A Semente do Veneno - Conto #3 do Livro dos Mistérios

Do primeiro amor nunca esquecemos! Do livro favorito também. Leitura, já dizia mamãe, é uma maneira de se preparar para a vida. Escolher, com sabedoria, quais estilos serão importantes para ler é um dom visto em poucos seres humanos: os raros. Nobres delicados ou brutais!"

Depois de mais de um ano, venho trazer a resenha do último conto do Livro dos Mistérios, "A Semente do Veneno" do Jeremias. E antes de falar sobre o que se trata, tenho que pedir mil desculpas para o autor, pois atrasei mais de uma vez a leitura desse conto e também dessa resenha.

Mas conseguimos, e hoje venho trazer a minha opinião sobre esse terceiro conto, que é o mais longo (60 páginas), o que achei mais difícil de decifrar, mas também o mais interessante.

Aqui, acompanharemos uma mulher, que entre seus livros, encontrou o amor e dele tirou diversos aprendizados. Seu objetivo? Não cair nas armadilhas do amor. Porém, enquanto lia um dos seus livros no bar no qual a sua mãe trabalha, um homem de conversa torta entra no meio do seu caminho e esse monstro trará diversas lembranças que a nossa protagonista esteve sempre tentando fugir. O amor é semente boa ou ruim?

Enquanto lia - até a metade do conto - estava entendo mais ou menos o que estava rolando. Porém, depois de um certo ponto, comecei a ficar um pouco confusa - o que não é estranho, considerando que sou eu que estou lendo, rsrs. Mas quando acabei a leitura e parei para pensar um pouco, acho que entendi tudo o que aconteceu. E é esse o maior ponto dos três contos: tentarmos decifrar tudo o que está acontecendo naquelas páginas. E, se a questão tratada nesse conto seja o que estou imaginando, é por causa dela que virou meu conto favorito.

Ele vai tratar, principalmente no começo, de um jeito bem legal a literatura, e como o Jeremias trata a questão do amor (se alguns casos podemos chamar de amor...) é muito interessante!

Para quem não leu as minhas resenhas dos contos anteriores, "A Traição do Sapato novo" e "O Voo da Mariposa", esse é o terceiro conto que está presente no Livro dos Mistérios. Eles não precisam ser lidos na ordem e para entender um, não é necessário ter lidos os outros dois.

Primeiramente, o Jeremias tinha publicado os contos somente em formato e-book, vendidos direto na Amazon. Depois dos três já lançados, ele juntou todos em um livro só intitulado "O Livro dos Mistérios", que também pode ser achado na Amazon em versão e-book e em versão física no site da Amazon americana. no final, deixarei todos os links! Lembrando que a capa também faz parte da narrativa e sempre temos muitos segredos para desvendar.

Novamente, tenho que primeiro agradecer o Jeremias por ter apresentado os seus contos para mim, e depois pedir mais uma vez mil desculpas pela demora interminável.

Ordem dos contos e onde podem comprar na Amazon (lembrando que ao comprar com os nossos links, vocês ajudam o blog a crescer!):


1. A Traição do Sapato Novo (resenha aqui) | (link para compra aqui);

2. O Voo da Mariposa (resenha aqui) | (link para compra aqui);

3. A Semente do Veneno (link para compra aqui).


O Livro dos Mistérios (link para o e-book na Amazon Br, aqui) | (link para o livro físico na Amazon americana, aqui)

Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

38 comentários

  1. Oi Carol!
    Não conhecia o conto, mas parece ser bem interessante. Gosto quando os autores nos deixam confusos, mas no final das contas, quando paramos pra refletir tudo faz sentido. Fiquei curiosa pra conhecer mais sobre a protagonista, ela parece ser interessante.
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamilla!
      Os três contos tem esse objetivo: fazer a gente parar e pensar o que o autor está nos passando, decifrar os seus enigmas.
      A protagonista é bem interessante e acredito que foi por causa dela que esse se tornou o meu favorito.
      Bjss

      Excluir
  2. Olá! Não conhecia os contos ou seu autor, e confesso que talvez por isso, tenha ficado um pouco perdida durante a leitura da resenha. Mas achei a maneira que o autor parece abordar as faces do amor e se de fato ele é amor mesmo. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Apesar dos três contos estarem reunidos num mesmo livro, eles podem ser lidos separadamente, mas talvez eu não tenha conseguido me explicar muito bem.
      Bjss

      Excluir
  3. Não conhecia esse conto, mas agora fiquei co vontade de obter a trilogia, pois essa leitura parece ser bem intensa e fluída. Anotei a indicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Fico feliz que tenha ficado curioso!
      Muito obrigada por comentar!

