, ela embarca em uma jornada que desafiará sua noção do que significa amar alguém para sempre…

Nos dias e meses após a morte do meu marido, procurei alguma conexão transcendental e arredia com ele, desesperada para me sentir inteira de novo, como uma sede insuportável que precisava ser saciada. Nos momentos em que eu conseguia existir, a presença dele surgia pelas minhas costas e me tocava o ombro, e, de repente, eu sentia um vazio insuportável. Um coração seco. O luto é imensamente incontrolável."


Acho que quem acompanha o blog a mais tempo já deve saber que uma das minhas autoras favoritas da vida é a Cecelia Ahern. Tudo que ela lança eu compro e leio. E não podia ser diferente com O Clube P.S. Eu Te Amo, uma vez que o primeiro livro que li dela foi o seu maior sucesso, P.S. Eu Te Amo.
Nessa continuação, sete anos já se passaram desde que o marido de Holly Kennedy faleceu, e seis desde que ela leu a última carta enviada por ele. Depois de tantos anos, ela decidiu seguir a vida. Agora está prestes a morar com o novo namorado, Gabriel e perto de vender a casa que comprara com Gerry.
Trabalhando agora no antiquário da irmã, Ciara, Holly aceita participar - após muita pressão - do podcast que é gravado na loja, Como Falar Sobre... O episódio da vez vai ser gravado com plateia e o tema é "como falar sobre a morte". Após aceitar, Holly compartilha a história das cartas P.S. Eu Te Amo e revisita as mensagens escritas por Gerry.
Depois que o episódio vai ao ar, Holly recebe um pedido de ajuda de um grupo inspirados nas cartas do marido, o que, com o passar do tempo, se torna o Clube P.S. Eu Te Amo. Formado por pessoas com doenças terminais, o objetivo é ela escrever cartas para os entes queridos desses integrantes.
Como já disse, o primeiro livro que li da Cecelia e que me fez apaixonar pela escrita dela foi P.S. Eu Te Amo. Tanto ele como a sua adaptação (apesar de ruim), já são considerados um clássico das comédias românticas. E eu entendo que a autora quis fazer um agrado pros fãs depois de anos do lançamento do primeiro livro e tudo mais, mas acho que não precisava dessa continuação.
O livro acrescenta pouco para a construção da Holly, as discussões com o seu namorado na maioria das vezes são bem chatinhas e alguns participantes do grupo não têm suas tramas bem trabalhadas. Na verdade, dentre todos, inclusive a protagonista, a história que mais me prendeu e comoveu foi a de Ginika, uma jovem que tem câncer cervical e uma filha, Jewel, com apenas alguns meses de vida.
A leitura, como em todo livro da Cecelia, flui muito bem. Mas foi como eu disse, na minha opinião, não era necessário uma continuação, já que acrescenta pouco para a construção da personagem.
Mas para quem quiser dar uma chance, vai sem medo porque o livro não é ruim. Só não é dos melhores dela.

Até a próxima e boa leitura!
Se quiserem ler, não esqueçam de comprar pelo nosso link, que fica sempre no começo dos posts.

Nenhum comentário