Desafio 2019 - Mulheres em Foco


Vamos iniciar 2019 pilhadas. Passamos por um momento delicado no país, onde, nós mulheres, ganhamos voz e visibilidade.

Apostando nesse momento e na confiança adquirida, vamos também investir nossas fichas nesse quadro atual que também fizemos parte.

Não precisamos "dar voz" a essas mulheres, já que conquistaram isso por mérito. Na verdade, só vamos enfatizar ainda mais os seus devidos talentos.

2019 seremos "o Olhar" e as vozes dessas mulheres. Seremos críticas, apoiadoras e mais, seremos "elas" por um momento.

Querem fazer parte desse exército do "sexo frágil" com a gente? Então vem... #MulheresEmFoco

Segue abaixo a lista dos livros que vamos ler, separado por mês e com os nossos links para Amazon, para quem quiser ler com a gente ou ficou interessado no livro.


CAROLINA


CLÁUDIA

Como aconteceu com o desafio desse ano, estaremos lançando uma hashtag para utilizarmos nas redes sociais e ficar mais fácil de encontrar as postagens do desafio.

Para quem quiser participar, é só escolher 12 livros (um por mês), que seja escrito por uma mulher. Essa é a única regra. Só peço que nos avisem para acompanharmos as leituras e resenhas (se tiver, não precisa necessariamente). Para facilitar, utilizem a #MulheresEmFoco, em todos os posts (do Facebook, Twitter e Instagram) que tiverem, vamos compartilhar.

Para acompanharem as nossas leituras, nos sigam nas nossas redes sociais:


Facebook: @umolhardeestrangeiro
Twitter: @UmOlhar_Oficial
Instagram: @umolhar_oficial

Esperamos que tenham gostado do desafio que criamos e esperamos que vocês consigam participar. Quanto mais gente, mais felizes ficaremos. :)

Até a próxima e bom desafio!
Carol e Cláu!!!

40 comentários

  1. Nossa, ADOREI A INICIATIVA DE VOCÊS!! Parabéns!! Vou dar uma olhada nos livros que pretendo ler ano que vem e vou participar desse desafio!! Adorei mesmo!! *________________*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea!
      Ficaríamos muito feliz se conseguisse participar! Quando escolher, marca a página para darmos uma olhada nos livros escolhidos por você.
      Muito obrigada.
      Bjss

      Excluir
  2. Olá!
    Que projeto maravilhoso!
    Tenho algumas leituras dessas listas que já consegui concluir, no entanto ainda sigo com vontade de conhecer Jane Eyre e o O conto da Aia.
    Serão propostas que pretendo colocar em prática em 2019.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Fico feliz que tenha gostado do desafio.
      Estou muito ansiosa para esses dois livros, pois adorei a série do Conto da Aia e adoro o filme da Jane Eyre.
      Bjss

      Excluir
  3. Adorei a proposta e tenho pra mim que será um ano de revoluções em nosso país. Gostei dos livros que escolheram, alguns deles estão na minha lista de desejos. Então espero conferir a opinião de vocês sobre a leitura. Parabéns pela iniciativa.

    Abraços.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Realmente espero que tenhamos revoluções, mas para o positivo. Porém, ao mesmo tempo, tenho muito medo de quais mudanças acontecerão. Não necessariamente mudanças são sempre boas.

      Excluir
  4. Olá!
    Adorei a ideia do projeto, muito legal e importante. Na lista da Carolina tem vários livros que eu gostaria de ler, mas imagino que ano que vem vai ser um ano muito corrido para mim, então não acho que irei participar dessa vez, por medo de não conseguir cumprir os prazos. Mesmo assim, boa sorte com o projeto. Vai ser incrível! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!
      Sem problemas. A gente todo ano cria um desafio, mas nunca participamos de desafios extras, pois nem do nosso quase conseguimos participar, rsrs.
      Muito obrigada!
      Bjss

      Excluir
  5. Quero demais ler o conto de aia, estou super curioso para esse livro. Adorei esse projeto. Boas leituras.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Que sensacional! Achei demais! A gente costuma ler tão poucas autoras, ou conhecer tão poucas, que quando temos uma lista assim, é muito legal! Eu anotei alguns dos livros pra ler também! Parabéns pelo projeto!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Exato! Apesar de hoje já lermos mais mulheres, é sempre importante darmos espaço para elas.
      Muito obrigada!
      Bjss

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?
    Achei esse projeto maravilhoso e me deu uma vontadinha de me juntar a vocês, anotei alguns dos livros e vou tentar acompanhar em alguns meses. Gostei das obras escolhidas, são ótimos livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz!
      Espero que consiga participar. Iríamos ficar muito felizes.
      Muito obrigada!

