Resenha: O Clube de Leitura de Jane Austen - #MulheresEmFoco

Título: O Clube de Leitura de Jane Austen
Autor(a): Karen Joy Fowler
Editora: Rocco
Páginas: 319
Ano: 2017
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Cinco mulheres e um homem se reúnem para debater as obras de Jane Austen na Califórnia do início dos anos 2000 e acabam descobrindo, entre casamentos frustrados, arranjos sociais e afetivos, que suas vivências não são assim tão diferentes das experimentadas por Emma ou outras personagens da escritora britânica que tão bem descreveu a sociedade de sua época, dois séculos atrás. No livro, que figurou na lista do mais vendidos do The New York Times e deu origem ao filme homônimo estrelado por Kathy Baker e Emily Blunt, a premiada escritora norte-americana Karen Joy Fowler disseca as relações contemporâneas com acuidade, humor e ironia dignos da autora de Orgulho e preconceito e outras obras que continuam fascinando leitores de todas as idades.

- Quando estava indo para o hospital - disse Sylvia -, pensei que se Allegra estivesse bem eu seria a mulher mais feliz do mundo, E ela estava e fiquei feliz. Mas hoje a pia está entupida, a garagem está com baratas e não tenho tempo para lidar com nada disso. O jornal está cheio de sofrimento e guerra. E eu já preciso me lembrar de ser feliz. Sabe, se fosse o contrário, se tivesse acontecido alguma coisa com Allegra, eu não precisaria me lembrar de ser infeliz. Eu ficaria infeliz para o resto da vida. Por que a infelicidade é tão mais poderosa que a felicidade?"

Preciso ser sincera, só escolhi esse livro para ler e participar do Mulheres Em Foco por causa da adaptação de mesmo nome, de 2007. Faz muito tempo que não assisto ele, mas lembro que todas as vezes que assisti eu me diverti demais. Além do elenco de primeira, que sempre me chama a atenção: Maria Bello, Emily Blunt, Kathy Baker, entre diversos outros grandes atores.
Por causa disso tudo, esperava que fosse gostar do livro tanto quanto gostava do filme. Infelizmente não achei a leitura tão aproveitosa e divertida como queria que tivesse acontecido. E vou falar desses  motivos que me desagradaram.
O livro é dividido em oito capítulos, contando com prólogo e epílogo. Cada capítulo conta a história de um dos seis integrantes do clube de leitura, além do livro de Jane Austen que eles irão ler. Portanto, a primeira personagem que conhecemos é Jocelyn, a idealizadora do clube de leitura e dona de leões da Rodésia (uma raça de cães). Na reunião que ocorreu em sua casa, o livro lido e discutido foi Emma.
O segundo encontro ocorre na casa de Allegra, na qual eles leem Razão e Sensibilidade. Allegra tem 30 anos, é lésbica e filha de Sylvia. Já fazem alguns meses que ela largou a sua namorada, mas ela ainda não conseguiu superar seu antigo relacionamento, e por isso, Allegra é sempre tão fria.
A próxima leitura que fazem é de Mansfield Park na casa de Prudie. Ela é a mais nova de todas, com 28 anos, é professora de francês no ensino médio e a única casada do grupo. No entanto, ela é a mais depressiva do grupo, pois não está satisfeita nem com o casamento nem com o seu emprego.
Grigg é o único homem do grupo e na reunião feita em sua casa, o livro discutido é A Abadia de Northanger. Quem traz ele ao grupo é Jocelyn e ninguém sabe muito bem o porquê dela ter trazido ele, já que era muito velho para algumas e muito novo para as outras. Grigg é apaixonado por ficção científica, mas não é dos maiores fãs de romance. Mesmo assim, ele aceita o convite.
A penúltima reunião acontece na casa de Bernadette, para lerem Orgulho e Preconceito. Sendo a mais velha do grupo, com 67 anos , Bernadette é a personagem mais engraçada e chegou em um ponto que não se importa mais com o visual.
Por fim, o último encontro aconteceu na casa de Sylvia, onde leram Persuasão. Sylvia é a melhor amiga de Jocelyn, que se conhecem desde os 11 anos. Agora ambas na casa dos 50, o casamento de Sylvia com Daniel que durou 30 anos está acabando e ela já não sabe como dar sequência na sua vida.
Não sei se todo mundo sabe, mas em 2017 li Orgulho e Preconceito, minha primeira experiência com Jane Austen. No entanto, não curti tanto a leitura. Por causa disso, não li os outros livros da autora, então fiquei muito feliz quando descobri que no final da edição há um pequeno resumo de todas as obras citadas, facilitando para o leitor entender melhor a história.
Apesar da trama parecer muito interessante, para mim não funcionou o tipo de narrativa escolhida pela autora, já que terminei de ler sem saber muito bem quem estava narrando. Achei também um pouco esquisita a tradução e talvez isso tenha me atrapalhado na leitura.
Os personagens não são os mais carismáticos e também não achei tão boa a construção deles. Gostei bastante da Jocelyn e da Sylvia, mas foi bem difícil não lembrar e não comparar com as personalidades dos personagens da adaptação, que achei bem melhor construídos.
No final, foi uma leitura ok, talvez um pouco arrastada e que me deu muita saudade de assistir novamente o filme. Uma das raras vezes em que a adaptação foi melhor que o livro. Uma pena!

