Resenha: Daqui a Cinco Anos

Título: Daqui a Cinco Anos
Autor(a): Rebecca Serle
Tradutor(a): Alexandre Boide
Editora: Paralela
Páginas: 263 | Ano: 2020
Onde Comprar:  Amazon
Sinopse: Onde você se vê daqui a cinco anos? Dannie Kohan sabe exatamente o futuro que deseja e o que deve fazer para conquistá-lo. Depois de arrasar na entrevista para seu emprego dos sonhos em um dos maiores escritórios de advocacia de Nova York e de ser pedida em casamento pelo namorado, ela vai dormir com a certeza de que está no caminho certo para realizar todos os seus planos. Quando acorda, entretanto, ela está em um apartamento diferente, com outro anel de noivado no dedo e um homem que nunca viu antes ao seu lado. A televisão mostra que é a mesma noite — 15 de dezembro —, mas cinco anos no futuro.
Depois de uma hora intensa e chocante nesse cenário, Dannie acorda de novo, de volta ao presente, como se nada tivesse acontecido. Profundamente abalada e sem entender o que houve, ela decide acreditar que foi apenas um sonho, por mais realista que tenha sido. E parece funcionar. Isto é, até quatro anos e meio depois, quando Dannie encontra o homem que viu naquela noite inusitada.


Argumentar no tribunal é distorcer a lei a seu bel-prazer, é uma questão de saber enganar, de afetar percepções. Você é capaz de convencer um júri? É capaz de fazer as pessoas se sentirem como você quer? Quando firmamos acordo, nada está acima da lei. Vale o que está escrito. É tudo preto no branco."


Daqui a Cinco Anos era um livro que as minhas expectativas estavam lá no alto, já que tinha visto muitos comentários positivos. E infelizmente foi um dos livros mais decepcionantes que li nos últimos anos.
A história começa depois que Dannie Kohan volta de uma entrevista de emprego em um dos maiores escritórios de advocacia de Nova York. No jantar de comemoração pela entrevista bem sucedida, seu namorado David, a pede em casamento.
Aos 28 anos, ela sabe que está na idade certa para ficar noiva. Isso acontecendo agora, ela se casará aos trinta, o momento perfeito. Por isso, que quando questionada na entrevista como se via daqui a cinco anos, ela não hesitou. Ela tem certeza de como quer estar, com quem quer estar, no trabalho dos seus sonhos.
Após o pedido de casamento, ela vai dormir feliz e com a certeza de que está no caminho certo. No entanto, ao acordar, Dannie está em um apartamento diferente, usando um outro anel de noivado e deitada com um estranho. Na televisão, a data é o mesmo dia - 15 de dezembro - mas cinco anos no futuro.
Depois de algumas horas, Dannie acorda novamente no tempo presente. Nada mudou. Confusa, decide acreditar que foi apenas um sonho. Num primeiro momento, parece funcionar. Sua vida segue o planejado. Até quatro anos e meio depois, quando ela encontra o homem que ela estava casando nos seus "sonhos".
Sempre adiando o seu casamento e lotada de trabalho, um dia Dannie decide almoçar com a sua melhor amiga. Bella é totalmente o contrário dela. Tem o espírito livre e é imprevisível, enquanto Dannie gosta de manter os pés no chão. Quando chega no restaurante, Bella apresenta seu novo namorado: o rapaz do seu sonho.
Vamos lá! O motivo para eu não ter gostado do livro são tantos que não sei nem por onde começar sem dar muitos spoilers, por que o que eu queria mesmo é falar sobre os detalhes.
Primeiro que a protagonista fica o livro todo adiando o casamento porque diz não ser o momento certo mas quando descobre que o homem do seu sonho realmente existe, do nada ela já se apaixona por ele. É muito aleatório. E o cara nem é tão interessante ou carismático assim. Achei muita injustiça o modo como ela trata o noivo que fez tudo por ela e da maneira que ela queria.
Os dramas da personagem são um pouco chatos e é um pouco difícil a gente comprar eles. A parte da história que mais me prendeu foi a trama da amiga, Bella. Me pegou de surpresa e até deu para se emocionar um pouco.
E pra terminar, o final foi bem fraco. Tudo que estava sendo construído na história nas últimas páginas é desfeita por algo desde o começo está presente. Parece que a autora quis que a sua personagem não fosse antiética, mas assim, não sei se ela conseguiu esse feito.
Fico triste que eu não tenha gostado porque a sinopse tinha me chamado muita atenção e já tinha lido bons comentários sobre ele também, mas não foi o que aconteceu.
Vocês que já leram, gostaram ou não? Digam nos comentários para eu saber o que acharam.

Até a próxima e boa leitura!

Nenhum comentário