      Excluir
  8. Oi meninas,
    Adorei a ideia do Projeto! Na lista de vocês tem vários livros que quero ler, mas não sei se consigo acompanhar. Sempre que entro em um projeto desses acabo não concluindo por diversos motivos. Mesmo assim, valeu pela indicação de ótimas leituras.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André!
      Te entendo. A gente também tem esse problema. Só participamos do nosso desafio, pois não conseguimos participar de outros.
      Bjss

      Excluir
  9. Olá,

    Desses livros já li Boa Noite, Fale! e O que há de estranho em mim, todos foram excelentes no quesito fazer pensar, BN fala de machismo e um pouco da desunião feminina, Fale! de estupro e suas possíveis consequências e o último foi o mais fraquinho dentre os três, porém ainda assim importante. Adorei o desafio! Espero conseguir participar também. P.s: quero muito ler Talvez um dia.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayenne!
      Fico feliz que tenha gostado das leituras. Estou bem curiosa para conhecer a escrita da Pam. Desses três, o que estou mais ansiosa é o Fale!, pois já tinha começado a ler quando comprei e já tinha gostado do que tinha lido. Eu amo as história da Gayle Forman e estou bem curiosa com essa.
      Também esperamos que consiga participar. Ficaríamos muito feliz!
      Bjss

      Excluir
  10. Olaaaa
    Nossa adorei esse desafio e o que ele representa!! A lista de leitura ideal pra mim na realidade seria uma mistura das duas de voces e quem sabe eu nao me empolgo e faça esse desafio tbm!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Participe sim! Rsrs. Quanto mais mulheres lermos, melhor! Faz uma mistura (pois não precisa ser os mesmos livros que a gente) e entra nesse desafio!
      Bjss

      Excluir
  11. Olá, meninas!

    É claro que amei o projeto de vocês! Sobretudo porque vocês não fizeram distinção entre as autoras, escolhendo gêneros variados. Fico muito feliz por isso, pois todas as autoras, independente do que escrevam, merecem respeito e valorização! :)

    Eu já leio mais mulheres no meu normal. Elas é que lideram minhas leituras, nos diferentes gêneros. Até mesmo muitos dos clássicos que adquiri no mês passado e neste mês são escritos por mulheres.rsrs Sempre gostei de dar voz às nossas "irmãs", é algo natural, sem esforço. Vou participar do projeto de vocês, claro. Mas não será nenhum desafio para mim. :D

    O Conto da Aia é a leitura atual do meu projeto junto com algumas outras blogueiras: o Leitura Coletiva. Está sendo uma leitura bem angustiante, mas não consigo parar de ler. É muito envolvente, mas dolorosa, sabe? A gente percebe o quanto nossos direitos são frágeis, como tudo pode mudar de um momento para o outro.

    Jane Eyre é nossa próxima leitura coletiva e provavelmente leremos em fevereiro.

    Alguns dos outros livros que fazem parte da leitura de vocês eu já conheço por ter ouvido falar, mas não lerei nos próximos anos. E outros eu já tenho e pretendo ler em breve, como: A Viúva e O Compromisso.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luna!
      Exato! Não queríamos diferenciar. A única regra era ser escrito por uma mulher. Todos os gêneros possíveis, de países diversos, branca, negra.
      Ficamos muito feliz que vá participar. Quando escolher quais livros você lerá, marca a gente.
      Estou muito ansiosa pelo Conto da Aia, pois adorei a série. Espero gostar do livro e já estou preparada psicologicamente, pois sei que será uma leitura pesada.
      Amo o filme da Jane Eyre, então estou bem ansiosa. Começo o ano com essa leitura.
      Muito obrigada por participar.
      Bjss

      Excluir
  12. Fico feliz demais em ver um projeto como esse, onde mulheres são valorizadas por suas produções literárias, fico ainda mais feliz em ver mulheres negras nessa lista, como Chimamanda e Maya, já li ambos os livros e são narrativas sensacionais e emocionantes, vou procurar acompanhar o projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayhara!
      Gostamos muito que conseguimos abranger todo mundo. Adoro a escrita da Chimamanda e a Maya vou conhecer agora.
      Bjss