Até a próxima e boa leitura.

10 comentários

  1. Oi amada.
    Eu sou bem maluca para ler esse livro!
    Justamente por ser uma obra que fala de Jane Austen, ainda mais que o personagens fazem leitoras das obras da escritora!
    Uma pena que você não gostou :( Mas acontece ás vezes uma adaptação acaba sendo melhor

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Esse livro está na lista de desejados desde a época do lançamento, pois, sou muito fã da Jane Austen e tudo que envolve o seu nome tenho interesse em ler! Porém, suas ressalvas me desanimaram um pouco e agora não tenho tanta certeza se realmente vou ler.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Eu tenho esse livro que comprei em uma promoção por menos de um real hahaha, e até tinha o esquecido na estante! Obrigada pela dica, já vou inserir na minha meta do ano!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Nossa, eu não conhecia nem o livro e nem a adaptação,e já fiquei com vontade de assistir por saber que tem a Ems Blunt.
    Mas é uma pena o livro não ter funcionado pra você. Eu já fiquei receoso por saber com um livro de mais de 300 páginas só tem 8 capítulos. Eu tenho muita preguiça de capítulos grandes, parece que a leitura não anda. De qualquer forma eu vou provavelmente ver só a adaptação mesmo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol!
    Não conhecia esse livro, eu acho que suas expectativas em relação a ele eram grandes por isso um pouco da sua decepção mas acho que toda leitura é válida aprendemos alguma coisa, talvez mais a frente você possa notar o significado dele. Assim mesmo eu gostaria de ler porque me pareceu interessante os personagens dessa leitura coletiva, obrigado pela dica e pela sua sinceridade, parabéns pela resenha. Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Eu sou daquelas que não curte romance romântico, nem romance de época. Mas, Jane Austen, por ser parte dos clássicos mundiais tão conhecidos e comentados, entrou há alguns anos nas minhas leituras. Eu gostei muito. Mas, li por ordem cronológica. Então meu primeiro amor foi por Razão e Sensibilidade. Continua sendo meu preferido... Resolvi colecionar Austen naquelas capas novas estilo bullet journal que a Martin Claret tem feito.
    Sobre esse livro, já ouvi muito falar dele. Vi grupos e mais grupos usando ele como base para leituras coletivas. Mas, se quer sabia que existia tal adaptação. Que pena que o livro não funcionou tão bem pra ti. E salve salve!! O filme te deixou com esse sentimento gostoso no coração.
    Beijão e até uma próxima

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  7. Oiii,

    Eu imaginava uma trama completamente diferente quando eu via este livro, não sei bem dizer o que, mas não imaginava a premissa de descobertas e amizades que se iniciam com os livros da Jane. Uma pena o livro não ter funcionado para você, principalmente porque você foi ler ele por causa de algo que você já tinha gostado, é péssimo quando a história não funciona para a gente. Espero que você possa ter outras experiencias com a autora e que elas sejam boas.

    Beijinhos...
    http://www.equipenerd.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Uma pena que não tenha curtido a leitura, mas muito bom para mim que não vou ler com muita expectativa já que o livro está a muito tempo entre minhas opções de leitura. Amo filme Orgulho e Preconceito, mas a leitura também não foi lá essas coisas. Muito obrigada pela sua opinião sincera, me ajudou bastante.

    Beijõs

    ResponderExcluir
  9. Olá Carol!!!
    Eu sou suspeita, porque amo a escrita da Austen e livros que trazem a autora sempre me atraem de certa forma, então sou uma suspeita e tanto pra falar da autora. No entanto, depois que paguei uma cadeira na faculdade intitulado de Semiótica não posso falar mais que uma obra é melhor que a outra, porque são mídia diferentes e público. Mas cada um com sua opinião e entendo muito não ter gostado do livro, mas espero que um dia ter uma chance novamente para Austen e leia outras obras além da lida.

    lereliterario.blogsplot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu já tentei ler Orgulho e Preconceito da Jane Austin, mas a leitura não fluiu muito bem, e confesso que fiquei meio receosa com você falando que ficou confusa com o forma de narrativa e a tradução.

    ResponderExcluir