      Excluir
  4. Oie amore,

    Essas coisas de atraso acontecem...
    Não curti muito pelo fato de você ter mencionado ser um livro difícil de decifrar.. não tenho muita paciência pra isso não.
    Vou dar mais uma pesquisada pra saber um pouco mais do livro, qualquer coisa volto aqui!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi!
      E olha que ultimamente isso vem ocorrendo frequentemente... :(
      Precisa ter paciência, pois é necessário ler e reler umas duas vezes, mas essa que é a graça dos contos.
      Bjss

      Excluir
  5. Oi!

    Não conhecia esse conto, mas já vi resenha de outros contos do autor. É interessante a premissa dela "entender" o ammor e o que está acontecendo, por isso a confusão para entender e decifrar. Mas confesso que eu amo livros e histórias assim. Anotei a dica!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anelise!
      Exatamente. Achei muito legal como o autor trabalha a questão do amor neste conto.
      Bjss

      Excluir
  6. Oie, geralmente não leio contos, eu gosto de tudo muito aprofundado e em contos geralmente não acontece porque a história precisa ser mais curtinha, ne? Mas sendo um livro de 60 páginas, creio que o autor se aprofundou bem hahaha vou dar uma procurada, valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayhara!
      Também não sou das maiores fãs de contos, mas sempre dou uma chance. Porém, é isso que você disse. Apesar de ser um conto, é um conto mais longo, então dá tempo para o autor se aprofundar.
      Bjss

      Excluir
  7. Oi, Carol!
    Me pareceu bastante interessante a discussão sobre o amor que o conto traz no começo fiquei um pouco confusa, porque aparece um cara e ele é um monstro, é isso?, mas acho que peguei a ideia geral ao longo do seu texto haha Gosto muito de contos, e como não conhecia o autor, fiquei bastante interessada em saber mais sobre o trabalho dele - vou dar uma passadinha na Amazon hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória!
      Então, a visão que a protagonista tem desse homem vai mudando a partir dos acontecimentos entre eles.
      Muito obrigada por comentar!
      Bjss

      Excluir
  8. Oiiii,

    Não conhecia os contos, parecem interessantes. Admito que fiquei um bom tempo tentando entender a capa e ainda me sinto confusa rs. Achei legal o tema é tudo o mais, parece ser um conto bem intrigante, mas não sei se eu conseguiria fluir na leitura pela parte das confusões, de não entender pra onde as coisas estão indo, em geral são fatores que acabam me desanimando um pouco da leitura. Mas pra leitores um pouco mais persistentes do que eu parece ser realmente uma leitura que vale a pena.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha!
      As capas são realmente confusas, mas fazem parte do enredo. Apesar de serem bem interessantes, realmente eles são um pouco lentos.
      Bjss

      Excluir
  9. Gosto de contos e achei a premissa desse meio confusa, mas ainda sim me despertou a curiosidade por falar de amor, que poer si só já é uma confusão dos diabos. Não conheço o autor, mas vou procurar saber mais sobre ele e seus demais contos, fiquei curiosa.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      E tenho que te dizer que a visão que o autor traz sobre o amor é bem interessante.
      Bjss

      Excluir
  10. Olá!
    Não conhecia esses contos, mas achei interessante não ser preciso ler na ordem e por também trazer sentimentos a tona que são sempre reflexivos. Fiquei intrigada com o desenrolar da trama, mas se fosse só olhar a capa talvez passasse batido.
    Vou dar uma olhada nos outros contos também para ler.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Acho essa questão de não precisar ler na ordem muito boa, pois facilita para o leitor. A capa realmente não chama a atenção, mas fazem parte do enredo.
      Bjss

      Excluir
  11. Ooiii tudo bem??

    Adorei conhecer sobre esse conto, nunca tinha ouvido falar sobre ele, nem sobre o autor. Adorei que ele causou sentimentos e te fez pensar após ler.
    Acho isso o mais importante em uma história.
    Adorei a resenha.
    BJus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!
      Os três contos tem esse objetivo de nos fazer pensar, mas esse é o que mais tive que parar e tentar entender sobre o que o autor estava falando.

