Resenha: Cosmos - Um Rolê Pelo Mundo

Título: Cosmos
Autor(a): Witold Gombrowicz
Tradutores(as): Tomasz Barcinski; Carlos Alexandre Sá
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 191 | Ano: 2007 | País: Polônia

Onde Comprar: Amazon

Sinopse: Quem cometeu o crime mais esquisito da história da literatura detetivesca, presente logo nas primeiras páginas de Cosmos, a última história de Witold Gombrowicz? Terá sido um dos membros daquela família extravagante que acolhe o narrador na pensão de província durante suas férias? O pater familias, com seus hilariantes acessos histéricos à mesa? A mãe gordinha e repressora? A bela e silente Lena, filha do casal, tresandando uma sufocada sensualidade? A empregada de lábios reptilianos? Fuks, o repelente escudeiro do narrador?
As pistas para a resolução do enigma ao mesmo tempo macabro e burlesco talvez estejam naquelas manchas e riscos no teto da sala de jantar e do quarto que parecem formar constelações de significados, do mesmo jeito que as estrelas no céu compõem as figuras clássicas da astronomia antiga. Pelo menos é isso que o narrador se esforça para ver ali, em sua ânsia por ordem e significado em meio a um mundo louco que lhe parece perigosamente à deriva.


Mas como contar o que quer que seja a não ser ex post? Será que nada poderá ser realmente dito, apresentado em seu estado anônimo, que ninguém jamais conseguirá expressar o murmúrio do momento que nasce? Será que nós, nascidos do caos, não conseguiremos jamais nos encontrar com ele? Basta olhar em volta e já, diante de nossos olhos, surge a ordem… e a forma… Que importa? Que seja assim."


Depois de algum tempo sem trazer resenha do nosso projeto de ler um livro por país (para conhecer, clique aqui), finalmente estou de volta e hoje para falar sobre um livro difícil de ler, um pouco por causa da sua lentidão.
Witold Gombrowicz nasceu na Polônia em 1904 e estudou direito na Faculdade de Varsóvia, além de fazer filosofia e economia em Paris. Em 1939, um pouco antes da Polônia ser invadida pela Alemanha nazista, o autor viajou para Buenos Aires e acabou sendo impedido de voltar para o seu país. Acabou passando 24 anos lá, em extrema pobreza. A maioria das suas obras foram na Argentina. Vários anos mais tarde, quando consegue voltar à Europa, Witold decide ficar na França. Cosmos foi o seu último livro escrito e publicado em 1965, alguns anos antes dele falecer em Vence, na França.
Romance policial anárquico, Cosmos narra a descoberta de um dos crimes mais esquisitos da história da literatura. O jovem Witold, que é o narrador, e seu fiel escudeiro, Fuks, estão fugindo de seus respectivos problemas: o primeiro está fugindo das brigas da família e o segundo das disputas com o seu chefe.
Os dois rapazes estão a procura de uma pensão para alugar em Zakopane, uma cidade pequena da Polônia. Enquanto estão andando no meio do mato em busca de uma casa que aceitem eles por um preço barato, os jovens encontram um pardal morto enforcado. Isso chama a atenção dos dois e após um tempo analisando-o, eles seguem a caminhada.
Logo adiante eles enfim acham uma casa que aceitam eles. Quem atende é Katasia, a empregada de lábios reptilianos. A proprietária, Sra. Wojtys, apresenta os dois quartos que a casa tinha para alugar. Os viajantes decidem ficar no mais barato. Na hora de jantarem com a família, conhecem o restante dos integrantes: Leon, marido da Sra. Wojtys; Lena, a filha do casal proprietário, na qual o nosso narrador vai se apaixonar; e seu marido, Ludwik.
Com o passar dos dias, Witold e Fuks entram em uma investigação obsessiva para descobrir quem matou o pássaro, onde tudo pode ser uma pista, desde a posição do varal até um símbolo no teto ou um graveto pendurado em algum canto.
Cosmos foi uma leitura difícil pois a escrita do autor não é das mais simples e não fica muito claro para aonde a história está nos levando. O livro é narrado ex-post, ou seja, após o fato. Então todo o crime já ocorreu e Witold está nos contando o que aconteceu nesse tempo, pela visão dele, obviamente.
Enfim, essa foi uma leitura bem difícil de fazer - algo, inclusive, que eu estou especialista em escolher nesse desafio: leituras difíceis. Apesar disso, é interessante conhecer mais um autor e ainda sendo tão importante como ele é para a Polônia e para a Argentina também, já que ele morou tanto tempo lá.
Para fazer essa resenha eu utilizei alguns links como base e vou deixá-los aqui embaixo pra se vocês quiserem dar uma conferida.


Para quem se interessou, o link para comprar o livro na Amazon está no começo da postagem. Não acrescenta nada na sua compra final e ainda nos ajuda com alguns centavos.

Até a próxima e boa leitura!

Nenhum comentário