Resenha: A Vida Secreta das Abelhas

Título: A Vida Secreta das Abelhas
Autor(a): Sue Monk Kidd
Tradutor(a): Maria Ignez Duque Estrada
Editora: Paralela
Páginas: 231 | Ano: 2014
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: A adolescência de Lily Owens tem sido complicada. Ela não se lembra da morte da mãe, há mais de dez anos, e sua relação com o pai é mais que difícil. Em 1964, quando completa catorze anos, ela decide fugir junto com sua babá Rosaleen. Lily sai a caminho de Tiburon, a cidade que parece esconder alguma resposta sobre a vida de sua mãe. Chegando lá, ela e Rosaleen são acolhidas por três irmãs. Aos poucos, Lily descobre um mundo mágico de abelhas, mel e da Madona Negra. Com a ajuda das irmãs Boatwright - August, May e June -, Lily tenta desvendar sua história.


As abelhas chegaram no verão de 1964, o verão em que fiz quatorze anos de idade e quando a minha vida passou a girar em uma nova órbita, isso mesmo, em uma nova órbita. Relembrando agora tudo que aconteceu, acho que as abelhas foram enviadas para mim. Acho que elas apareceram como o anjo Gabriel apareceu à Virgem Maria, criando acontecimentos que eu nunca imaginaria que ocorressem. Sei que é pretensioso comparar minha vidinha com a dela, mas tenho razões para acreditar que ela não se importaria com isso. Explicarei isso mais tarde. No momento, basta dizer que, apesar de tudo o que aconteceu naquele verão, continuo sentindo ternura pelas abelhas."



Alguns anos atrás eu assisti o filme adaptado desse livro, que leva o mesmo nome e eu simplesmente amei. Esse ano decidi ler o livro para ver se era uma boa adaptação, já que o elenco é excelente. Dakota Fanning, Queen Latifah, Jennifer Hudson, Alicia Keys e Sophie Okonedo são os nomes que dão vida a essa história.
1964. A pequena Lily Owens, de apenas 14 anos, decide fugir da sua casa no dia do seu aniversário, uma vez que sua mãe faleceu já tem 10 anos e sua relação com seu pai, T. Ray, não é muito boa. Após Rosaleen, sua babá negra, ser presa injustamente depois que foi atacada por homens brancos, Lily ajuda ela a fugir do hospital e as duas vão em direção à cidade de Tiburon, último lugar que pode ainda ter alguma resposta sobre a vida da sua mãe.
Quando elas chegam na cidade, a única pista que elas têm é o Mel da Madona Negra, produto produzido e comercializado na região. As donas da marca são as irmãs Boatwright: August, May e June. Ao conhecê-las, Lily e Rosaleen começam a trabalhar na fazenda com os cuidados das abelhas e do mel, e como pagamento, ganham moradia na casa delas.

"Você devia ter visto a reação das Filhas de Maria na primeira vez em que puseram os olhos nesse rótulo. Sabe por quê? Porque ao olharem para ela, lhes ocorreu pela primeira vez na vida que a divindade poderia ter pele escura. Todo mundo precisa de um Deus que se pareça consigo, Lily."

 

Agora, enquanto ajuda a fazer mel e convive com as irmãs, Lily vai descobrindo novos detalhes sobre a sua mãe, o seu passado e a história dessa família, que numa época em que mulheres negras só eram violentadas, elas conseguiram criar toda uma rede de segurança dentro do possível.
Como já disse no começo do texto, eu adoro o filme e estava bem ansiosa pra ler o livro por causa disso. E a leitura foi super rápida e gostosa de se fazer. A história tem umas partes bem pesadas, mas não é o livro todo. São em momentos que são necessários. O que eu achei muito interessante é que a cada capítulo, no começo, tem uma frase de algum especialista, livro sobre as abelhas, o mel. Uma parte mais científica mesmo. Achei legal porque ajuda a gente entender um pouco como essas criaturas trabalham, se envolvem.
As personagens são muito bem construídas. Uma irmã é mais séria, outra mais engraçada, outra mais responsável. Aí tem a Lily que é só uma adolescente, junto com a Rosaleen que está tendo mais liberdade agora. Enfim, uma leitura que gostei muito de fazer e recomendo, tanto o livro como o filme que também é excelente.

 Até a próxima e boa leitura!

Nenhum comentário