      Excluir
  13. Parabéns pela iniciativa e torço para que consigam ler todas essas obras!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem?
    AMEI a iniciativa!! Eu tenho em casa o "O que há de estranho em mim", vou ver se coloco na lista! Aliás, indico KINDRED, que foi escrito por uma mulher incrível, e conta a historia de outra mulher espetacular!! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!
      Eu tenho Kindred e estou super ansiosa para ler, mas acabei de esquecendo dele. Agora que você comentou, fiquei super triste, rsrs.
      Bjss

      Excluir
  15. Olá, tudo bom?
    Adorei demais esse projeto de vocês! É uma ótima iniciativa dar voz a escrita de mulheres tão maravilhosas em um período tão conturbado e incerto de nossa política! Desses eu já li Jane Eyre, Hibisco Roxo, O conto da Aia (que recomendo a série também!) e A lista de Brett e todos são maravilhosos, tenho certeza que vão amar!
    Excelentes leituras para vocês ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Polly!
      Foi exatamente esse o nosso objetivo. Achamos que era o momento ideal (apesar de difícil), de trazer esse projeto.
      Quero muito ler O Conto da Aia por causa da série, que já assisti e amei!
      Bjss

      Excluir
  16. Oi, meninas!
    Que ideia boa! Atualmente a maior parte dos livros que leio são de mulheres, então nem entro mais em desafios assim porque já é uma regra autoimposta para mim, mas sempre adoro quando mais pessoas fazem o exercício de ver a escrita de outras mulheres. Li boa parte dos livros das suas listas, mas acho realmente essencial a leitura de O Conto da Aia, Hibisco Roxo e A Revolução das mulheres.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória!
      Hoje também lemos mais mulheres, mas no atual momento político do país (e do mundo também), achamos que é necessário.
      Bjss

      Excluir
  17. Oi meninas,
    Adorei o desafio e os livros que vocês selecionaram para ler, alguns deles já tive a oportunidade de ler e favoritar. Outros, estou com eles na lista de futuras leituras. 2019 será um ano repleto de resenhas incríveis, amei.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Fico feliz que tenha gostado do desafio.
      Que tenhamos ótimas leituras em 2019.
      Bjss

      Excluir
  18. Nossa, amei a iniciativa e vou acrescentar os livros na minha planilha 2019. Muitos dos livros da lista não são muito o estilo que costumo ler e entra em outro objetivo que tenho além de ler mais autora e livros nacionais, quero ler coisas que fogem um pouco da minha zona de conforto.
    Boa sorte com o desafio!

    Bjus, Mirian

    https://castelodoimaginario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirian!
      Fico muito feliz que vá participar! :)
      É sempre importante sairmos da nossa zona de conforto.
      Bjss

      Excluir
  19. Olá!
    Amei a iniciativa de vocês. Eu acho muito importante toda essa sua luta, pq é a nossa luta e por mais que muitos achem que não, a mulher ainda tem muito espaço para conquistar e essa questão nunca esteve tão ativa como agora. Adorei o desafio e vou participar! Já até salvei a publicação de vocês para fazer um post e escolher meus livros.

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayara!
      Concordo com tudo. Com todos os avanços que já fizemos, ainda falta muita caminhada.
      Fico muito feliz que vá participar. Quando escolher os livros, marca a página para vermos quais livros você escolheu.
      Muito obrigada!
      Bjss

      Excluir
  20. Olá, tudo bem?
    Eu adorei o projeto! Acho muito importante valorizar as escritoras e a luta de todas as mulheres para sermos ouvidas e termos nosso espaço. Sempre fico feliz por ver que os livros escritos por mulheres estão sempre presentes nas minhas leituras, inclusive, são a maioria.
    Adorei as escolhas de vocês e, inclusive, já li alguns. Jane Eyre, O clube de leitura de Jane Austen e O ano em que te conheci estão na minha meta de leitura também, mas já li Mulherzinhas, O conto da aia, Talvez um dia e A lista de Brett e adorei os quatro. Aliás, o único da lista que eu não leria é o Boa noite, da Pam Gonçalves, pois já tive outros contatos com a escrita dela e não gostei. Porém, tem muitas pessoas que amam e espero que seja uma ótima leitura para Carolina.
    Enfim, adorei o projeto e vou pensar nas minhas escolhas para participar também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      É muito importante estarmos dando espaço para esses livros, escritos por mulheres.
      Estou bem curiosa para conhecer a escrita da Pam. Tomara que eu goste!
      Ficarei muito feliz se você participar. Torcendo aqui, rsrs. Participando, marca a gente, para podermos ver quais foram os livros escolhidos por você" ;)
      Bjss

      Excluir