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro e não sabia que era um livro de contos, gosto muito de livros desse estilo e vou anotar a sua dica. Adorei conhecer esse conto e a escrita do autor. Parabéns pela resenha, ficou bem legal!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Fico muito feliz que tenha curtido a resenha! Espero que goste dos contos.
      Bjss

      Excluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o autor e nem o livro. Confesso que não fiquei muito curiosa para ler esse conto e não sei se daria uma chance para os outros dois contos. Não parece ser meu estilo de leitura e deu para perceber que há algumas coisas confusas ao longo do conto. Por mais que isso não tenha sido um ponto negativo para você, confesso que eu me incomodaria e não sei se teria paciência para ficar tentando decifrar o que o conto quer dizer.
    De qualquer forma, gostei da sua resenha e fico feliz que você tenha gostado da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Na verdade, o objetivo do conto é esse. Não dar tudo de graça e deixar o leitor tentar adivinhar.
      Mas que bom que você curtiu a resenha.
      Bjss

      Excluir
  14. Oi, Carol

    Às vezes eu termino uma leitura confusa, e só depois que paro para refletir que eu vou juntando as pecinhas, super normal isso! hahaha
    Não gostei dessa capa, confesso, mas fiquei curiosa para saber que lembranças são essas que o tal homem faz ressurgir...

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires!
      Rsrsrs, então somos duas. Isso sempre acontece comigo.
      A capa não é das melhores, mas está ligada com a história. As lembranças trazidas por esse homem são bem interessantes.
      Bjss

      Excluir
  15. Oi!

    Infelizmente atrasos de leituras acontecem, mas o importante é que você está aqui nos apresentando e nos falando sobre essa obra que confesso que não conhecia. Em um primeiro momento, essa capa não me chamou em nada a atenção, assim como a sua premissa. Adoro livros que falem sobre o amor, entretanto, de confusão, já basta a minha vida, entende?

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      E ultimamente, isso vem ocorrendo com uma certa frequência. Mas fazer o quê...
      Rsrsrs, te entendo. A história é confusa, mas tem como objetivo essa confusão.
      Bjss

      Excluir
  16. Não lembro de ter lido asua resenha sobre os contos anteriores. Mas vamos nessa , depois dou uma olhadinha. Quanto a esse conto confesso que o enredo não me entusiasmou muito , mas isso foi eu né , então deixa quieto. Mas ainda assim valeu conhecer a obra. Bexus @prefirolercomcalma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tay!
      Mas nem precisa ter muito conhecimento dos outros dois contos, pois eles não estão ligados. É possível ler um, sem ler o outro. Mas se quiser, pode ler sim, rsrs.
      Bjss

      Excluir
  17. Acho que apenas bons autores conseguem em um conto, uma obra realmente menor que um livro, nos confundir na narrativa e ainda ter tempo para nos explicar tudo. Adorei a dica e já quero ler todos os outros contos também.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!
      Realmente deve ser mais difícil, pois são menos folhas, né?
      Bjss

      Excluir
  18. Olá, tudo bom?

    Eu não conhecia o trabalho desse autor, por isso ainda não tinha lido esses contos. Fiquei bem curiosa para saber sobre como o Jeremias trata sobre o amor e como ele desenvolve essa história. Acredito que darei uma olhada nas versões digitais e tentarei ler na ordem de lançamento - gosto de ler na ordem direitinha, apesar da possibilidade de ler separadamente.

    Enfim, adorei a resenha e agradeço as indicações :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Apesar de poder ser lido em qualquer ordem, também prefiro ler na ordem de lançamento.
      Que bom que curtiu! :)
      Bjss

      Excluir
  19. Olá Carolina,
    não conhecia o livro mas mesmo tendo lido apenas a resenha de um dos contos fiquei completamente interessada, principalmente por eles se apresentarem como enigmas a serem desvendados pelo leitor, nunca li nada parecido, o fato da capa estar diretamente ligada a narrativa me deixou ainda mais intrigada.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Delmara!
      O maior objetivo e também, o ponto mais fortes dos três contos são os enigmas/mistérios e para mim o primeiro e o terceiro são os mais interessantes!
      Bjss

      Excluir